Agora que só se fala blogs de nicho, todos querem ter um. De facto, são os blogs com maior probabilidade de se tornarem rentáveis porque abordam um tema específico, e não uma pluralidade de assuntos. No entanto, se estás a pensar criar um blog de nicho, há algumas perguntas que deves fazer para teres a certeza do passo que vais dar.
Caso contrário, poderás criar um blog que, apesar de ter imenso potencial, não vai ter sucesso porque falhou em aspectos essenciais.
Se responderes “NÃO” a alguma das perguntas abaixo, talvez seja melhor repensares o nicho que escolheste.
6 perguntas a fazer antes de escolheres um blog de nicho
Tens interesse que chegue neste blog de nicho?
É muito fácil cair em tentação e pensar em criar um blog de nicho no qual só pensamos em € à frente, de tanto que nos parece lucrativo. No entanto, se não tiveres um interesse real neste nicho, é provavel que, com o passar do tempo, o teu interesse desmoreça e que acabes por deixar cair o teu projecto.
Resumindo, escolhe um nicho pelo qual te interesses genuinamente, e não apenas por te parecer lucrativo. Se te der prazer escrever sobre esse assunto, vais ter mais motivação para continuar a dar o teu melhor, dia após dia, ano após ano.
Sabes o suficiente sobre este blog de nicho?
Para teres sucesso num determinado blog de nicho, tens de produzir conteúdo que os teus leitores considerem útil e relevante. A informação que transmitires tem de vir do teu conhecimento prévio, por seres especialista nessa matéria.
Caso contrário, estarás a dar informações erradas ou, então, terás de pesquisar cada parágrafo que escreveres, para teres a certeza que estás a passar informação correcta.
Os teus leitores estarão à espera que tenhas um conhecimento demonstrado no assunto sobre o qual escreves. Ninguém dá credibilidade a um blog de culinária cujo autor não sabe nem estrelar um ovo, ou um blog sobre o Douro de alguém que vive no Algarve.
Não precisas de ter um doutoramento no assunto (dependendo dos nichos), basta apenas que tenhas experiência pessoal.
Há uma audiência que pague por este blog de nicho?
Se estás a pensar, num futuro próximo, vir a lucrar com o teu blog de nicho, tens de pensar se a tua audiência terá, potencialmente, interesse em investir dinheiro em produtos ou serviços relacionados com esse nicho, mesmo que não sejas tu a criá-los.
Pergunta a ti mesma/o: há livros ou revistas para este nicho? Há produtos ou serviços direccionados para esta audiência? As empresas estão a anunciar produtos relacionados com as tuas keywords? Se sim, segue em frente!
Quantas pessoas estão a pesquisar pelo teu nicho?
Se ainda não conheces a importância das keywords, está na hora! Saber o que os usuários pesquisam e quais são as keywords mais populares é um segredo que ajuda muitos bloggers a atingir o sucesso.
Define cerca de 20 keywords para o teu blog e se, no total dessas 20, conseguires um total de 100.000 – 1.000.000 pesquisas mensais, estás no bom caminho.
Recorre a ferramentas, pagas ou gratuitas, que te permitam avaliar as keywords relacionadas com o teu blog de nicho. Aproveita, também, para conhecer as keywords relacionadas e te inspirares para os primeiros artigos.
Este nicho irá permanecer relevante nos próximos anos?
Se criares um blog de nicho sobre os Jogos Olímpicos de 2020, será um blog que, quando terminar o ano, terá assistido ao seu fim. Logo, provavelmente não será muito merecedor do teu tempo e empenho.
Certifica-te de que estás a escolher um nicho que estará por cá durante muitos anos.
Como é a competição do meu blog de nicho?
Embora seja de esperar que um bom nicho tenha pouca concorrência, pode não ser bem assim. No entanto, é importante referir que outros blogs do mesmo nicho não precisam de ser vistos como concorrência. Aliás, podem inclusive trabalhar em conjunto para se ajudar mutuamente.
Os guest posts, por exemplo, são uma tendência que pode ajudar ambos a crescer. No entanto, nunca percas a tua identidade!