Como construir uma lista de emails

O email marketing continua a ser fantástico para converter potenciais clientes em clientes e não, o email marketing está longe de ter morrido! Bem pelo contrário!

Antes de começares a enviar emails, precisas de ter uma lista de emails na qual possas, automaticamente ir introduzindo os novos contactos. Ter uma lista de emails bem construída e segmentada é absolutamente preciosa para ajudar o teu negócio a vender mais.

Sem ela, não vais ter ninguém para comunicar através deste formato. Precisas, antes de começar a enviar emails, criar ter uma lista de contactos. Mas não te assustes – pode parecer complicado mas é, na verdade, um processo mesmo muito simples.

Continua a ler para descobrir como construir uma lista de emails.

Como construir uma lista de emails

1 – Escolhe uma plataforma de email marketing

São softwares que te ajudam a alcançar os teus objectivos com as campanhas de email marketing, através das quais podes controlar e gerir as melhores formas de te conectares com a tua audiência.

À medida que a lista de emails cresce, torna-se mais difícil de enviar emails diariamente ou de forma individualizada, com insights que te vão permitir ajustar a estratégia. Com uma boa ferramenta, vais aumentar a tua produtividade e o retorno das tuas campanhas.

Pessoalmente, uso o MailChimp, provavelmente a plataforma de email marketing mais conhecida em todo o mundo. É prática, é fácil de usar e gratuita até aos 2.000 subscritores, permitindo-me automatizar uma série de processos.

Mas há várias opções no mercado, como o Egoi, Mailer Lite, SendinBlue, entre tantas outras, sendo todas semelhantes nas funcionalidades permitidas, variando sobretudo nos preços e pacotes possíveis. É uma questão de explorares aquela que fará mais sentido para os teus objectivos.

2 – Cria um formulário

Qualquer que seja a plataforma de email marketing que utilizes, ela permitir-te-á criar formulários de contacto que poderás colocar no teu blog ou website. Esta é a forma mais fácil de recolher emails.

O formulário deve ser perceptível no site e persuasivo. Deves indicar qual o motivo pelo qual as pessoas devem ceder-te os seus contactos. O que vão ganhar em troca? Qual o benefício para elas?

É importante teres em atenção o RGDP. O MailChimp, por exemplo, já atua de acordo com a Regulamento Geral de Protecção de Dados, para que não estejas a incumprir a lei na recolha de dados pessoais.

3 – Usa botões CTA’s

Os CTA’s, (chamadas para acção) ajudam a direccionar a tua audiência para uma determinada página ou conteúdo. Nomeadamente, em determinados artigos ou páginas do teu site, podes colocar CTA’s como “mantenha-se a par das novidades” ou “clique aqui!” para chamar a atenção do leitor.

4 – Cria um pop-up

Podes e deves usar pop-ups no site para os teus próprios serviços e produtos. Este tipo de anúncio que aparece à frente do conteúdo do teu site/blog tem um grande destaque, ajudando a teres conversões mais eficazes.

No entanto, o pop-up pode ser intrusivo e perturbar o usuário e a sua experiência no teu site. Procura não colocar o pop-up no centro do site, mas sim num canto, por exemplo, num tamanho que não incomode demasiado a leitura dos conteúdos mas que, ao mesmo tempo, seja perceptível e se destaque do resto dos conteúdos.

5 – Faz anúncios nas redes sociais

Se utilizas redes sociais, tens uma excelente oportunidade de captar novos subscritores para a tua lista de email!

Com um valor relativamente baixo, poderás direccionar os anúncios para o teu site/blog, onde terás a janela de pop-up, por exemplo, a apelar à subscrição, ou enviar directamente para a página do formulário de subscrição.

6 – Usa ímans

Sempre que possas, deves incentivar os teus seguidores/leitores/clientes a subscrever a tua newsletter. Para isso poderás precisar de um “íman”, um chamariz. É como se fosse a isca que vai atrair as pessoas para a subscrição da tua newsletter.

Pode ser um ebook grátis, um vídeo, uma dica, um desconto… Enfim, as possibilidades são infinitas. E, se produzires conteúdo fantástico, os usuários vão querer subscrever a tua lista apenas para receberem o teu conteúdo em primeira mão.

Queres saber mais sobre email marketing enquanto forma de ganhar dinheiro online ou explorar outras estratégias para fazer dinheiro com a internet? Este ebook é perfeito para ti! São mais de 100 páginas e mais de 15 estratégias exploradas ao pormenor para quem quer ganhar dinheiro online de forma segura e sem esquemas!

Conclusão

Não há dúvida de que o email marketing é uma das estratégias que mais converte e, portanto, consoante os teus objectivos, podes e deves recorrer a ela.

Comentar