Todos desejamos melhorar o nosso posicionamento nas pesquisas do Google para pudermos aparecer mais facilmente aos nossos potenciais clientes. Com cada vez mais pessoas a utilizar o marketing de conteúdo, a dificuldade de nos posicionarmos no Google tem sido uma crescente.
Ainda assim, é possível melhorarmos a nossa presença nos motores de pesquisa através de boas práticas de SEO. Por isso, decidi partilhar contigo os vários passos que deves seguir para teres um melhor posicionamento nos resultados de pesquisas, em 2022.
A checklist de SEO que precisas em 2022
- Primeiros passos
- Configurar o Google Search Console (ferramenta gratuita que permite analisar o desempenho da pesquisa orgânica de um website)
- Verificar as palavras-chave para as quais aparece
- Analisar as posições no ranking do motor de busca
- Encontrar erros no website
- Enviar mapas do website
- Configurar o Google Analytics (ferramenta gratuita que permite saber quantas pessoas visitaram o website, de onde vem o tráfego e como interagem nas várias páginas.
- Instalar um plugin de SEO (se usas WordPress) como, por exemplo, Yoast SEO
- Criar um sitemap (indica aos motores de busca onde vão encontrar conteúdo importante no teu site para que seja possível indexar as páginas facilmente). Podes encontrar o teu sitemap num dos seguintes URLs:
- /sitemap.xml
- /sitemap_index.xml
- /sitemap
- Criar um artigo robots.txt (arquivo de texto que informa os motores de busca onde há permissão para acessar ao teu website ou não). Por exemplo, numa loja online, por norma não queremos que indexem o carrinho de compras nos motores de busca. Essa informação deve estar indicada nesse arquivo da seguinte forma:
- Configurar o Google Search Console (ferramenta gratuita que permite analisar o desempenho da pesquisa orgânica de um website)
User-agent: *
Disallow: /cart/
Em oteudomínio.com/robots.txt, podes verificar se já tens um arquivo robots.txt. Caso nada apareça, podes criar o teu pesquisando no Google por “robots.txt generator”.
- Práticas Técnicas
- Se tens um novo website, planeia uma estrutura lógica para ele. Podes criar um mind map com cada ramificação. Por exemplo:
B. Verifica se o teu website é rastreável. Só assim o Google conseguirá indexar corretamente o conteúdo. Acede ao Google Search Console e verifica se há avisos ou bloqueios relacionados ao robots.txt.
C. Verifica se o website é indexável. Se houver uma metatag robots “noindex” ou x‑robots-tag no Google Search Console, a indexação não é possível. Caso seja este o caso, remove a tag “noindex”.
D. Confirma se estás a utilizar HTTPs (um fator de classificação importante para os motores de busca). O HTTPs protege os dados dos visitantes do teu website. Se tiveres um cadeado na barra de pesquisa do teu navegador significa que utilizas HTTPs.
E. Certifica-te que o teu website é acessível num único domínio. Vai a httpstatus.io e introduz 4 domínios:
http://www.oteudominio.com
https://oteudominio.com
https://www.oteudominio.com
Se estiver tudo Ok, os três primeiros domínios devem redirecionar para o último.
Exemplo:
F. Verifica se o teu website carrega rapidamente (mais um importante fator de classificação). A probabilidade de um visitante abandonar o website aumenta à medida que a velocidade da página diminui, por isso é importante teres um carregamento rápido. Podes aceder a https://pagespeed.web.dev/ para analisares o desempenho da velocidade de carregamento do teu website.
G. Adaptado para dispositivos móveis. A maioria das pesquisas acontece a partir de dispositivos móveis e, por isso, é importante teres um website compatível, por exemplo, com um smartphone.
H. Instala um plugin de compactação de imagens. Imagens menores melhoram a velocidade do teu website.
I. Verifica se existe conteúdo duplicado
- Pesquisa de Palavras-chave
- Define a palavra-chave principal. Cada página do teu website deve segmentar uma palavra-chave principal. Podes descobrir as melhores palavras-chave a utilizar no teu website em https://kwfinder.com/.
- Descobre a intenção da pesquisa. Para descobrir isso analisa os tipos e formatos das páginas que aparecem nos primeiros lugares dos resultados no Google para a tua palavra-chave principal.
- Avalia a dificuldade de seres classificado no Google. Recorre a uma ferramenta de análise da dificuldade de palavras-chave para analisares qual o nível de dificuldade ou facilidade de classificação de uma palavra-chave.
- Pesquisa o que o teu público-alvo quer saber. Através de um palavra-chave irão aparecer subtópicos relacionados nas pesquisas num motor de busca como o Google, que poderá fazer sentido utilizar também como palavras-chave.
- Conteúdo
- Resolve um problema do teu público-alvo. Descobre que informações querem obter com a pesquisa ou pensa que informações irão resolver o seu problema. Será que o teu público-alvo procura algo mais direto e simples como uma lista de tópicos a realizar? Ou espera algo mais extenso e detalhado? Deves ter isto em conta na tua criação de conteúdo consoante o problema a resolver.
- Introdução vencedora. Através da introdução vais convencer os teus leitores (ou não) de que a página contém o conteúdo que eles procuram, fazendo-os continuar a leitura. Características de uma boa introdução:
- Conecta-te com o leitor
- Ganha a sua confiança
- Promete uma solução para o problema
- Cria hierarquia na página através de títulos. Divide o teu conteúdo em sessões lógicas de títulos e subtítulos para que seja mais fácil ler e encontrar a informação procurada.
- Divide a página com imagens. Utilizar algumas imagens, gráficos e tabelas ao longo do texto ajuda a ilustrar o conteúdo e não torna a leitura exaustiva para o leitor.
- Escreve frases e parágrafos curtos. Facilita a leitura e a assimilação da informação.
- Cria um índice. É aconselhado, principalmente, em conteúdos mais extensos. Permite acesso direto a secções específicas da página.
- SEO On-Page
- URL curto e descritivo. Auxilia a descobrir o tema do conteúdo de uma página em específico. Por exemplo, no URL https://barbarabacao.pt/como-criar-conteudo-site/, consegues facilmente perceber que nesta página vais encontrar a informação que necessitas para criares conteúdo para o teu blog ou website.
- Tag de Título atraente. O título da página aparece nos resultados de pesquisa e também permite perceber qual o assunto abordado na página. Aqui, deves incluir a principal palavra-chave do tema fazendo as pessoas interessadas clicarem para aceder a esse conteúdo.
- Cria uma meta descrição atraente. A meta descrição é um pequeno texto que aparece nas pesquisas do Google, logo abaixo do título e do link de uma página. Ao longo deste texto, deves incluir as palavras-chave principais.
- Link para conteúdo de outros websites. Agrega valor ao teu conteúdo, indicando informação complementar de outros blogs.
- Otimiza as tuas imagens através do texto alternativo. Atribui nomes descritivos às tuas imagens incluindo palavras-chave que serão utilizadas nas pesquisas. Por exemplo, se tens uma imagem sobre boas práticas de SEO, o texto alternativo dessa imagem pode ser: 5-praticas-de-seo-para-o-teu-blog.
- Adiciona links internos. Num artigo, deves incluir outras páginas relevantes do teu website sempre que fizer sentido. Podes mencioná-las no texto juntamente com uma hiperligação, ou adicionar como artigos de sugestão de leitura no final do texto.
- Link building
- Replica links de concorrentes.
- Recuperar links perdidos. Mencionaste links nos teus textos, mas por algum motivo alguns terem desaparecido. Alguns links podem, efetivamente, já não existir, enquanto outros é possível voltar a encontrá-los.
- Procura menções não vinculadas. Se encontrares um artigo que menciona o teu negócio/marca e não está num formato clicável, podes contactar o autor e solicitar que coloque uma hiperligação, por exemplo, para o teu website.
- Escreve artigos como convidado. Ao publicares um texto da tua autoria num website do setor em que atuas, por norma, há vinculação ao website do autor na biografia apresentada.
- Encontra links com conteúdo inferior. Se o teu conteúdo sobre um tópico está mais completo face ao escrito por outra pessoa, podes entrar em contacto com o autor e sugerir que linkem determinado conteúdo para o teu artigo.
- Fala sobre o teu conteúdo às pessoas certas. Apresenta os teus conteúdos a pessoas que têm interesse no teu conteúdo e, simultaneamente, podem criar um link para acesso ao teu conteúdo.
Ao implementares os vários passos presentes nesta checklist, estarás no caminho certo para teres posicionamentos de destaque e, provavelmente, à frente dos teus concorrentes.
Caso necessites de alguma ajuda na implementação desta checklist, podes contactar-me via Instagram @barbarabacao ou através do e-mail ola@barbarabacao.pt