Anatomia de um anúncio de Facebook poderoso

Estás farta de criar anúncios no Facebook e não tens os resultados que pretendias? Ou pior, ainda não anuncias nesta plataforma? Não te preocupes, vou contar-te tudo sobre como criar um anúncio de Facebook poderoso.

Notícia de última hora! Se queres que o teu conteúdo seja visto na rede social mais utilizada no mundo, então tens que anunciar. É sem dúvida a maneira mais eficaz de seres vista pelos milhões de utilizadores, pois a concorrência para aparecer no feed das pessoas, entre os amigos, páginas mais vistas e anunciantes, é tão grande que tens que garantir que o teu lugar nesse feed existe.

Mas como é que se cria um anúncio vencedor? Simples, tem que se destacar do resto que aparece no feed do utilizador. E para isso há que ter em conta a imagem, a descrição e o título. Bem, é simples de falar, nem tanto de fazer. Mas vamos por partes.

Imagem, o impacto inicial

Ora bem, a imagem é sem dúvida o mais importante. Seja uma foto ou vídeo, é a imagem inicial que irá chamar a atenção e reter a pessoa. Mais de 50% do teu anúncio será essa parte e caso falhes, o scroll irá enviar-te para bem longe da vista.

Depois de conseguires reter a atenção, esta é virada para a descrição. É aqui que colocarás grande parte da tua mensagem e em apenas duas ou três linhas tens que criar curiosidade no teu conteúdo. Não te esqueças, o objetivo é o clique e esse clique é bem concorrido. Um exemplo poderá ser “Aprenda como conseguir X ao fazer Y”.

Para golpe final temos o título. É o último a ser lido e será algo como o nome do serviço/produto que estás a promover.

Design

Como a imagem é o mais importante, tens que te focar em ter algo diferente, original e que se sobressaia do resto do conteúdo. Os bancos de imagens são os primeiros a serem utilizados, pelo que contratar alguém para te criar uma imagem ou criares algo de origem poderá ser uma grande vantagem.

Lembra-te de utilizar o tamanho correto e resolução adequada. Por exemplo, para uma foto que apareça no feed o rácio de tamanho recomendado é de 1.91:1 até 1:1 e a resolução de pelo menos 1080 x 1080 pixels. Se for vídeo, o rácio recomendado é de 4:5 e a resolução também de pelo menos 1080 x 1080 pixels.

Voltando ao destaque, a melhor forma de o fazer é através da cor. Utilizar cores que contrastem uma com a outra, como o azul com o laranja, o verde com o vermelho, chamam muito mais a atenção do que uma imagem em que não há uma cor dominante. Lembra-te que o Facebook é azul e branco, pelo que fugir a esse padrão poderá ser necessário.

Acrescenta valor

Agora que sabes como criar uma imagem que se destaca e que retém a atenção do utilizador, precisas que essa imagem contenha um valor acrescentado. Na prática tens que transmitir uma mensagem que seja clara e que desperte interesse. Se utilizares texto limita-te a 20% da imagem, caso contrário poderá ser bloqueado pela plataforma. Mantém o anúncio curto e simples.

Identifica o teu público alvo

Outro fator que será determinante na obtenção de resultados com o teu anúncio é a segmentação. De pouco importa se tens um anúncio “killer” se o projetares para as pessoas erradas.

Se conheces o teu público alvo, o Facebook tem ferramentas muito boas para criar a segmentação ideal com os teus dados. Se tens um site, podes utilizar os dados de tráfego para o teu anúncio, podes também utilizar a lista de emails dos teus subscritores ou então tentar criar por ti própria, ao indicar a nacionalidade, idade, género, interesses, entre outras possibilidades.

Cria objetivos

Sabes qual é a diferença entre anunciantes experientes e iniciantes? Os experientes têm objetivos bem definidos e sabem quando é que um anúncio é ou não lucrativo. Por isso não te esqueças de definir o que pretendes. São likes nas publicações, visitas ao teu site, vendas dos produtos? Utiliza os teus objetivos para otimizares os anúncios através das ferramentas que a plataforma disponibiliza. Assim sabes o que significa o teu ROI e quando é que se justifica continuar e quando é que deves parar e analisar.

Testar, testar, testar

Começa com um orçamento mais pequeno e vai ajustando com a experiência e com os dados dos anúncios. Muito dificilmente o teu primeiro anúncio será o mais eficaz, mas não desanimes. Sabes que mais fazem os experts? Testar, testar e testar. Para encontrares a melhor combinação tens que fazer vários testes.

Agora já tens todos os elementos para criares um anúncio de Facebook poderoso. Mas se tiveres dúvidas ou problemas não te preocupes, fala comigo e ajudar-te-ei a alcançar os teus objetivos.

Um dos melhores é o teste A/B, em que testas dois anúncios com apenas uma alteração. Vês qual é que tem a melhor performance e continuas a partir daí. Podes testar as imagens, a descrição, os títulos e as segmentações.