Descobre estratégias para vender mais na Black Friday e aumentar as vendas do teu negócio numa das melhores épocas do ano
Em 2022, a Black Friday vai acontecer no dia 25 de novembro. Como sempre, a data é comemorada na última sexta-feira de novembro.
Quem tem um negócio tem mesmo de olhar para a altura da Black Friday como um momento privilegiado e uma oportunidade de aumentar a faturação do mês e do ano. Aliás, até mesmo do ano seguinte porque, como se sabe, é muito mais fácil vender para um cliente antigo do que cativar um novo.
Quanto melhor e com mais antecedência preparares o teu negócio para a Black Friday, melhores e maiores serão as tuas vendas.
Neste artigo, vou partilhar contigo as 5 práticas que te vão ajudar a alavancar as vendas do teu negócio.
5 principais formas de aumentares as tuas vendas na Black Friday 2022
Antecipar muito a Black Friday
Todos os negócios aderem à Black Friday mas existem formas criativas de chamar a atenção dos seus potenciais clientes antes de ficaram cansados pelas mensagens da Black Friday das grandes marcas.
Por isso, há negócios que começam a Black Friday no dia anterior – ou na semana anterior. O conceito é “porque esperar até à Black Friday? – consegue os teus descontos agora, antes da azáfama. Para além disso, contém um elemento de “surpresa”, e toda a gente adora surpresas. Ganhas, então, um grande benefício pelo facto de, nos dias anteriores, ainda não teres praticamente concorrência.
Construir a tua presença nas Redes Sociais
As redes sociais são uma estratégia incrível para vender, não só nesta época, mas durante todo o ano! Até porque, como sabemos, proporcionam uma oportunidade única de promover envolvimento com os teus clientes a um nível mais pessoal.
Claro está que, quanto mais cedo criares e começares a levar a tua presença digital de forma séria, estratégia e consistente, mais forte estará a tua presença e melhores serão os resultados. E, se te sentes desorientada, podes contar com a minha ajuda individual através da Consultoria para Negócios.
Então, se já tens contas nas redes sociais e já as trabalhas “bem”, existem duas maneiras de fazeres a tua presença crescer nas redes sociais – de modo orgânico e de modo pago.
De forma orgânica, tens algumas estratégias básicas como:
- Focares-te sempre nas dores, necessidades e desejos do teu público-alvo e persona
- Ter uma identidade visual forte
- Ser consistente e regular nas publicações
- Saber usar os Stories de forma estratégica e recorrente (tens todas as minhas dicas neste ebook específico de Stories para Negócios)
- Procurar o engagement através de CTA’s
- Responder sempre a todas as mensagens e comentários
- Ter uma biografia bem optimizada
- Usares as quatro nuances de conteúdo: entretenimento, inspiracional, vendas e educacional
- E muitas mais!
O mundo das redes sociais é absolutamente infindável com todas as suas possibilidades, pelo que o melhor é começares desde já a aprender o máximo possível e a pôr mãos à obra com aquilo que tens. Não vais começar de forma perfeita, mas é com essa ação que vais chegar à perfeição. E eu posso ajudar-te ?
Criar ofertas exclusivas para clientes fiéis
Sou completamente apologista de recompensar os nossos clientes mais fiéis, e a Black Friday é o momento perfeito para isso. Uma oferta especial para os nossos clientes actuais é uma forma de os valorizar e fazê-los sentirem-se exclusivos.
Aproveita a lista de emails que já criaste, entretanto, para enviar promoções exclusivas para este segmento de cliente. Desta forma, as hipóteses de um cliente comprar na tua loja são maiores nesse dia, reduzindo os riscos de migrar as suas compras para os teus concorrentes.
Oferecer descontos para novos clientes
Vender para um cliente novo é muito mais caro do que vender para um já existente. Isso já todos o sabemos e já falei sobre isso incluindo neste ebook. É por isso que é tão comum apelar-se a descontos exclusivos para novos clientes também – para que depois seja mais fácil que eles voltem a comprar de nós. Podes pensar numa campanha de desconto especial apenas para novos clientes, ou oferecer um voucher extra para uma compra futura, por exemplo.
Ter contagem decrescente
Os clientes podem ser muito indecisos. A maior parte do tempo, gostam de comparar os produtos com os da nossa concorrência, antes de comprarem. Ao incluir um temporizador de contagem regressiva para as tuas promoções, ajudas os teus clientes a decidir imediatamente. Coloca o teu temporizador em:
- Cada produto – Indicando a data e hora em que a venda de um produto específico expirará
- E-mails promocionais – Isto ajudará a construir antecipação das tuas vendas
- Nas redes sociais – tanto nos Stories como no feed podes ir dando indicação de quanto tempo falta para terminar determinada oferta.
Não há nada que encoraje as pessoas a fazer uma compra como um grande negócio e um relógio a fazer “tic tac”.
DICA EXTRA: Adquirir o Pack Black Friday!
Queres ter acesso a tudo o que podes e deves fazer para venderes muito mais na Black Friday? A pensar em ti, criei o Pack Black Friday!
Neste pack, tens toda a informação que precisas: 2 aulas gravadas e um manual para preparares o teu negócio e multiplicares as tuas vendas nesta época do ano!
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