Como usar influencers no marketing B2B – Bárbara Bação

Fazer marketing em contexto B2B não é o mesmo que em B2C. Apesar de continuarmos a falar para pessoas, há outra exigência. Há procedimentos que esses clientes têm que seguir para a tomada de decisão quanto a compras e então é essencial conseguir passar a mensagem correta. É aqui que entram os influencers no marketing B2B.

Quem é um influencer B2B

Antes de tudo, há que ter em conta que um influencer B2B necessita ser um expert na área. Não é saber apenas criar conteúdo e editar vídeos. Pois a abordagem não pode ser como a do B2C, em que se paga a alguém para promover um produto apenas porque é conhecida. Por isso, o marketing de influencer B2B de sucesso necessita de pessoas que sejam peritos num assunto em particular. Podem ser cientistas, engenheiros, professores, académicos, que partilham a sua perspetiva com a sua comunidade. São pessoas que são apenas maioritariamente conhecidas no seu nicho.

Benefícios dos influencers

Ao utilizar esta forma de influência a qualidade do conteúdo da tua marca aumenta e permite que seja reconhecido por potenciais clientes. Os clientes como são empresas são muito exigentes. Por isso, o conteúdo tem que ser o indicado para o setor. Daí ser necessário um expert, que além do conhecimento dá credibilidade. Contudo, isto não significa descarregar informação técnica, porque a primeira linha de decisão do outro lado pode não ser propriamente um cientista ou um engenheiro. Para este ponto, uma pequena pesquisa permitirá saber a quem nos devemos dirigir e assim definir como apresentar o conteúdo.

Plataformas de influência

O que poderá haver em comum entre o marketing de influencers B2B e B2C são as plataformas utilizadas para transmitir a mensagem. Apesar de nem todas serem indicadas para o B2B, as redes sociais também funcionam como ponte entre ti e potenciais clientes. São os casos do LinkedIn, rede social virada para o contexto profissional. Ou a recente Clubhouse, onde um influencer pode dar uma “palestra” sobre a sua área de expertise.

Deves também ter atenção a outras plataformas e redes de nicho onde os teus clientes poderão estar presentes. Provavelmente serão os mesmos lugares onde estarão os influencers que necessitas de contratar para as tuas campanhas.

Conclusão

O marketing B2B tem as suas especificidades. Utilizar influencers nas ações de marketing não significa um sucesso imediato. Mas, com a combinação certa de expert, conteúdo e meio de divulgação, poderás colocar a tua marca num patamar acima da tua concorrência. Além da probabilidade de sucesso aumentar, obténs a validação do teu mercado. Se este não tem sido o teu caso, fala comigo para te ajudar a encontrar as pessoas certas para as tuas campanhas.