Qual é a diferença entre identidade visual e branding? – Bárbara Bação

Há marcas que estão tão presentes na vida de cada pessoa e no seu subconsciente que basta aparecer uma combinação de cores ou de figuras para todos perceberem de que empresa se trata. Provavelmente é isto que procuras para o teu negócio. Isso implica ter uma identidade visual que encante os teus clientes e um branding devidamente estruturado e aplicado. Mas, qual é então a diferença entre identidade visual e branding?

O que é a identidade visual?

Este é o mais fácil de adivinhar. É o conjunto de elementos visuais que representam uma empresa ou um produto/serviço. A identidade visual inclui as cores, tipografia, formas, ícones e toda a parte gráfica que é apresentada ao público, como o logótipo.

Uma identidade visual forte criará uma memória duradoura na audiência. É, então, uma parte muito importante na estratégia de marketing. A maior preocupação poderá recair sobre a palete de cores e o seu significado e as figuras que se poderá utilizar, como por exemplo no logo. A sua combinação deverá permitir que qualquer pessoa identifique de que marca se trata num piscar de olhos.

O que é o branding?

O branding é mais geral e engloba todo o processo que envolve as estratégias e gestão de uma marca, como o planeamento, a criação de conceitos e o seu posicionamento. No branding defines como é que uma marca é apresentada às pessoas. Isso é feito através da transmissão de valores e a experiência que o cliente deverá ter.

Assim, isto significa que a identidade visual é uma parte integrante do branding. Se a identidade não for criada, o branding está incompleto. Logo, não será possível criar uma memória visual no cliente.

Qual é a sua importância para o teu negócio?

É impossível marcar uma posição no mercado sem uma estratégia de comunicação. Na estratégia terás que definir a tua identidade visual, que deverá ser testada junto da tua audiência para garantir que estás a transmitir a ideia correta.

Se há muita concorrência no teu mercado, maior será a probabilidade de a diferença ser marcada pelos pormenores. Logo, tens que garantir que a tua estratégia é desenhada e aplicada com rigor e com acerto. Assim, poderás ter o ponto extra do teu lado e destacares-te das restantes marcas. Isto quer dizer que o branding não é só criar uma forma de comunicação. É também a forma de comunicação da tua marca aos teus clientes.

Conclusão

Depois de saberes a diferença entre identidade visual e branding é hora de aplicar ao teu negócio. Não te esqueças de seguir sempre as diretrizes que definiste. Utilizar cores ou figuras que não estão associadas à tua marca pode desconectar o conteúdo que cries da tua audiência. Se tiveres dificuldades na aplicação da tua estratégia ou na sua criação, entra em contacto comigo para resolvermos os teus problemas.