O Natal está a chegar e se tens um pequeno negócio, online ou físico, está na hora de criares uma campanha de Natal inesquecível.
Esta é uma altura incrível para divulgares o teu negócio, por isso não percas a oportunidade de aumentares as vendas, de melhorares a tua imagem no mundo digital e para aumentares o awareness da tua marca.
Independentemente de qualquer que seja o sector do teu negócio – incluindo se és uma marca pessoal – há várias campanhas de Natal nas redes sociais para pequenos negócios que podes implementar e tirar partido dos seus resultados.
Antes de entrares em modo de “brainstorming” de ideias de campanhas de redes sociais, é preciso lembrares-te que uma campanha eficaz será aquela que, por um lado, deixa os clientes no modo de espírito natalício e, por outro lado, aumente o engagement da tua marca e faça disparar as vendas.
Como consumidor, sabes ver quais são as campanhas de Natal que mais te emocionam. Este ano, por exemplo, temos o caso da Dodot em Portugal que mexeu com todos nós. Tu, no teu negócio, podes conseguir o mesmo.
Vamos ver como?
Ideias de campanhas de Natal nas redes sociais para pequenos negócios
1 – Vídeos de Natal
Falámos da Dodot, com o seu vídeo super emotivo sobre bebés prematuros mas há sempre tantos outros (geralmente os da Vodafone deixam-me sempre a chorar). Os vídeos, nas redes sociais, são um tipo de conteúdo muito valorizado. É fácil de consumir e fácil de partilhar, tornando-o num elemento muito fácil de ter sucesso.
É, provavelmente, a estratégia que leva mais tempo a conseguir porque um (bom) vídeo dá muito trabalho (que o digam os Youtubers desta vida!).
Algumas dicas são incluíres humor ou apelares muito às emoções, de forma a criar algo memorável e informativo. Não precisas de fazer algo muito elaborado ou cheio de efeitos especiais, mas coloca-te na pele do teu consumir e lembra-te daquilo que é importante para eles, criando conteúdo que lhes toque ao coração – ou que os deixe bem-dispostos!
2 – Promove UGC (Conteúdo Gerado pelos Utilizadores)
É muito comum, nesta época natalícia, vermos as grandes marcas a desafiar os seus seguidores a aderirem a um desafio. Se criares uma campanha de redes sociais em que os teus seguidores sintam vontade de participar e criar, eles próprios, elementos gráficos para participar no desafio, vai ser fantástico para o marketing do teu negócio . Geralmente está associado a um prémio no final, o que faz com que a comunidade esteja a participar.
A Starbucks, por exemplo, lançou uma campanha na qual desafia a sua comunidade a criar posts nas redes sociais mostrando o brilho da Starbucks. Para isso, os clientes deveriam comprar os seus cafés/bebidas Starbucks com o copo natalício vermelho e, depois, soltar a sua criatividade na fotografia, colocando a hashtag #RedCupContest . Claro que este campanha se tornou apetecível devido aos prémios (e também ao facto de a Starbucks ser uma empresa gigante), mas tu podes fazer o mesmo à tua escala.
Se fores partilhando todos os posts que os clientes fizerem com a tua hashtag (mesmo que seja nas Stories), eles vão sentir-se parte da marca. E, por exemplo, podes dar um voucher de desconto a todos os clientes que participarem no desafio, mesmo que tenhas um prémio especial no final.
3 – Sorteios
Se na opção acima o sorteio era um opcional, podes aproveitar simplesmente a época natalícia para fazer um sorteio exclusivamente numa das tuas redes sociais – aquela que quiseres fazer crescer porque é onde se encontra o teu público-alvo.
Pensa num prémio realmente incrível (porque não um cabaz dos teus produtos/serviços), cria uma imagem promocional muito impactante e dispara o sorteio para todo o lado – feed, Stories e patrocina-o!
Alguns tipos de mecânicas diferentes que podes usar (para além do “identifica 2 amigos nos comentários):
- Desafia os teus seguidores a fazer um desafio criativo e a mostrar-te as fotos do resultado
- Pede para que criem uma legenda para a publicação
- O comentário mais original com o nome do teu negócio
4 – Postais de Natal
É muito importante construir relações com os clientes. Mesmo que tenhas apenas um negócio online, a relação com as pessoas não pode ser descurada. Afinal, somos pessoas a lidar com pessoas.
Um postal de Natal é uma Ideias de campanhas de Natal nas redes sociais para pequenos negócios que não deves descurar. E porquê? Porque cria uma relação entre o teu negócio e os teus clientes. É uma forma de dizer “Obrigado por teres estado comigo este ano, não me esqueço de ti”.
Há milhares de ideias de postais digitais (se não quiseres passar este momento para o offline) e recomendo a criação no Canva – a plataforma de design que uso para as minhas redes sociais (e basicamente tudo o que precise de design). Se procuras postais em papel, recomendo a Celebrate Artprint . É uma cliente minha que criou este seu projecto este ano e tenho imenso orgulho no trabalho dela. Na Celebrate Artprint tens vários postais de Natal, made in Portugal, que serão muito bem recebidos por todos os teus clientes.
Ah, claro! Se sentires que tens capacidade criativa para criares o teu próprio postal com uma imagem tua, arrisca!
Seja algo mais conservador, algo mais divertido ou algo mais minimalista, lembra-te que o postal que escolheres deve estar alinhado com a personalidade da tua marca e, se possível, vir personalizado.
CONCLUINDO
Aproveita esta época natalícia e cria campanhas que apelem ao teu público-alvo. Verás que o teu reconhecimento dentro da tua comunidade irá aumentar drasticamente !