Analisar as Instagram Stories: 6 métricas importantes

As Instagram Stories são um elemento poderosíssimo da comunicação no Instagram. Permitem variadíssimas possibilidades, cada vez mais interativas e, portanto, são um recurso ao qual todos nós devemos recorrer para mostrar mais conteúdo sobre os nossos projectos e sobre as nossas marcas.

Neste artigo vou dar-te a conhecer algumas métricas importantes para analisar nas Instagram Stories para perceberes o que funcionou melhor e conseguires ajustar as tuas próximas Stories para serem cada vez mais impactantes junto da tua comunidade.

Analisar nas Instagram Stories: 6 métricas importantes

Quantas pessoas viram o teu conjunto de Stories?

É muito comum publicarmos um conjunto de Instagram Stories referente ao mesmo tema. Por isso, precisamos de saber quantas pessoas viram todo o conjunto, ao invés de nos focarmos apenas no primeiro Story do grupo.

Esta análise ajuda a perceber se estás a publicar demasiadas Stories, ou qual a quantidade certa de Stories que deves usar, considerando a tua audiência.

Os cálculos são fáceis: divide o número total de pessoas que visualizaram a tua última Instagram Story pelo número de pessoas que viu a primeira Story:

Alcance do último slide / alcance do primeiro slide = taxa de conclusão (% de pessoas que viram o conjunto das tuas Stories.

É importante ires testando para saberes qual o número ideal de Stories que deves usar num conjunto, para aumentares a taxa de conclusão. Pessoalmente, prefiro sempre quando vejo que um criador de conteúdos ou marcas tem relativamente poucas Stories novas, do que quando tem uma enchente de Stories (nesses casos, salto logo à frente).

Quantas pessoas desistiram depois da primeira Story?

Precisas de captar a atenção dos teus seguidores logo na primeira Story, para que eles tenham vontade de ler todo o conjunto. Medir a taxa de desistência/abandono é importante também.

Calculamos esta métrica da seguinte forma:

(alcance do primeiro slide – alcance do segundo slide) / alcance do primeiro slide = taxa de desistência após o primeiro slide.

Vamos supor que a tua primeira Story do conjunto tinha um alcance de 1300 e o segundo slide apenas 1000. Então, a tua taxa de abandono seria de 23%. Então, a fórmula seria:

(1300 – 1000) / 1300 = 0,23

Quantas pessoas saíram do feed das Stories através de uma Story tua

Sair de uma Story é diferente de sair do feed das Stories. Sair de uma Story significa passa-la à frente e passar para a seguinte. Sair do feed das Stories significa, realmente, sair da zona de Stories e não querer ver mais nenhuma.

Embora possa significar que os utilizadores saíram por outros motivos, pode também querer dizer que as nossas Stories os desinteressaram tanto que eles já nem querem ver mais. E é uma métrica fácil de analisar:

Ver quantas acções os usuários tiveram na tua Story

As estatísticas das Instagram Stories permitem-te analisar quais foram as acções que o teu público interagiu, nomeadamente partilhas, respostas, visitas ao teu perfil, cliques para o website, cliques nos stickers (que incluem hashtags, localizações e tags) e cliques no Swipe Up (Caso tenhas mais de 10.000 seguidores, é possível).

Quantas pessoas regressaram à tua Story

A secção “Retroceder” representa o número de pessoas que clicaram para retroceder e ver novamente a tua Story, como se fosse um replay. Como tal, aumenta o número de impressões totais dessa Story.

Há vários motivos para se fazer um Retroceder (tal como não ter conseguido ver bem da primeira vez, ter passado demasiado rápido, estar distraída) mas gosto de pensar que poderá ser, também, porque a informação é interessante e quiseram ver novamente. Portanto, significando qualidade!

,,Quantas pessoas passaram para à frente

Por outro lado, a opção “História Seguinte” conta-nos precisamente quem

Quantas pessoas passaram à frente

Por outro lado, a opção “História Seguinte” conta-nos precisamente quem fez o contrário e quis passar de imediato à Story que se seguia. Por um lado, pode significar que as Stories apresentadas não são envolventes o suficiente. Por outro lado, podem ser fáceis de ler e consumir e, portanto, passam à frente.

Conclusão

Agora que já tens noção de como analisar as Instagram Stories com a ajuda destas 6 métricas importantes, está na hora de analisares o teu comportamento nesta ferramenta do Instagram e de ajustares os teus conteúdos para trazerem ainda mais retorno!

Comentar