Seja para passar o tempo ou aprender algo novo, os podcasts chegaram para ficar. Com diversos canais de distribuição, um podcast permite alavancar uma marca e criar uma comunidade. Por isso, talvez seja uma boa opção para testares em 2022. Assim, explico-te como começar um podcast.
O que é um podcast
Se nunca ouviste falar em podcasts, são séries em áudio que se centram num tópico. Cada episódio pode ser ouvido numa aplicação específica, por exemplo o Spotify, ou descarregado para ouvires onde quiseres. Costumam ter entre 20 e 60 minutos e um apresentador com um ou mais convidados.
Há alguns podcasts que têm o vídeo a acompanhar o áudio. Isto significa que filmam a interação entre apresentador e convidados e assim podem divulgar em plataformas como o Youtube.
Equipamento e aplicações
Para começares o teu podcast necessitas de algum equipamento e de aplicações próprias. O mais importante é o microfone, um por cada interlocutor, de preferência. Poderás querer poupar e utilizar o microfone do teu computador ou dos teus fones. Mas, como este é um formato refém do áudio, convém apostar mais nesta parte do que no resto.
Para produzires um programa em condições terás que também ter um espaço insonorizado, como um estúdio. Auscultadores que permitam cancelar o ruído são uma mais valia, tanto para os interlocutores como para a pós produção.
Para alojares e divulgares os teus episódios, poderás utilizar, por exemplo, o Buzzsprout, Captivate ou Libsyn. Para a edição do áudio tens opções como, por exemplo, Audacity ou Descript.
Define o teu tema
Poderás abordar diversos tópicos no decorrer dos teus episódios. Contudo, é importante que tenhas um tema central, que permita diferenciar o teu podcast dos restantes. Se a tua marca é sobre moda, poderás discutir as tendências do momento ou convidar pessoas do meio.
Identifica os tópicos que mais aproximam a tua audiência à tua marca e potencia-os através do teu podcast. Irás criar uma comunidade e estreitar os laços com os teus seguidores.
Partilha nos teus canais
Quando tiveres os meios para a produção do podcast e os temas e tópicos escolhidos, planeia os teus episódios. Assim, como já sabes como começar um podcast, define sobre o que será, quem serão os intervenientes, convida as pessoas com antecedência, etc.
Utiliza as tuas páginas de redes sociais, newsletter ou blog para divulgar o podcast e atrair ouvintes. No início poderás restringir a divulgação para testar as águas e saber qual é a recetividade da tua audiência. Se queres mais dicas, vê os outros artigos que tenho no blog.