Não há como negar que o TikTok é um fenómeno em todo o mundo. O formato de entretenimento chegou para ficar e pôs miúdos e graúdos a dançar e a puxar pela sua criatividade e originalidade. Nos Estados Unidos, o TikTok até já superou o Instagram e é por isso que o Instagram teve de se adaptar a esta realidade e lançou uma versão própria do TikTok, o Instagram Reels.
Provavelmente também tens TikTok. Os teus filhos têm TikTok. E até as tuas celebridades preferidas se renderam a esta app. Foi um processo natural e gradual até que algumas marcas decidiram apostar nesta plataforma.
Com os usuários do TikTok a poderem fazer upload de vídeos até 15 segundos, misturando vídeos e áudios, os resultados têm sido bastante incríveis. O formato de vídeo permite um aumento de seguidores muito grande e as marcas têm estado muito atentas à forma como esta app permite uma aproximação com o público.
Se tens uma empresa, já te deves estar a pensar se a tua empresa deve estar no TikTok, certo? Pois bem, há alguns aspectos a teres em conta antes de decidires avançar para além e investir tanto tempo com esta plataforma. Vamos a isso?
A tua empresa deve estar no TikTok?
1 – O teu público alvo está lá?
No TikTok, a faixa etária predominante é entre os 16 e os 24 anos. Sendo o tom dos vídeos o humor, é natural que o público seja tão jovem. Por isso, se tens um produto ou um serviço cujo público-alvo esta dentro desta faixa etária, vai valer a pena apostares neste meio. Mas se o teu público é mais velho e com uma postura mais conservadora (por exemplo, B2B), não irás encontrar aqui o retorno que procuras.
Se tens os dois tipos de público, fará sentido criares peças de comunicação para o TikTok para o teu público mais jovem, e peças mais sérias para o LinkedIn ou para o blog da tua empresa, por exemplo.
2 – É um fenómeno
Se o teu público-alvo estiver no TikTok, será quase de certeza uma aposta segura investires por lá. É uma app com um sucesso a nível mundial, e Portugal tem milhares de utilizadores activos a consumir e criar conteúdos diariamente. O facto de ser um fenómeno é uma (quase) garantia de sucesso.
3 – Permite criar mais conteúdos virais
Embora não se consiga prometer que uma publicação numa app se torne viral, a verdade é que o TikTok permite, pelo formato dos seus vídeos, criar conteúdos que mais facilmente são partilhados pela comunidade. E a melhor parte é que o engagement no TikTok costuma ser mais elevado do que em outras redes sociais, a um custo significativamente mais baixo.
4 – É um espaço fantástico para explorar o marketing de influência
Os principais influenciadores digitais em Portugal estão no TikTok e têm um alcance brutal com os seus vídeos, sem precisar de recorrer a anúncios. Actualmente, há cada vez mais marcas a solicitar parcerias com conteúdos para o TikTok e se o teu público está lá, apenas precisas de escolher os influenciadores certos e apresentar uma proposta de colaboração justa.
5 – Não é preciso ser um expert
Não vou dizer que o TikTok não dá trabalho, porque dá, mas felizmente não precisas de contratar um editor de vídeo para criar os teus conteúdos. A app é intuitiva e facilmente conseguirás fazer a captação e edição dos teus vídeos.
Conclusão
Apesar de poder ser usada para fins comerciais e divulgação da tua empresa, lembra-te que o grande diferencial desta rede social é o entretenimento. Como tal, não foques toda a tua estratégia em algo puramente comercial. Pensa em conteúdos que entretenham, que formem/eduquem e, ocasionalmente, poderás fazer algo mais puramente comercial.