10 coisas que tens de fazer antes de lançar um produto digital para garantir o seu sucesso – Bárbara Bação

Um lançamento bem executado pode ajudar o teu produto a ter um grande começo. Mas, organizar todas as atividades que levem um lançamento ao sucesso pode ser complicado. Para que não te percas no meio de tantas atividades e tarefas, deixo-te uma lista de 10 coisas que tens que fazer antes de lançar um produto digital.

Fazer estudo de mercado

Construir um produto digital é como construir qualquer outro produto, é preciso saber o que as pessoas querem antes de investir na sua criação. Saber o que é que o mercado quer ou tem falta é o primeiro passo. Faz algumas pesquisas online, vê a tendência de palavras chave e qual é o tráfego que origina. Descobre a tua concorrência e o que fazem. Não te esqueças de guardar as fontes, pois irás necessitar de consultar frequentemente para te atualizares.

Identifica o teu público alvo

Agora que já tens informação sobre os teus concorrentes, precisas corresponder o teu produto ao que o mercado procura. Para o fazeres tens que pesquisar quem serão os teus clientes, vê quem é que está a utilizar os produtos concorrentes. Por exemplo, identifica padrões na oferta disponível e que oportunidades é que poderão estar por explorar. Cria personas: que características é que têm, quais são as suas atitudes, comportamentos e objetivos.

Segue as tuas metas de forma eficiente

Tens que ter objetivos e metas claramente definidos para que o teu lançamento seja inteligente. Mantém o projeto organizado para que não te percas no meio de todos os objetivos e metas. Utiliza aplicações, por exemplo, como o Trello, para acompanhar todos os passos.

Lança um MVP

Cria um produto de viabilidade mínima (MVP em inglês) para reduzir a utilização de recursos e de tempo. O MVP é um protótipo que utilizarás para mostrar como é que poderá ser o teu produto final. Como requer o mínimo de recursos não será um produto polido. Mas será o suficiente para que consigas obter feedback das pessoas.

Testa o MVP

Ao lançar o MVP (define algumas pessoas que poderão utilizar o produto) terás que registar todo o feedback originado. Vais querer saber como é que é a experiência dos utilizadores. Se é percetível a finalidade do produto, se há realmente uma mais valia na sua utilização. Todo o feedback obtido irá servir para fazeres alterações de acordo com o que o mercado quer.

Promove o produto a potenciais clientes

Depois das alterações e de teres um produto que pode ser utilizado por qualquer pessoa, promove-o. Podes ainda estar a desenvolver alguma parte do produto enquanto fazes a promoção. Utiliza por exemplo as plataformas pagas (Google e redes sociais), blogs da especialidade, comunicação social, cria o teu blogue e páginas nas redes sociais. A ideia é começar a obter alguns utilizadores e que estes espalhem a palavra.

Define métricas e segue os dados analíticos

À medida que vais desenvolvendo e lançando o teu produto, estabelece métricas relevantes que devem ser seguidas. Não te esqueças que as métricas da vaidade não têm utilidade. Assim, segue apenas as métricas que te permitam tirar ilações e perceber se o lançamento corre bem ou não. Prepara as ferramentas e plataformas que poderás utilizar para registar os dados. Define relatórios para que tenhas os dados já trabalhados e assim poupar algum tempo.

Faz um lançamento faseado

Se o teu produto tem várias partes que podem ser lançadas por fases, opta por esse caminho. Ao lançar um produto mais pequeno e depois acrescentares atualizações e novas funcionalidades, permite-te chegar ao mercado mais cedo. Assim, permite que consigas fazer alterações que surjam pelo meio e que sejam mais relevantes.

Acompanha o lançamento

Depois do lançamento não basta olhar para as métricas. Assim, terás que acompanhar os teus utilizadores para obter o seu feedback e saber que alterações terás que fazer. Serve também para novas necessidades que surjam após a utilização do produto. Cruza o feedback com as métricas para acompanhares o lançamento.

Mantém o momentum

Para manter o momentum criado terás que acrescentar mais valor aos novos utilizadores. Por exemplo, poderás criar free-trials, conteúdo sobre como o produto funciona e poderá ajudar as pessoas, ou um webinar para os novos utilizadores.

Conclusão

O mercado está cada vez mais inundado com produtos e serviços. Preparar uma entrada é cada vez mais essencial para que tudo corra bem. Assim, com estas 10 coisas já poderás lançar um produto digital com uma probabilidade de sucesso ainda maior. Se tiveres problemas, entra em contacto comigo. Em conjunto analisaremos o que fazer para mudar o teu rumo. Segue-me no Instagram para mais dicas.

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