Como criar conteúdo viral no Instagram – Bárbara Bação

Acho que o desejo de praticamente todos os criadores de conteúdo e empreendedores que estão no Instagram é aprender como criar conteúdo viral no Instagram. Enfim, aquele tipo de publicações que, de repente, a nossa comunidade começa a guardar em massa e a partilhar desenfreadamente, levando o nosso post a um alcance estrondoso. E, logicamente, dando a conhecer o nosso perfil e trabalho a um público cada vez maior.

Quero começar por dizer que não existe nenhuma regra que explique, de forma exacta, como criar conteúdo viral no Instagram. Aquilo que vou partilhar contigo é o que aprendi com o meu último conteúdo viral que, em apenas três dias, chegou a 14.000 pessoas. Sim, pode parecer pouco para quem é uma estrela no Instagram mas, para mim, foi um feito “histórico” que me trouxe resultados muito positivos.

Trata-se de um vídeo onde abordei um tema meio polémico e atual e que, devido ao facto de ter comunicado directamente para a minha comunidade, acabou por ter um alcance absolutamente incrível num curto espaço de tempo. Como te disse, não há ciência mas há alguns “truques” que podes usar se quiseres criar conteúdo viral no Instagram – aquele tipo de publicações que ficam populares e podem até aparecer na aba “explorar”.

Como criar conteúdo viral no Instagram

Começo por dizer que o algoritmo do Instagram está em constante mutação. Aquilo que hoje é verdade, amanhã pode deixar de o ser. Por isso, fica a ressalva de que, daqui a uns dias, esta informação poderá ter de vir a ser actualizada.

Para o algoritmo do Instagram, um post relevante e com maior probabilidade de vir a ser “destacado” é aquele que, num curto espaço de tempo, recebe um grande número de comentários, likes, partilhas e “saves”. Estas métricas permitem ao Instagram perceber se é um post relevante ou não e, portanto, se vale a pena ser exibido a mais pessoas.

E qual foi o meu segredo para criar conteúdo viral no Instagram que, em poucos dias, atingiu mais de 14.000 pessoas? Foram apenas três passos:

1 – Conteúdo de valor e relevante

Se conheceres bem a tua comunidade, vais saber o que ela gosta. E, acima de tudo, aquilo que ela precisa ou que tem dificuldade. A minha comunidade é composta por muitos influenciadores digitais que pesquisam dicas sobre como evoluir os seus projectos. Por isso, abordei um tema que é relevante para eles – as parcerias com marcas. Aproveitei, também, um pormenor actual de uma marca que estava a fazer uma campanha em massa que estava a denegrir a imagem dos influenciadores digitais.

E como era um assunto com tanto “pano para mangas”, fiz um vídeo para o IGTV onde abordei o tema de forma mais detalhada e sempre focada em dar soluções e um perspetiva mais “educativa” sobre o assunto.

Muito dificilmente uma selfie ou uma foto de biquíni chegará a ser viral, mas uma publicação que tenha conteúdo relevante para a tua comunidade terá sempre maior probabilidade de chegar a mais pessoas, porque a tua comunidade terá vontade de interagir com esse post.

Não te esqueças também de, na legenda, apelares à interacção através de um Call-To-Action poderoso.

Nota: Uma imagem visualmente apelativa, acompanhada de uma legenda poderosa será sempre meio caminho andado para conquistar alguém.

2 – Publicar na altura certa

A grande vantagem de passares de conta pessoal para Criador de Conteúdos ou Profissional é a possibilidade de aceder às estatísticas. Bem sei que as estatísticas do Instagram são um mundo mas, neste caso, deverás conhecer bem a melhor altura para publicar.

Através dessas estatísticas, percebe quais os dias e horas nas quais a tua audiência está mais online, para que possas publicar precisamente aí!

3 – Utilizar as hashtags certas

Bem sei que a tendência de grande parte dos criadores de conteúdos – pelo menos dos que acompanho na Consultoria para Influenciadores Digitais – é de usar todas as hashtags que lhes vem à cabeça, sem fazer uma pesquisa primeiro.

Ora bem, cada publicação deve ter hashtags específicas, relacionadas com o conteúdo de cada post. Por exemplo, se o teu público é português, de que adianta usares hashtags em inglês? O retorno serão apenas likes estrangeiros que, na verdade, nunca se traduzirão numa comunidade envolvida porque, logicamente, nem falam a mesma língua que tu!

O Instagram permite que uses até 30 hashtags mas usa-as com sabedoria! Não precisas de usar 30 hashtags para teres um post viral, nem há um número exacto de hashtags que devas usar para levar o teu post a mais pessoas. Usa aquelas que, depois de pesquisares, fizerem sentido para o teu post especificamente.

Poderás combinar hashtags de alta popularidade (muito genéricas e com milhões de posts, como #maternidade, mas onde terás menos probabilidade de o teu post ser encontrado devido à elevada “concorrência de outros posts) com hashtags de média e baixa popularidade (mais específicas e com menos posts, como #maternidadefeliz e #maternidadedivertida mas onde tens mais probabilidade de ficar em destaque dentro da hashtag).

Faz testes de hashtags para perceberes quais as que resultam melhor para ti porque, como te disse, não há nenhuma ciência exacta.

Conclusão

Não há forma de sabermos se um post se vai tornar viral e se irá ficar em destaque dentro de uma hashtag que utilizes ou na própria aba “Explorar”. No entanto, há formas de aumentares as probabilidades de isso acontecer:

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