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Todos desejamos melhorar o nosso posicionamento nas pesquisas do Google para pudermos aparecer mais facilmente aos nossos potenciais clientes. Com cada vez mais pessoas a utilizar o marketing de conteúdo, a dificuldade de nos posicionarmos no Google tem sido uma crescente.

Ainda assim, é possível melhorarmos a nossa presença nos motores de pesquisa através de boas práticas de SEO. Por isso, decidi partilhar contigo os vários passos que deves seguir para teres um melhor posicionamento nos resultados de pesquisas, em 2022.

A checklist de SEO que precisas em 2022

  1. Primeiros passos
    1. Configurar o Google Search Console (ferramenta gratuita que permite analisar o desempenho da pesquisa orgânica de um website)
      1. Verificar as palavras-chave para as quais aparece
      1. Analisar as posições no ranking do motor de busca
      1. Encontrar erros no website
      1. Enviar mapas do website
    1. Configurar o Google Analytics (ferramenta gratuita que permite saber quantas pessoas visitaram o website, de onde vem o tráfego e como interagem nas várias páginas.
    1. Instalar um plugin de SEO (se usas WordPress) como, por exemplo, Yoast SEO
    1. Criar um sitemap (indica aos motores de busca onde vão encontrar conteúdo importante no teu site para que seja possível indexar as páginas facilmente). Podes encontrar o teu sitemap num dos seguintes URLs:
      1. /sitemap.xml
      1. /sitemap_index.xml
      1. /sitemap
    1. Criar um artigo robots.txt (arquivo de texto que informa os motores de busca onde há permissão para acessar ao teu website ou não). Por exemplo, numa loja online, por norma não queremos que indexem o carrinho de compras nos motores de busca. Essa informação deve estar indicada nesse arquivo da seguinte forma:

User-agent: *

Disallow: /cart/

Em oteudomínio.com/robots.txt, podes verificar se já tens um arquivo robots.txt. Caso nada apareça, podes criar o teu pesquisando no Google por “robots.txt generator”.

B. Verifica se o teu website é rastreável. Só assim o Google conseguirá indexar corretamente o conteúdo. Acede ao Google Search Console e verifica se há avisos ou bloqueios relacionados ao robots.txt.

C. Verifica se o website é indexável. Se houver uma metatag robots “noindex” ou x‑robots-tag no Google Search Console, a indexação não é possível. Caso seja este o caso, remove a tag “noindex”.

D. Confirma se estás a utilizar HTTPs (um fator de classificação importante para os motores de busca). O HTTPs protege os dados dos visitantes do teu website. Se tiveres um cadeado na barra de pesquisa do teu navegador significa que utilizas HTTPs.

E. Certifica-te que o teu website é acessível num único domínio. Vai a httpstatus.io e introduz 4 domínios:

http://oteudominio.com

http://www.oteudominio.com
https://oteudominio.com
https://www.oteudominio.com

Se estiver tudo Ok, os três primeiros domínios devem redirecionar para o último.

Exemplo:

F. Verifica se o teu website carrega rapidamente (mais um importante fator de classificação). A probabilidade de um visitante abandonar o website aumenta à medida que a velocidade da página diminui, por isso é importante teres um carregamento rápido. Podes aceder a https://pagespeed.web.dev/ para analisares o desempenho da velocidade de carregamento do teu website.

G. Adaptado para dispositivos móveis. A maioria das pesquisas acontece a partir de dispositivos móveis e, por isso, é importante teres um website compatível, por exemplo, com um smartphone.

H. Instala um plugin de compactação de imagens. Imagens menores melhoram a velocidade do teu website.

I. Verifica se existe conteúdo duplicado

Ao implementares os vários passos presentes nesta checklist, estarás no caminho certo para teres posicionamentos de destaque e, provavelmente, à frente dos teus concorrentes.

Caso necessites de alguma ajuda na implementação desta checklist, podes contactar-me via Instagram @barbarabacao ou através do e-mail ola@barbarabacao.pt

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