Com o passar do tempo e com o surgimento de novas tecnologias e acontecimentos no mundo, o marketing digital sofre alterações. Para ficares a par e para que consigas continuar a ter sucesso com os teus negócios online, trago-te quatro tendências de marketing digital que terás que ter em conta em 2022.
Eventos online e híbridos
Com a pandemia, o mundo passou ser muito mais digital. Com tantas pessoas a terem que continuar os seus trabalhos e negócios à distância, o que era uma possibilidade antes é agora uma certeza. E a isso junta-se a vontade de inúmeras pessoas preferirem estarem presentes, mas de forma digital.
Assim, os eventos online serão uma tendência para continuar no próximo ano. Sejam grandes feiras mundiais ou pequenas apresentações, ao ter a opção de estar no evento online será procurada por muitas pessoas. Caso seja possível, o melhor mesmo é ter os dois mundos presentes e assim fazer um evento híbrido.
Conteúdo original
Não é uma novidade e não apareceu recentemente, mas ter conteúdo original é, ainda hoje, uma das maiores vantagens no marketing digital. Os motores de pesquisa, como o Google, dão cada vez mais prioridade ao conteúdo diferenciado e que não é replicado. Assim, é necessário continuar a investir nesta área.
Além dos motores de pesquisa, as redes sociais também procuram o conteúdo que faça manter as pessoas nas plataformas. Por isso, caso não costumes publicar com frequência, seja nas redes sociais ou blog, procura inverter a tendência. Podes, por exemplo, contratar alguém que escreva artigos para as tuas plataformas, como um copywriter.
Conteúdo em vídeo
Por falar em conteúdo original para as redes sociais. Com o Tik Tok a obter uma quota do mercado cada vez maior e com o Instagram a retaliar com novas funcionalidades para vídeo, este é um tipo de conteúdo que terás que produzir cada vez mais.
Há várias possibilidades a explorar. Podes mostrar como é que o teu negócio funciona, fazer parcerias para a discussão de temas de interesse, esclarecer dúvidas da tua audiência, entre outras. O que interessa é teres vídeos de forma regular para publicares, pois assim irás conseguir obter mais tráfego de forma orgânica.
Mobile-first
Outra tendência que não é novidade, mas que continua a ser muito relevante, é apresentar conteúdo para dispositivos móveis em primeiro lugar. Isto significa ter um site com os teus produtos e serviços pensado para este tipo de equipamentos e não apenas compatível.
O consumo de conteúdo online é feito quase em exclusivo através de dispositivos móveis. Se tiveres alguma falha, nem que seja um pequeno atraso no carregamento do site, podes perder clientes. Da mesma forma como os equipamentos diminuíram, a paciência também acompanhou. Por isso, preocupa-te em conseguir oferecer a melhor experiência possível aos teus clientes.
Conclusão
O marketing digital é muito importante para que consigas manter o teu negócio relevante e à frente dos concorrentes. Assim, teres uma preocupação extra quanto às tendências de marketing digital para 2022 é o mínimo que poderás fazer. Revê a tua estratégia e introduz estas dicas, se necessário. Caso estejas com problemas na sua aplicação, podes sempre entrar em contacto comigo para ajudar o teu negócio a crescer.