Recordo-me de quando lancei o Living in B’s Shoes em Fevereiro de 2013. Estive duas ou três semanas a varrer código, a aprender tudo sozinha e, com a euforia de lançar, finalmente, o blog, acabei por deixar passar uma série de elementos que nunca podem faltar na homepage de um blog. Vivendo e aprendendo, claro.
Hoje em dia, é das primeiras coisas que analiso nas sessões de Blog Coaching. Afinal, uma homepage bem conseguida é um bom primeiro passo para que os leitores – e as marcas – queiram por lá ficar e navegar. Embora seja uma página importantíssima, a verdade é que, muitas vezes, nos esquecemos de elementos essenciais e, quanto mais blogs analiso, mais vezes vejo repetidas as mesmas “falhas”.
5 elementos que não podem faltar na homepage do teu blog
Apresentação do autor
Um dos elementos que considero que não podem faltar na homepage de um blog é a apresentação do autor. Somos pessoas e relacionamo-nos com pessoas. É muito comum visitar blogs pessoais onde não encontro uma única fotografia do autor, nem a referência ao nome. Quando um novo leitor, e até mesmo uma marca, entra no nosso blog, para além da página “Sobre Mim”, que deve constar no menu de navegação, deve ser visível uma identificação imediata do autor. É frequente usar-se um widget na barra lateral com uma fotografia, o nome do autor, a localidade do mesmo, uma breve apresentação do que é o blog.
Email / formulário de contacto
Ainda no widget acima, é uma boa prática colocar o email anexado à apresentação do autor. Afinal, se algum leitor quiser entrar em contacto para tirar uma dúvida ou colocar uma sugestão, ou até mesmo uma marca para propôr uma parceria, é mais fácil se o e-mail estiver à vista. Em alternativa, um formulário de contacto também é uma opção, especialmente se fores um negócio ou tiveres um negócio associado.
Links para as redes sociais
Outro elemento que não pode faltar na homepage to teu blog são os links para as redes sociais. Parece senso comum, mas já vi alguns (vários!) bloggers esquecerem-se deste elemento tão importante. Embora, na verdade, queiramos que os leitores permaneçam no nosso blog e circulem por lá, por outro lado também é útil aumentar a comunidade nas redes sociais. Fazer esta ligação imediata, logo no início do blog (e não no rodapé), ajuda a que os leitores tomem a iniciativa de vos seguir, também, nas vossas redes sociais.
Artigos mais lidos
Este é um elemento obrigatório no sentido em que incentiva os leitores a espreitarem mais artigos dentro do nosso blog. Se tivermos um widget lateral, por exemplo, que mostre os artigos mais lidos da semana ou do mês, quem navegar na nossa homepage já vai saber que esses artigos são populares e, estando mesmo ali à mão, pode ser que o título lhes interesse e que cliquem. E, quanto mais clicarem dentro do nosso blog, melhor é para o nosso SEO.
Sobre SEO, tenho um eBook muito útil que te vai ajudar a compreender esta e outras características que te vão ajudar a multiplicar as visitas ao teu blog apenas com a ajuda dos motores de busca!
Caixa de pesquisa
Incomoda-me, solenemente, quando entro num blog e não encontro caixa de pesquisa. Ás vezes recordo-me de ter lido um determinado artigo num determinado blog. Se, quando lá chego, esse artigo não está visível, tenho de procurar por ele. E como o fazer, se não há uma caixa de pesquisa? A minha reacção é automática – saio do blog e pronto. Temos que pensar que as pessoas são preguiçosas (eu, inclusive) e que, se não facilitarmos ao máximo a navegação no nosso blog, elas vão-se embora e podem não voltar mais.