Teres um website para o teu negócio é uma forma mais profissional de venderes os teus serviços/produtos. Mesmo que não tenhas um website, mas uma loja digital, é importante que faças a ligação entre essa plataforma e o Instagram, para que os teus seguidores possam ter acesso à tua plataforma de venda direta sem terem de sair do Instagram. Assim se transformam seguidores em clientes.
E como o podes fazer? Através de links no teu Instagram e existem diversos sítios onde podes colocar links para as tuas restantes plataformas, mesmo que não tenhas ainda os 10 mil seguidores exigidos para o swipe up nas stories.
6 formas de divulgares links no Instagram
Adicionar um link na bio
Este é o local mais comum onde vemos links nas páginas de Instagram e é também o primeiro que vêm quando chegam à tua página. Todas as páginas de Instagram podem colocar um link na bio, mesmo os perfis pessoais privados.
Existem várias estratégias para este link, podes ter aqui o link para a homepage do teu site, podes ir alterando o link consoante um artigo, produto ou serviço que estejas a divulgar no momento ou podes criar uma página de links (que iremos falar a seguir).
Qualquer uma destas estratégias poderá ser válida para a forma como irás comunicar com a tua audiência, só tens de perceber a que se identifica mais com o teu conceito.
Criar uma página de links
Podes criar uma página onde colocas os links que achares importantes para estarem a apenas um click dos teus seguidores.
Estas páginas podem ser criadas através de servidores de links como o Linktree, por exemplo, ou podes tu criar uma página dentro do teu domínio.
Estes servidores de links são muito fáceis de utilizar, só tens de escolher o design que deseja, os links que lá queres colocar e o servidor dá-te um link direto à página para colocares na tua bio, mas não te aconselho vivamente a que os uses.
Para além de dar um ar pouco profissional, pois estes links gerados para a tua bio têm letras e números associados ao servidor que usaste, os clicks neste link não contam para as métricas do teu website, o que poderá ser uma estratégia interessante para aumentares as tuas visualizações orgânicas.
Desta forma, aconselho que cries uma página de links dentro do teu domínio, assim o link associado à página de links terá sempre o nome do teu domínio.
Partilhar links nas descrições das publicações
Apensar de não poderes partilhar links clicáveis nas descrições das tuas publicações, não significa que não possas utilizar estas descrições a teu favor. Existem duas estratégias que podes utilizar para partilhar links nas descrições.
- Partilhar um pequeno link
Nas descrições deves evitar links extensos e confusos, para evitar isso existem plataformas onde podes reduzir e personalizar o link que desejas partilhar, como o Bitly (https://bitly.com/), por exemplo.
- Partilhar a localização de um link
Em vez de colocares o link diretamente na descrição, podes apenas partilhar com a tua audiência a localização do link para acederem ao conteúdo de que estás a falar. Uma forma muito utilizada é a referência ao “link na bio”.
Adicionar links no swipe up das tuas histórias
Este local de partilha de links não está disponível para todos os utilizadores do Instagram, pois só fica disponível depois de atingires os 10 mil seguidores.
Se já tens mais de 10 mil seguidores, este é um grande local de destaque para os teus links. As stories têm um grande destaque no Instagram e esta é a única forma de ter acesso direto a um link, nesta funcionalidade.
Apesar destes links estarem apenas disponíveis para os teus seguidores durante as 24h da história, podes sempre partilhar essa histórias nos teus destaques de modo a eternizar o acesso a esse link.
Pagar para promover links em publicações e stories
Com a conta comercial ou criador de conteúdos, podes promover publicações e stories, pagando anúncios de Instagram.
Isto dá-te a oportunidade de segmentares a tua audiência e a partilhares links clicáveis na descrição da tua publicação promocional.
É importante que não faças anúncios só porque sim, faz questão de que o que partilhas é de valor e, que o link associado é relevante à publicação ou ao story que partilhaste. Não estejas a pagar para os teus visualizadores entrarem no link e saírem logo, porque não tinha nada a ver com o que queriam.
Adicionar links às Direct Messages (DM)
É a funcionalidade do Instagram onde podes criar uma relação mais próxima com os teus clientes ou seguidores. Não deixes nunca de responder às mensagens que te mandam, com questões, comentários, etc.
Podes ainda utilizar as DM para partilhares com as pessoas que te contactam, links para artigos, serviços ou produtos teus, que se adequam a resolver as questões que te colocam.
Conclusão
Tenhas um negócio ou um blog, não podes perder as oportunidades que existem de ligares a tua plataforma ao teu Instagram. Cria uma ligação entre todos os locais onde estás presente, para que os teus seguidores/clientes possam circular facilmente sem perderem o interesse.