Fica a par das principais e mais recentes atualizações, recursos e lançamentos das redes sociais.
Para estares à frente no mercado é necessário que o teu negócio esteja presente nas plataformas digitais e acompanhar as evoluções e lançamentos do mundo digital.
Por esse motivo, reuni as novidades das redes sociais do mês de novembro para que estejas a par de tudo o que é mais recente no mundo dos negócios online e consigas enriquecer a estratégia de comunicação do teu próprio negócio.
SOBRE AS NOVIDADES DO INSTAGRAM
1.Contas de criadores de conteúdo e de Negócio já podem agendar publicações diretamente no Instagram
Esta nova função está a ser lançada diretamente na app do Instagram para contas de criadores de conteúdos e de negócios e vai permitir agendar fotos, carrosséis e com até 75 dias de antecedência.
O novo recurso vai eliminar a necessidade de utilizar serviços de terceiros ou realizar o agendamento em outros programas do grupo Meta como é o caso do Creator Studio.
Passo a passo para agendar a publicação na app do Instagram é muito simples:
- Cria uma nova publicação
- Antes de publicar, clica em “Configurações Avançadas”
- Seleciona “Agendar Publicação”
- Escolhe a data e a hora em que desejas publicar
- Volta para a área de edição da publicação e clica em “Agendar”
No entanto, publicações de parcerias pagas e com tags produtos ainda não serão possíveis de agendar através da app da rede social.
2.Versão web do Instagram está mais agradável e fácil de usar
A versão do Instagram para desktop está atualizada e garante uma melhor experiência para todos os utilizadores.
A versão web passa a apresentar os menus numa barra lateral à esquerda garantindo fácil acesso ao feed, mensagens, pesquisas e notificações, tornando assim a experiência online muito mais agradável e com um design clean e renovado.
3. Novas ferramentas de segurança para jovens no Instagram
O Instagram tem desenvolvido várias ferramentas para que os seus utilizadores, principalmente os mais jovens, se sintam seguros na rede social. A nova atualização vai permitir bloquear mensagens privadas e limitar interações indesejadas entre os jovens e adultos suspeitos.
As contas suspeitas correspondem a perfis recém-bloqueados ou denunciados por jovens e deixarão de aparecer entre as recomendações de pessoas que talvez conheça. Além disso, para maior segurança estes perfis considerados suspeitos também não terão acesso ao botão de mensagem no Instagram dos jovens.
SOBRE AS NOVIDADES DO FACEBOOK
1. Nova forma de ganhar dinheiro com vídeos no Facebook
Cada vez mais as redes sociais têm apostado na monetização dos conteúdos criados e publicado nas suas plataformas, e o Facebook não é exceção.
A Meta anunciou que criadores de conteúdos e os donos dos direitos musicais podem receber dinheiro através dos vídeos publicados no Facebook. Um criador de conteúdos pode usar uma música licenciada nos seus vídeos com 60 segundos ou mais, e ganhar dinheiro através de anúncios in-stream. Além disso, parte do valor ganho será atribuído ao detentor dos direitos musicais utilizados.
2.Modo Profissional a partir do perfil profissional
Até ao momento, o modo profissional era aplicado somente a páginas no Facebook. Agora, vai ser possível desenvolver uma comunidade a partir do perfil pessoal e ter acesso a ferramentas profissionais como, por exemplo, métricas sobre conteúdos e também sobre a audiência, e ainda recursos educativos.
Isto vai permitir a todos os criadores de conteúdo que assim o desejem, criar uma presença pública mantendo a sua experiência pessoal na rede social.
Adicionalmente, estes perfis também conseguirão ganhar dinheiro no Facebook através de anúncios nos Reels, anúncios in-stream e das estrelas atribuídas.
SOBRE AS NOVIDADES DO TELEGRAM
1.Transcrição de voz em texto nas mensagens em vídeo no Telegram
Após o sucesso da transcrição de voz em texto nas mensagens de áudio, chegou a vez de disponibilizarem esse recurso para as mensagens em vídeo. Assim, conseguirá saber qual o conteúdo do vídeo nos momentos em que não é oportuno ouvir o conteúdo áudio do vídeo recebido. Os utilizadores que subscreverem o Telegram Premium terão acesso suporte a transcrição instantânea das mensagens em vídeo.
2.Já é possível criar tópicos nos grupos de Telegram
Sabemos que nos grupos de conversação existem inúmeros temas distintos ao longo do chat, e alguns são mais relevantes do que outros para os membros. Para facilitar a conversação sobre diferentes temas, o Telegram anunciou a chegada dos “Tópicos” nos grupos da rede social. Os administradores do grupo podem criar chats distintos dentro desse mesmo grupo que funcionam como chats individuais e notificações específicas e independentes do grupo geral para quem tem interesse nesse tópico.
SOBRE AS NOVIDADES DO TIK TOK
A rede social anunciou que, brevemente, irá lançar uma nova função de compras dentro da app, adiantando que será possível efetuar as compras através de comandos de voz – uma excelente oportunidade de fazer frente à Google e à Amazon.
SOBRE AS NOVIDADES DO YOUTUBE
1. YouTube Shorts nos grandes ecrãs
O YouTube demonstra interesse em alcançar novos públicos, principalmente, pessoas que assistem à televisão na sala e que não têm o hábito de assistir a vídeos do YouTube no computador ou smartphone.
Os vídeos curtos do YouTube poderão ser assistidos nas Smart TVs, consolas de videojogos e dispositivos de streaming muito em breve.
Não será necessário fazer download de uma nova app ou plataforma adicional. Os vídeos serão reproduzidos nos ecrãs através da própria aplicação do YouTube. Será possível utilizar o controlo remoto da TV ou do videojogo para avançar, retroceder, dar pausa, entre outras opções.
SOBRE AS NOVIDADES DO LINKEDIN
1. Agendar publicações no LinkedIn
O LinkedIn anunciou que os seus utilizadores vão poder agendar publicações de texto, vídeos e imagens na plataforma com até três meses de antecedência. À semelhança de outras plataformas, será disponibilizado um calendário de publicações, onde será possível visualizar e gerir as publicações agendadas no LinkedIn.
A rede social adiantou também que, muito em breve, este agendamento poderá ser feito, por exemplo, em grupos e páginas da empresa.
2.Caixa de entrada otimizada no LinkedIn
O LinkedIn está a desenvolver uma nova interface que vai permitir separar as mensagens realmente importantes para o utilizador das restantes mensagens recebidas, passando a ter uma aba principal e uma aba chamada “outros”.
Com esta atualização será possível fazer uma melhor gestão da caixa de entrada e dar prioridade às mensagens mais importantes. Vai permitir filtrar o que é considerado spam e secundário, possibilitando uma melhor experiência de mensagens na rede social para todos os seus utilizadores.
3.Conhecer vagas na própria empresa através do LinkedIn
Procurar uma nova oportunidade na empresa onde trabalha estará mais fácil com o LinkedIn. A rede social vai contribuir para que os profissionais não percam uma oportunidade de promoção interna, apresentando as vagas disponíveis na empresa onde trabalha através de uma secção chamada “Vagas na sua empresa”.
SOBRE AS NOVIDADES DO TWITTER
1. Textos longos e otimização da pesquisa no Twitter
A rede social Twitter brevemente vai permitir a partilha de textos longos, sem ser necessário recorrer a imagens ou links. Também anunciou que serão implementadas melhorias nos mecanismos de pesquisa dentro da plataforma de modo a otimizar a experiência dos seus utilizadores na rede social.
2.Novo modelo de verificação de conta no Twitter
O Twitter anunciou que irá lançar um novo modelo de verificação e identificação de contas que contará com três cores:
– Um selo dourado será utilizado no caso da conta ser uma empresa;
– Também existirá um selo cinzento destinado a órgãos ou entidades governamentais;
– E, ainda, o tradicional selo azul, que irá sinalizar pessoas (famosas ou não) e assinantes do programa de assinaturas Twitter Blue.
Conclusão
Novembro esteve cheio de novidades em relação ao mundo das redes sociais, que nos abrem o espectro para muitas outras surpresas em breve. A ideia será sempre a de experimentar aquilo que chega de novo, percebermos a reacção no nosso público e mantermo-nos a par do que aí virá.
Qual foi a mais novidade que mais te surpreendeu e que mais queres usar?