Como criar um plano de ação – Bárbara Bação

Falhar planear é planear falhar, por isso, quando precisas de trabalhar de forma contínua e produtiva, é melhor ter um bom plano de ação. Já todos passamos por situações em que fazemos as coisas de acordo com o que vai aparecendo e outras em que fazemos as tarefas que foram planeadas. A segunda é sem dúvida muito mais eficiente, porque foi planeada. E é para te ajudar a ser mais eficiente que te vou dizer como criar um plano de ação.

O que é um plano de ação

Um plano de ação é uma estratégia para o que quer que queiras alcançar. Por isso, é uma lista clara e detalhada de todos os passos que tens que dar para alcançar o teu objetivo. Juntamente, tens também uma linha temporal de quando é que cada passo será finalizado.

O objetivo dos planos de ação é ajudar a que alcances os teus objetivos mais rapidamente. Ao partir um projeto em pequenos passos consegues tornar um objetivo alcançável, não saltar passos e continuar a ter motivação para o objetivo final.

Objetivos SMART

Para começar a criar um plano de ação, necessitas de criar objetivos. Por isso, independentemente do que queiras alcançar, os teus objetivos devem ser criados de forma adequada. Para isso, podes utilizar o método SMART. Vê o artigo em que te explico tudo sobre como os criar.

Depois de teres os objetivos definidos, podes avançar para o detalhe dos passos que terás que dar para os alcançar.

Criar um plano de ação

Para criares o teu plano podes utilizar papel e caneta, uma folha Excel ou até aplicações para o efeito. Assim, terás que pegar em cada objetivo definido e dividir em passinhos. Em cada um terás que definir como o irás alcançar, quando e com o quê. Podes também definir quem, se for possível delegar.

Dependendo do tipo de plano, poderá ser necessário utilizar informação mais específica. Por exemplo, se é um plano de ações de marketing, terás que considerar também o orçamento de cada passo.

Assim, terás algo como a frase com o teu objetivo definido com o método SMART no título e as colunas com cada passo. Em cada uma, tens informação sobre como o alcançar, quem o irá fazer, quais os recursos necessários, qual a data limite, por aí fora.

Para teres acesso a mais dicas sobre como aumentar a produtividade, ter mais alcance nas redes sociais ou sobre negócios, segue as minhas páginas de Instagram e Facebook.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *