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Como conseguir vendas através das mensagens automáticas no Instagram

Como conseguir vendas através das mensagens automáticas no Instagram

As mensagens privadas no Instagram são uma excelente ferramenta para uma marca conseguir construir relacionamentos com clientes e potenciais clientes, gerar novos leads e realizar vendas. Contudo, nem sempre é fácil dar resposta às inúmeras mensagens que chegam diariamente à caixa de entrada de uma marca. É aqui que a automação das mensagens é uma grande vantagem, permitindo agilizar as conversas e dar resposta a todos para não perder nenhuma interação com um potencial cliente. Vê como é fácil conseguir vendas através das mensagens automáticas no Instagram.

O que são mensagens automáticas?

As mensagens automáticas são respostas programadas que podem ser, por exemplo, somente responder a perguntas comuns do teu público ou até conversas mais personalizadas e interativas consoante a respostas da pessoa.

Para programares estas respostas automáticas, podes recorrer a plataformas de chatbots aprovadas pelo Instagram como, por exemplo, MobileMonkey, ManyChat, Chatfuel e Inflact. Recordo que este é um aspecto muito importante porque se não escolheres uma plataforma que seja aprovada pelo Instagram, poderás estás a ir contra as políticas da empresa e, por consequência, ficares sem a tua conta.

Porque deves usar mensagens automáticas?

Nem sempre é fácil dar resposta a todas as mensagens que recebemos… e isto vai piorando à medida que a tua conta de Instagram vai aumentando gradualmente.

Com respostas automáticas consegues responder a clientes e potenciais clientes imediatamente, sem teres de esperar por um tempo livre (algures no tempo, por entre as tuas 15000 tarefas diárias). Claro está que esta rápida resposta diminui a oportunidade da pessoa procurar um concorrente do teu negócio, uma vez que entregaste a resposta com muita prontidão.

6 Formas de utilizar respostas automáticas no Instagram para aumentar as vendas

Atendimento ao cliente 24horas por dia, 7 dias por semana

Uma pesquisa recente comprovou que 40% dos consumidores espera obter resposta da marca no período de 1 hora. A rapidez de resposta faz com que os clientes se sintam importantes e parte da comunidade. Com as respostas automáticas, será possível fornecer um atendimento ao cliente a qualquer momento, dando-lhe respostas imediatas a dúvidas frequentes. A rápida resposta irá promover a fidelidade à marca e incentivar a comprar da marca novamente no futuro.

Promover produtos

É possível enviar mensagens automáticas a todos os seguidores para anunciar, por exemplo, novos produtos ou uma novidade da marca tornando a divulgação muito mais fácil e rápida. Manter os clientes atualizados é uma ótima forma de promover produtos/ serviços e aumentar as vendas.

Captar leads

Utilizar os stories para incentivar o público a iniciar uma conversa por mensagem privada e possuir uma resposta automática já programada para direcionar a pessoa para o website, loja online, um produto ou serviço em específico é uma boa forma de captar leads.

Construir a lista de e-mails

Através de mensagens privadas, é possível definir automaticamente uma mensagem a convidar a pessoa a subscrever a newsletter para obter, por exemplo, 10% de desconto numa próxima compra. Desta forma, é possível aumentar a lista de contactos de potenciais clientes de forma a manter o relacionamento com eles, através de comunicação de novidades, de produtos ou serviços e assim aumentar as vendas através da lista de contactos de e-mail.

Direcionar para o website ou loja online

Assim como é possível definir mensagens automáticas para a subscrição de uma newsletter, também podemos criar mensagens automáticas para levar a pessoa do Instagram para o website da nossa marca. Estas mensagens automáticas podem conter links que dão acesso direto à página de um produto, de um serviço, de uma campanha promocional, de um artigo no blog, entre outras opções.

Se ainda não tens uma loja online e gostavas de criar uma, este manual vai ensinar-te o completo passo-a-passo para criar um E-commerce.

Construção de uma comunidade da marca

Para construir uma comunidade fiel e próxima da marca é necessário manter uma comunicação bilateral entre a marca e o público. Ao estar participativo e ser ouvido pela marca, o público sente-se importante, parte da marca e ganhará igualmente confiança na marca para compras futuras.

As mensagens privadas no Instagram são uma excelente forma de criar esta proximidade e construir a comunidade. Para fomentar esta ligação podemos definir mensagens automáticas para agradecer, por exemplo, por um story onde a marca foi identificada, anunciar novidades, enviar códigos de desconto.

Conclusão

Estas são as 6 principais formas de aumentares as vendas do teu negócio através de mensagens automáticas no Instagram as mensagens automáticas.

Não servem somente para otimizar as respostas ao público e de forma rápida, mas também para promoveres a proximidade à marca, criares relacionamento com o público e aumentares as tuas vendas.

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