Se já me acompanhas há algum tempo, certamente já viste esta expressão algures, e até já sabes do que se trata. Se ainda não te diz muito, então é a oportunidade ideal para descobrires tudo sobre a tua Persona!
Vamos começar do início. Qualquer projecto que cries de raiz terá de ter sempre um público-alvo. Sempre!
Seja um blog, seja um estilo musical, seja um novo programa de televisão, um negócio, qualquer coisa, destina-se sempre a um público-alvo mais ou menos específico.
Lembras-te da velha máxima de que não se pode agradar a toda a gente? Então pronto, para chegares à tua persona, tens primeiro de definir o teu público-alvo.
O público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes.
Agora começamos a fazer zoom in no teu público-alvo, até reduzires todo esse universo a um único indivíduo, esse indivíduo é a tua persona. Agora pensa comigo, quem é essa pessoa?
Essa pessoa é a cara do teu público-alvo, é a tua maior crítica e a tua maior fã.
Quando estiveres a produzir o teu conteúdo, deves-te imaginar em conversa com essa persona. Esta interacção que imaginas deve ser a interacção que tens com todo o teu universo de seguidores. Deves imaginar que cada passo que dás está sobre escrutínio direto da tua Persona, porque na realidade está sobre escrutínio direto de toda a tua comunidade assim que publicares.
E como crias a tua persona? O primeiro passo, quando estás no início do teu projecto, é por imaginação, visto que não tens muito conhecimento real da tua comunidade, ainda. Então, pega num papel e numa caneta e começa a escrever, a criar essa persona:
- Como se chama?
- Onde e quando nasceu?
- O que faz da vida?
- Onde mora?
- Com quem se dá?
- Que hobbies tem?
- Quais são os seus sonhos? E os seus medos?
É muito importante que humanizes ao máximo a tua persona, e que tenhas o máximo de informação possível sobre ela, pois quanto melhor conheceres a tua Persona, melhor conheces o teu público-alvo, e melhor irás adaptar o teu produto à tua comunidade. Isto é crucial para teres um produto de qualidade e valor, com saída de mercado e consequentemente todo o sucesso associado ao mesmo.
Já tens um projecto em andamento e a crescer e nunca fizeste este exercício? Andas a brincar com a sorte.
Contudo nunca é tarde para definires a tua persona e tens até uma vantagem para com quem está no passo anterior, já tens uma comunidade! Fala com a tua comunidade, e tenta conhecê-la melhor.
Se tiveres tempo e vontade, é uma boa ideia criares uma interacção mais assídua com alguns membros e para os ficares a conhecer melhor. Quem são, quais os seus medos, ambições, o que os motiva, tudo. Se não tens tanto tempo para conversas, cria um questionário pelo Google forms e partilha com a tua comunidade.
O intuito é sempre o mesmo: conheceres as pessoas, e com base nisso criares uma persona!
Conclusão
Definires e conheceres a tua persona vai ajudar-te e muito no teu projecto, seja ele qual for!
Vai-te poupar tempo, dinheiro, e agilizar todo o processo de criação de conteúdo. Vai-te permitir uma escolha mais correta de palavras-chave, utilização de expressões específicas que te aproximem e que cativem a tua comunidade, que canais mais utilizam e até perceber melhor que formatos mais gostam de consumir.
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