Apps para criadores de conteúdos

Apps para criadores de conteúdos que não dispenso

Vamos fazer um minuto de silêncio para agradecer a todas as apps que existem para facilitar a nossa vida nesta rota turbulenta que é a criação de conteúdos.

Com o crescimento massivo do mundo digital, a vida dos criadores de conteúdos está muito mais facilitada. Para além de existirem apps que fazem tudo e mais alguma coisa por nós, ainda existem várias opções dessas apps para as diferentes tarefas que necessitamos. Podemos dar-nos ao luxo de escolher aquele com que gostamos mais de trabalhar.

Existem igualmente desvantagens na quantidade de oferta que existe, pois acabamos por ficar assoberbados com tantas opções e acabamos por perder o tempo extra que essas apps nos dão, a escolher a que queremos usar.

Para te facilitar a vida, juntei aqui algumas das apps que não dispenso como criadora de conteúdo.

Canva

A aplicação sagrada para qualquer criador de conteúdo! Esta plataforma dá-te a facilidade de criar logótipos, ebooks, apresentações e muitas outras criações gráficas que poderás necessitar para as tuas redes sociais, e não só, sem precisares de ter qualquer conhecimento de design, apenas algum sentido estético. 

Se achares que o teu negócio necessita de algo mais profissional, aí sim, podes apostar em contratar um designer, mas para criações do dia-a-dia, o Canva é mais do que suficiente para ti.

Para além de ser uma plataforma muito intuitiva e fácil de usar, tem todas as funcionalidades básicas que necessitas no seu plano gratuito. Existem planos pagos que te dão acesso a mais imagens sem direitos de autor, que podes usar quando não tens fotografias próprias para colocar no teu conteúdo.

Outra grande vantagem do Canva é que tem imensos templates pagos e gratuitos que, para além de os poderes usar, são uma grande fonte de ideias para quando a inspiração te falta. Pode ser usado no computador ou mesmo no telemóvel.

Plann

Esta app de gestão de redes sociais é muito útil especialmente para configurares o teu feed de Instagram antes de publicares as fotos, para garantir que fica na harmonia que desejas.

Permite-te escrever as descrições para os teus posts, inserir hashtags, editar as fotografias, inserir membros de uma equipa, entre muitas outras funções. No plano gratuito é um pouco mais limitado e permite-te apenas agendar até 30 conteúdos por mês e 120 conteúdos no total.

O Plann dá-te ainda acesso aos analytics das tuas redes sociais e tem um calendário drag and drop, muito útil para a criação da tua estratégia e agendamento do conteúdo.

Snapseed

O Snapseed é uma ferramenta de edição de fotografia que foi comprada pelo Google, o que só daí já mostra o seu potencial. Foi considerada umas das melhores apps de edição de fotografia do mercado e o melhor de tudo: é gratuita!

Os seus pontos mais fortes são a fácil utilização e a quantidade de filtros e opções de edição. Tem muitos filtros pré-definidos pela aplicação que te facilitam a vida no momento de editares as tuas fotografia, em apenas um clique tens uma foto com um look mais profissional, pronta a publicar nas redes sociais.

Inshot

Esta é das ferramentas de edição de vídeo mais usada no mundo. De fácil utilização e com um interface user friendly, desmistifica a dificuldade conhecida das plataformas comuns de edição de vídeo.

Podes cortar os teus vídeo, alterar para dimensões pré-definidas das redes sociais, alterar a velocidade de reprodução, inserir texto, filtros, entre outras edições possíveis. Consegues, com uma aplicação tão simples criar vídeos com um ar muito profissional.

É a aplicação ideal para editares os teus Reels antes de os publicares.

Todoist

O Todoist é uma ferramenta de organização que funciona com projetos que crias e adicionas as tarefas associadas a esse projeto, com datas de concretização, para que estejas sempre organizada e a par do que tens de fazer.

É muito útil para planeares o teu conteúdo para as diferentes plataformas que usas, descriminando todas as tarefas relacionadas com a criação e publicação desse conteúdo.

É igualmente útil para o seguimento e controlo dos objetivos a que te propões, tanto a nível pessoal, como profissional.

Conclusão

Deixou de ser difícil trabalhares como criador de conteúdo. Com a motivação e a disciplina certa tens ao teu alcance todas as ferramentas que precisas para que o teu caminho seja leve e bem-sucedido.

Tira partido das apps para facilitar o teu trabalho e tornar os teus posts ainda mais espectaculares.