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Escrever um post para o teu blog, não é apenas escrever sobre um tema apenas porque o queres fazer. Se fosse assim tão simples qualquer um faria, não é?

Convém teres as ideias bem estruturadas sobre o que queres escrever, mas também convém seguires um conjunto de “regras” se queres cativar as pessoas a ler os teus posts.

O “storytelling” é uma arte melhorada ao longo dos anos, e para além da arte falada, hoje deixo-te com 6 dicas para um post de sucesso no blog, com elementos obrigatórios que não podem faltar na tua escrita!

Dicas para um post de sucesso no blog, daqueles que ninguém fica indiferente e que quer ler até ao fim

Um título chamativo

A primeira coisa que cativa alguém a ler seja o que for, é o título. Um bom título é o primeiro cartão-de-visita para os teus leitores e, por isso mesmo, é tão importante como o próprio conteúdo que escreves. Não te adianta ter um excelente conteúdo e cheio de valor, se pelo título afastas as pessoas dessa leitura.

Como é que vais saber se o título é bom o suficiente? Pergunta-te a ti mesmo: “Será que este título me cativaria a ler este texto?” Se a resposta for não, já sabes o que tens a fazer!

E como é que podes melhorar o título de forma a torná-lo arrebatador? Cativa as pessoas e deixa-as curiosas. Usa números ou palavras-chave como “como, quando, porquê e o quê”. Somos curiosos por natureza, aproveita-te disso!

Uma introdução atraente

Venceste a primeira barreira. O leitor viu o teu título e carregou para abrir o link. Mas ainda não o ganhaste. O título chama a atenção, mas o que o atrai e cativa a continuar a leitura será a tua introdução. Será o próximo teste que tens de passar, para conseguir que alguém leia o teu post até ao fim.

E como é que passas neste teste? Continua a alimentar a curiosidade, aborda o tema ao de leve e faz perguntas sobre o mesmo. Envolve a pessoa, fala directamente com ela, cria quase que uma conversa e vais ver que o leitor acabado de chegar à tua página vai querer ler o teu post até ao fim.

Elementos visuais

Já diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras, e é verdade! Uma imagem associada ao teu post é outro elemento que facilmente poderá cativar alguém a ler o teu conteúdo. E não só poderá cativar as pessoas, como poderá ser usada para te encontrarem em pesquisas e melhorar o teu SEO. Podes adicionar “alt tags” ao HTML da imagem, e quando alguém pesquisar por alguma das palavras-chave que usaste, poderá ser direccionada para o teu post.

Subtítulos

Quem é que nunca abriu um link para ler um qualquer post ou artigo, e fez aquele scroll-down momentâneo só para ver o tamanho? E quem é que nunca acabou por fechar o link porque o texto parecia demasiado longo e “não tinha pachorra”? P

Pois é, apesar de tudo isso acontece e há uma forma muito simples de dares a volta à questão, subtítulos (como estou a fazer neste mesmo artigo)!

Os subtítulos não só vão criar pequenas metas durante a leitura, ajudando a pessoa a orientar-se no texto, como as vai ajudar a encontrar precisamente a informação que procuram, se for o caso.

Assim, podes tornar um texto com três palavras, mais cativante à leitura que um de 500. Estes subtítulos podem e devem ser também palavras-chave, que em pesquisas irão ajudar o teu SEO!

Conteúdo relevante e de valor

Agora vamos à parte importante, o conteúdo! O conteúdo do que escreves é que vai mesmo “vender”. Até agora cativaste as pessoas o tempo suficiente para conseguires que continuassem a ler até aqui. Mas de nada serve todo o esforço que colocaste na criação da capa do livro, se o interior depois não tem valor para quem o lê.

Mantém-te fiel ao tópico, ninguém se quer sentir enganado com um tópico super chamativo, mas que não se enquadra com o conteúdo, é o chamado “click-bait”.

Cria conteúdo de valor, que seja interessante ou que irá ajudar as pessoas que o lêem. Insere o teu cunho pessoal naquilo que escreves. Se cativaste alguém com este conteúdo, a probabilidade de irem ler mais posts teus é grande, e a cada post sentirão que és tu a falar com eles. É assim que acrescentes alguém à tua comunidade de seguidores.

Um “Call to Action”

Acaba sempre um post com um “call to action”, isto é, faz com que se sintam envolvidos. Faz uma pergunta ao leitor sobre o que acabaste de escrever que gostarias de ver respondida nos comentários. Isto vai fortalecer o engagement com a tua comunidade e futuros membros também. Se se aplicar, podes também desafiar o leitor a experimentar o que sugeriste e dar feedback de como correu com ele.

O call to action é onde tu acabas de falar e dás espaço à outra pessoa para se envolver. E é aqui que podes matar qualquer dúvida relativa que poderia haver, relativa a passarem a ser teus seguidores assíduos ou não.

Conclusão

Para tudo há uma receita do que resulta e não resulta. E escrever um artigo para um post não é excepção. “O verdadeiro sábio aprende com os erros dos outros”, neste caso podes aprender com os ensinamentos que já existem acelerares a tua aprendizagem e resultados no mundo digital!

Portanto, quando é que vais pôr isto em prática?