4 formas de ganhar dinheiro com um blog

Quando criei o meu blog pessoal, o Living in B’s Shoes, não tinha a pretensão de fazer dinheiro com ele. Criei-o unicamente com o intuito de partilhar os meus gostos e opiniões até porque, sendo eu filha de uma professora de letras, a paixão pela escrita sempre me correu nas veias.

Contudo, à medida que os anos foram passando (e agora o blog já tem mais de 7 anos), percebi que o blog se poderia tornar um projecto rentável. Pelo menos, que desse para pagar as despesas que tinha com ele todos os anos, incluindo o domínio, alojamento, uma lente nova, programas de edição, etc.

O primeiro passo foi profissionaliza-lo. Tirei-o do Blogger e passei-o para o WordPress, com um template que me permitisse fazer muito mais coisas e ajustá-lo, em termos de design, ao meu gosto.

O segundo passo foi assumir para mim mesma que iria passar a produzir menos, mas em maior qualidade. Na altura, estava a publicar um artigo por dia, independentemente da qualidade do mesmo. Depois disso, passei a publicar 2 ou 3 por semana, mas a qualidade e a profundidade dos artigos aumentou substancialmente.

Foi nessa altura que comecei a aplicar algumas estratégias de rentabilização do blog.

4 formas de ganhar dinheiro com um blog

Artigos Patrocinados

Esta é uma forma de ganhar dinheiro online que só quem tem um blog pode explorar. Posso dizer-te que, ao longo dos últimos anos, no Living In B’s Shoes, recebi centenas de euros de marcas que me pagaram para escrever artigos patrocinados.

Os artigos patrocinados são artigos que um blogger é pago para escrever sobre uma determinada empresa, produto, negócio ou serviço, geralmente relacionado com o nicho do blog. Podem ser escritos pelo blogger ou pela própria marca patrocinadora. Se fores contratado para escreveres o artigo e o publicares, obviamente que poderás cobrar mais do que se apenas estivesses a alugar o espaço no teu blog para a marca enviar um artigo já feito. Mas cuidado! Mesmo que seja a marca a enviar o artigo, deverás sempre fazer uma revisão editorial.

Os posts patrocinados podem assumir vários formatos, como comentários, resumos de uma oferta ou ofertas, anúncios de uma venda, listas, anúncios de produtos, vídeos, infográficos e muito mais!

Segue as melhores práticas e compromete-te a ser transparente com os teus leitores sobre os artigos patrocinados.

»» Aprende a ganhar dinheiro com artigos patrocinados no ebook “15 Formas de Ganhar Dinheiro Online” ««

Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é uma das minhas estratégias preferidas para ganhar dinheiro com o meu blog pessoal e que me tem rendido alguns milhares de euros por ano. Assim que compreendi como funciona e como tirar o máximo partido dele, nunca mais parei de me empenhar nesta estratégia.

Alguém me disse uma vez que, para te tornares rico (mas rico à séria), tens de ganhar dinheiro mesmo a dormir. O Marketing de Afiliados permite-te isso mesmo. Bom, não estou aqui a dizer que os maiores milionários do mundo o são devido a esta estratégia, longe disso, mas sim que há aqui um grande potencial para ganhares dinheiro.

Por um lado, qualquer pessoa com um blog ou redes sociais pode ganhar dinheiro com o marketing de afiliados. É o que verás muito, por exemplo, com a Prozis, em que os influenciadores digitais ganham uma comissão por cada produto que for comprado através do seu código/link de afiliado. Por outro lado, qualquer marca poderá fazer ainda mais vendas devido a esta estratégia. A própria Prozis, por ter desenvolvido um sistema de afiliados, conseguiu vender muito mais graças aos seus afiliados. Embora lhes dê uma percentagem da venda, as vendas aumentam!

Em qualquer um dos casos, é simples porque ganham os dois, daí que seja muito associado ao termo “renda passiva”. Se tens um produto e queres vender mais, podes oferecer aos promotores um incentivo financeiro. Se não tens um produto e queres fazer dinheiro, podes promover um produto que achas que tem valor e, assim, ganhar uma comissão.

»» Aprende a ganhar centenas de euros por mês com o Marketing de Afiliados em “15 Formas de Ganhar Dinheiro Online” ««

Google AdSense

O Google AdSense é um programa de publicidade que permite que mostres anúncios no teu site, blog ou vídeos de Youtube e que sejas pago quando os visitantes clicam neles.

Se visitaste algum site, viste anúncios do Google. Estes anúncios estão em todo o lado. Não só são fáceis de configurar em qualquer site básico, mas podem ser lucrativos quando o site começar a gerar uma quantidade constante de tráfego.

Um dos melhores aspectos do Google AdSense é que é gratuito e muito fácil de configurar. Se tens um blog ou site, podes inscrever-te para criar uma conta gratuita no Google AdSense. A partir daí, o Google fornecerá um código exclusivo para colares no teu site. O Google trata de tudo a partir daí, acompanhando as tuas visualizações de página, tráfego e ganhos em teu nome.

»» Aprende a trabalhar com o Google AdSense, as suas vantagens, desvantagens e alternativas no ebook “15 Formas de Ganhar Dinheiro Online” ««

Ebooks

Uma das maiores estratégias de empreendedores para ganhar dinheiro de forma sólida online é a publicação de livros. Especificamente, publicação e venda de e-books online.

Toda a burocracia que as grandes editoras têm em mãos, incluindo gestão administrativa das equipas, enviar para paginação e impressão, centros de distribuição e livrarias está, agora, ao alcance de qualquer um com computador.

Para muitos autores, a auto-publicação de livros em formato digital tem sido mais lucrativo do que a venda em livrarias, devido à falta de apoio de marketing das grandes editoras. E, ao que parece, pelo que pude conversar com pessoas que publicaram livros “offline”, os lucros são muito baixos.

Eu própria já lancei alguns ebooks que tem rendido centenas de euros desde que entrámos no período da quarentena!

»» Aprende a criar um ebook de raiz e a rentabilizá-lo no meu próprio ebook “15 Formas de Ganhar Dinheiro Online” ««

Comentar