O Instagram continua a ser a rede social mais cobiçada do momento por influenciadores digitais e marcas. Se, há uns anos, o processo de crescimento e de aumento de seguidores era algo mais fácil, o novo algoritmo está a tornar o nosso trabalho mais difícil.
Se também estás à procura de estratégias eficazes para ganhar seguidores no Instagram, este artigo é a pensar em ti – e o novo ebook “26 Estratégias Infalíveis para Ganhar Seguidores no Instagram”, que acabei de fazer, também!
Neste artigo vou partilhar 5 das 26 estratégias que apresento neste novo ebook. Realmente, o Instagram é um mundo e, embora o algoritmo esteja cada vez mais feroz, há como lhe dar a voltar e continuar a ganhar seguidores.
5 estratégias eficazes para ganhar seguidores no Instagram
Traz valor para os teus seguidores
Esta é daquelas dicas que quero que tenhas em mente já desde o início. Toda e qualquer publicação que faças deve ser com os teus seguidores/clientes em mente.
Deves trazer valor acrescentado para quem te segue e para o teu público-alvo. Por exemplo, quando estiveres a partilhar um post patrocinado por uma marca, tem em mente os teus seguidores e aquilo que é útil para eles (até mesmo antes de aceitares ou propores uma parceria, tens de te questionar se ela fará sentido para a tua audiência).
Quando partilhas conteúdo com valor para um determinado nicho, mais seguidores irão aparecer, de forma natural, em busca de mais conhecimento nessa matéria.
Tem um feed apelativo
Esquece isso de publicar fotografias não editadas, ou de deixar o feed de forma caótica.
Quando se entra num feed, pretende-se ver harmonia. Um padrão. Quando os feeds de Instagram estão harmonizados, ficam mais bonitos, mais apelativos. Temos mais vontade de os seguir, não é?
Seja por recorrer frequentemente à mesma cor (no meu caso, é o cinzento), à participação de um elemento em todas as fotografias ou qualquer outra estratégia de equilíbrio visual, tens de ter em mente que o teu feed, realmente, tem de ser o mais apelativo possível.
Quem entrar, pela primeira vez, no teu feed, precisa de ser arrebatado para clicar em SEGUIR e ganhares esse novo seguidor.
Analisa a concorrência
És um influenciador digital? Então analisa aquilo que outros influenciadores / criadores de conteúdo na tua área (e não só) estão a fazer. Olha para os casos de sucesso e percebe quais são as estratégias que estão a implementar, que ferramentas utilizam.
És dono de um negócio? Então analisa directamente a tua concorrência, especialmente a que tem uma presença mais assídua no Instagram.
Poderás sempre encontrar novas formas de comunicar que ainda não te tinhas lembrado e, assim, chegar a uma audiência semelhante.
Tem uma conta profissional ou de criador de conteúdos
De forma a poderes acompanhar as estatísticas do teu Instagram e, portanto, poderes usar os dados a teu favor, tens de ter uma conta profissional ou de criador de conteúdos (podes aprender como o fazer, passo-a-passo, neste artigo que criei a pensar nisso). Apenas desta forma conseguirás ter acesso às várias estatísticas e, também, fazer anúncios – uma forma fantástica de divulgar os teus conteúdos e chegar a mais pessoas (falo melhor sobre isso no ebook “26 Estratégias Infalíveis para Ganhar Seguidores no Instagram”).
Divulga o teu Instagram
Podes, e deves, partilhar a tua conta de Instagram em outras redes sociais e no teu blog, site e mailing. Embora o público das outras redes sociais seja diferente, pelo menos ligeiramente, os teus seguidores dessas redes sociais podem não se ter ainda apercebido que partilhas outro conteúdo no Instagram.
Vai recordando os teus seguidores nas restantes redes sociais de que estás no Instagram, partilhando sempre também o link directo do teu perfil.
Queres aprender mais estratégias para ganhar seguidores no Instagram? Compra já o meu novo ebook, onde te relevo 26 técnicas infalíveis!