Como reciclar conteúdos para 2022 – Bárbara Bação

Criar conteúdo dá trabalho, muito trabalho mesmo se a ideia é fazer algo de alta qualidade. Partilhar apenas uma vez esse conteúdo é até ingrato para contigo. Fizeste a pesquisa, escreveste, apagaste, voltaste a alterar tudo e ao fim de algum tempo finalmente tens um conteúdo estrela. Só que, publicas, é criado o frenesim, mas passado alguns dias já passou. Como acontece com a arte (telas, música, filmes, livros, etc.) não é suposto nunca mais consumires após a primeira vez. É por isso que te trago ideias e dicas de como podes reaproveitar todo o trabalho que já tiveste e reciclar conteúdos para 2022.

E o conteúdo novo?

É verdade, apesar de estar hoje a falar sobre como repartilhar conteúdo, ter material novo e original é sempre o caminho certo. Mas, reciclar não significa desviar desse caminho. Até pelo contrário, pois uma das vantagens é libertar tempo para que te dediques à produção de mais conteúdo.

Além do tempo extra, se o conteúdo que vais partilhar novamente é realmente bom, a tua audiência não irá ficar afetada. Poderá ser um lembrete para algo que já se tinham esquecido. E as pessoas que te seguem há pouco tempo também terão a oportunidade de ver o que de melhor fazes.

Reciclar tem impacto no SEO

Se tens um blog, o SEO é importante para ti. Partilhar o mesmo conteúdo em alturas diferentes tem impacto no SEO. E é um impacto positivo. Se o teu conteúdo é de alta qualidade então há mais interação pela tua audiência. Por isso, se repartilhares esse conteúdo, mais interação irás criar. As grandes empresas também o fazem, se é que isto te faz confiar mais no processo.

Dá uma nova imagem ao teu conteúdo

A primeira dica que te dou é não partilhares simplesmente o que já tinhas publicado. Deves reler o texto, atualizar ao momento da publicação (depende se passou muito tempo entre partilhas), se mudaste o teu branding, adapta também ao novo post.

Se tinhas links nesse conteúdo, verifica se ainda está tudo a funcionar devidamente. Podes sempre dar um toque novo ao texto, nada de especial. Por exemplo, o título pode ser ligeiramente diferente, mais atual, se for o caso. Verifica também a gramática, poderás ter algum erro que na altura não te era óbvio. No final, investes muito pouco tempo para teres um novo conteúdo para publicar.

Se é popular, aproveita

Para escolheres que posts deves voltar a colocar online, verifica as tuas métricas. Se tens anos de publicações, pesquisa quais foram os posts mais populares e depois reflete se se adequam para o momento que queres publicar. Não te esqueças, os posts com mais interação são os que te trazem mais benefícios.

Se os comentários na altura foram bons e tiveste muitas partilhas, dá uma nova oportunidade a esse conteúdo e também aos teus novos seguidores. Se partilhas também nas redes sociais, a verdade é que apenas uma pequena fração vê os teus posts, pelo que reciclar conteúdo é mais uma oportunidade para te verem do que propiamente lançar sempre a mesma coisa às mesmas pessoas.

Conclusão

Ser original permite-te destacar da concorrência. Mas, não o deixas de ser por voltares a usar o mesmo vestido ou o mesmo casaco do mês passado. Assim, aproveita e começa já a reciclar conteúdos em 2022. Se quiseres mais dicas e ideias para a criação de conteúdo, passa pelas minhas páginas do Facebook e Instagram e não deixes de acompanhar o meu blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *