Como conseguir vendas através das mensagens automáticas no Instagram – Bárbara Bação

As mensagens privadas no Instagram são uma excelente ferramenta para uma marca conseguir construir relacionamentos com clientes e potenciais clientes, gerar novos leads e realizar vendas. Contudo, nem sempre é fácil dar resposta às inúmeras mensagens que chegam diariamente à caixa de entrada de uma marca. É aqui que a automação das mensagens é uma grande vantagem, permitindo agilizar as conversas e dar resposta a todos para não perder nenhuma interação com um potencial cliente. Vê como é fácil conseguir vendas através das mensagens automáticas no Instagram.

O que são mensagens automáticas?

As mensagens automáticas são respostas programadas que podem ser, por exemplo, somente responder a perguntas comuns do teu público ou até conversas mais personalizadas e interativas consoante a respostas da pessoa.

Para programares estas respostas automáticas, podes recorrer a plataformas de chatbots aprovadas pelo Instagram como, por exemplo, MobileMonkey, ManyChat, Chatfuel e Inflact. Recordo que este é um aspecto muito importante porque se não escolheres uma plataforma que seja aprovada pelo Instagram, poderás estás a ir contra as políticas da empresa e, por consequência, ficares sem a tua conta.

Porque deves usar mensagens automáticas?

Nem sempre é fácil dar resposta a todas as mensagens que recebemos… e isto vai piorando à medida que a tua conta de Instagram vai aumentando gradualmente.

Com respostas automáticas consegues responder a clientes e potenciais clientes imediatamente, sem teres de esperar por um tempo livre (algures no tempo, por entre as tuas 15000 tarefas diárias). Claro está que esta rápida resposta diminui a oportunidade da pessoa procurar um concorrente do teu negócio, uma vez que entregaste a resposta com muita prontidão.

6 Formas de utilizar respostas automáticas no Instagram para aumentar as vendas

Atendimento ao cliente 24horas por dia, 7 dias por semana

Uma pesquisa recente comprovou que 40% dos consumidores espera obter resposta da marca no período de 1 hora. A rapidez de resposta faz com que os clientes se sintam importantes e parte da comunidade. Com as respostas automáticas, será possível fornecer um atendimento ao cliente a qualquer momento, dando-lhe respostas imediatas a dúvidas frequentes. A rápida resposta irá promover a fidelidade à marca e incentivar a comprar da marca novamente no futuro.

Promover produtos

É possível enviar mensagens automáticas a todos os seguidores para anunciar, por exemplo, novos produtos ou uma novidade da marca tornando a divulgação muito mais fácil e rápida. Manter os clientes atualizados é uma ótima forma de promover produtos/ serviços e aumentar as vendas.

Captar leads

Utilizar os stories para incentivar o público a iniciar uma conversa por mensagem privada e possuir uma resposta automática já programada para direcionar a pessoa para o website, loja online, um produto ou serviço em específico é uma boa forma de captar leads.

Construir a lista de e-mails

Através de mensagens privadas, é possível definir automaticamente uma mensagem a convidar a pessoa a subscrever a newsletter para obter, por exemplo, 10% de desconto numa próxima compra. Desta forma, é possível aumentar a lista de contactos de potenciais clientes de forma a manter o relacionamento com eles, através de comunicação de novidades, de produtos ou serviços e assim aumentar as vendas através da lista de contactos de e-mail.

Direcionar para o website ou loja online

Assim como é possível definir mensagens automáticas para a subscrição de uma newsletter, também podemos criar mensagens automáticas para levar a pessoa do Instagram para o website da nossa marca. Estas mensagens automáticas podem conter links que dão acesso direto à página de um produto, de um serviço, de uma campanha promocional, de um artigo no blog, entre outras opções.

Se ainda não tens uma loja online e gostavas de criar uma, este manual vai ensinar-te o completo passo-a-passo para criar um E-commerce.

Construção de uma comunidade da marca

Para construir uma comunidade fiel e próxima da marca é necessário manter uma comunicação bilateral entre a marca e o público. Ao estar participativo e ser ouvido pela marca, o público sente-se importante, parte da marca e ganhará igualmente confiança na marca para compras futuras.

As mensagens privadas no Instagram são uma excelente forma de criar esta proximidade e construir a comunidade. Para fomentar esta ligação podemos definir mensagens automáticas para agradecer, por exemplo, por um story onde a marca foi identificada, anunciar novidades, enviar códigos de desconto.

Conclusão

Estas são as 6 principais formas de aumentares as vendas do teu negócio através de mensagens automáticas no Instagram as mensagens automáticas.

Não servem somente para otimizar as respostas ao público e de forma rápida, mas também para promoveres a proximidade à marca, criares relacionamento com o público e aumentares as tuas vendas.

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