Usar hashtags é uma das estratégias “obrigatórias” para quem quer crescer de forma orgânica no Instagram. É algo que permite categorizar os nossos conteúdos no Instagram e cujo limite é de 30 hashtags por publicação.
Muito embora a utilização das hashtags não seja novidade, a verdade é que podes não saber que é comum algumas hashtags estarem “banidas” ou probidas pelo Instagram. E porquê? Porque foram associadas a publicações de spam, ou consideradas “perigosas”.
Qual é o perigo de usares estas hashtags banidas pelo Instagram? Poderás ficar em shadowban. Ou seja, as tuas publicações não serem encontradas nas hashtags que utilizas.
Mas afinal, o que é o Shadowban?
O Shadowban é algo que acontece quando o Instagram “suspende” as nossas publicações. O Instagram considera certos comportamentos impróprios e, se achar que fizeste algo errado, poderá colocar-te em shadowban, impedindo que as tuas publicações sejam encontradas através das hashtags e, portanto, reduzindo o alcance e o potencial de conquista de novo público. Se estiveres em shadowban, ninguém irá encontrar os teus posts a não ser os teus próprios seguidores, através dos seus feeds.
»» Lê aqui O que é o Shadowban e como saber se estás banido pelo Instagram?
Como saber se estás em shadowban / se foste banido pelo Instagram
Ninguém te vai avisar que estás em Shadowban. Não vais receber qualquer notificação e até podes achar que as mudanças no teu Instagram poderão estar relacionadas com o algoritmo, que está em constante mudança.
Mas há forma de saberes se foste banido pelo Instagram. Partilho contigo duas delas:
1 – Na tua publicação mais recente, cria uma hashtag nova, ou usa uma hashtag com muito poucas publicações. Depois, pede a alguém que não te siga, para procurar o teu post nessa hashtag. Se a tua publicação não aparecer lá, é bem provável que estejas na lista negra do Instagram.
2 – A outra hipótese é usares o site www.triberr.com . Se colocares o teu username do Instagram na barra de pesquisa, ele analisa-te gratuitamente as tuas últimas publicações para saber se estás em shadowban.
A melhor forma de te precaveres é conheceres a lista completa de hashtags banidas pelo Instagram em 2021. O site Meta Hashtags tem uma lista muito extensa, sendo que algumas delas vão sendo “desbloqueadas” pelo Instagram ao longo do tempo.
Seleccionei 61 hashtags que costumo ver em contas de Instagram em Portugal para que não caias no erro. Espreita-as abaixo!
61 Hashtags banidas do Instagram em 2021
- #adult
- #alcoólatra
- #always
- #amamentaçãosemmitos
- #anorexianervosa
- #ansiedad
- #babeofinsta
- #besties
- #bestbody
- #bikinibody
- #bodygirl
- #bodydetails
- #bodycurves
- #bodylove
- #boho
- #botox
- #bossgirlshub
- #brain
- #bulimianervosa
- #bulktransformation
- #buttworkout
- #cantdothis
- #combateaocoronavírus
- #compraseguidores
- #curvygirls
- #depressão
- #depressao
- #desk
- #facemasks
- #facemasks
- #fitgirlproblems
- #fitleg
- #heartbreak
- #instababy
- #instagirl
- #kissing
- #mirror
- #oldpicture
- #panico
- #rica
- #sexylook
- #snapchat
- #sweety
- #tag4like
- #tagsforlike
- #tagsforlikes
- #teen
- #teenager
- #tears
- #tristeza
- #vacina
- #vacinaçao
- #vacinação
- #vacinaçãoinfantil
- #vacinacao
- #vacinacaoinfantil
- #vacinacomamor
- #vacinacoronavirtus
- #vacinacovid
- #vacinada
- #victoriasecret
O que fazer se estiveres em shadowban?
Não desesperes porque, geralmente, o shadowban é algo que dura pouco tempo e que pode ser remediado facilmente. Aqui ficam algumas estratégias para implementares se estiveres em shadowban:
1 – Apagar as hashtags banidas das tuas publicações
Se identificaste quais são as hashtags banidas, está na hora de as removeres das tuas publicações, estejam elas onde estiverem (posts, comentários, biografia).
2 – Reverter a conta comercial para pessoal
Embora percas o acesso, temporariamente, às estatísticas, pode ajudar a saíres do “radar” do Instagram. As contas pessoais têm menos importância no algoritmo do Instagram e, por isso, deixa-te em low profile até tudo voltar à normalidade.
3 – Publica menos
Há quem recomende que nem deves fazer login na tua conta de Instagram durante uns dias mas, pelo menos, publica em menor quantidade
4 – Não uses hashtags
Se tiveres mesmo de publicar, deixa as hashtags de lado até saíres de shadowban.
5 – Acaba com todos os sistemas de automação
Se tiveres algum programa de likes ou automação a funcionar, está na hora de deixares de o fazer.
Conclusão
Esta lista está em constante actualização, uma vez que o Instagram está, ele próprio, a fazer revisões diárias aos conteúdos que considera “spam” e fazendo os devidos ajustes.
Pesquisa sempre uma hashtag antes de a utilizares para não correres o risco de ficares em shadowban.