Criar anúncios no Instagram é praticamente obrigatório para quem quer levar a sua presença nesta rede social a sério.
Sejas influenciador digital ou dono de um negócio, os posts patrocinados são uma alavanca brutal para levares os teus posts ao maior número de pessoas – e não só!
Na verdade, há duas formas de o fazeres:
-
Anúncios – Que são feitos a partir do Gestor de Anúncios no Facebook mas que, honestamente, e cá entre nós, são algo tão complexo que não o recomendo para quem está a começar. Têm a vantagem de poderes criar uma
-
Posts patrocinados – Algo muito simples e sobre o qual vamos falar hoje
Não nos podemos esquecer que o Instagram é um negócio. O propósito da sua existência não é altruísta e, sim, fazer dinheiro.
Estamos a usar o Instagram de forma gratuita e, por isso, se queremos levar a nossa presença digital ao próximo nível e chegar a cada vez mais pessoas, é natural que tenhamos de investir em conteúdo patrocinado.
Mas mais importante do que chegares a um número astronómico de pessoas, o que realmente importa é chegar às pessoas certas – aquelas que têm interesse naquilo que tens para partilhar, no teu nicho.
Deixo-te alguns passos que deves considerar aquando da criação de um post patrocinado no Instagram:
1 – Definir um objectivo
Como em tudo, ter um objectivo é fundamental, sobretudo se fores investir dinheiro. Qual é o teu propósito? Aqui ficam algumas ideias:
-
Aumentar o brand awareness e dar a conhecer o teu perfil a várias pessoas
-
Aumentar o número de participações num sorteio
-
Divulgar um link directo para a venda de um produto
-
Direccionar para um link de afiliados e aumentar as vendas
-
Encaminhar para as mensagens privadas
Estas são apenas alguns dos objectivos que podes ter. No meu caso, os meus objectivos costumam ser:
-
Divulgar um artigo do blog
-
Aumentar as vendas de um produto ou serviço
-
Trabalhar o brand awareness
-
Aumentar as subscrições na newsletter
2 – Selecciona uma imagem poderosa
De acordo com o objectivo que tenho para aquele post patrocinado, é mais fácil passar para os passos seguintes.
Tal como nas revistas ou na televisão, as imagens vendem – sobretudo num post patrocinado.
Pensa que a imagem deve conseguir fazer com que o teu potencial cliente/seguidor pare quando vir o teu anúncio e fique com vontade de clicar nela.
A imagem é um dos principais passos para que o teu anúncio tenha sucesso. Se escolheres uma imagem com pouca qualidade e pouco atrativa, dificilmente alguém irá prestar-lhe atenção.
3 – Escreve uma boa legenda
O mesmo acontece com a legenda que a acompanha a imagem – deve ajudar a converter para o teu objectivo do anúncio.
É aqui que entra o Copy – a arte de escrever para “vender”. Aqui ficam algumas dicas para uma boa legenda de um post patrocinado – e não só:
-
Começa com uma frase poderosa e impactante. Algo que capte logo a atenção porque é nessa frase que a outra pessoa vai decidir se vai ler, ou não, o resto da legenda e chegar até ao call-to-action.
-
Retira as hashtags quando fores patrocinar o conteúdo. Até podes coloca-las ao início mas, quando tomares a decisão de patrocinar aquele conteúdo (que, geralmente, é patrocinado após 1 dia), podes retirar as hashtags. E porquê? Porque são um ponto de fuga. Se alguém vir o teu anúncio e decidir clicar numa hashtag que encontrou na tua legenda, vai sair do teu post e não regressar.
4 – Selecciona bem o teu público alvo.
“Mas Bárbara, o Instagram apresenta-me logo um público-automático, não é suposto ser bom?” … Não!
Muito dificilmente o público automático que o Instagram te sugere irá contemplar os interesses do teu verdadeiro público-alvo.
A boa notícia é que podes ter vários públicos, que vais usando consoante o tipo de post que queres patrocinar. No meu caso, por exemplo, tenho estes (e muitos outros):
-
Empreendedores
-
Influencers
-
Bloggers
Lembra-te que tudo é importante e que deves considerar sempre:
-
Sexo
-
Faixa etária
-
Interesses
-
Localização (particularmente importante se tiveres um negócio físico)
5 – Testa e analisa
Testar e analisar é algo que devemos fazer com tudo o que publicamos nas redes sociais – e não só. Estamos sempre a aprender e, por vezes, as “tentativa-erro” são fundamentais para percebermos o que funciona junto da nossa audiência.
Conclusão
Fazer anúncios não é uma dor de cabeça e, felizmente, o Instagram permite-nos explorar esta possibilidade a partir de 1 euro por dia, o que é ridiculamente barato para o potencial que tem para o nosso perfil.
Explora esta ferramenta à tua vontade e vai começando com pouco dinheiro até te sentires mais confortável. Lembra-te que o sucesso de um anúncio depende exclusivamente de ti e, legalmente, não estás a comprar nem seguidores nem “gostos” com qualquer anúncio. O que estás a fazer, isso sim, é levar o teu post ao maior número de pessoas. Se esse anúncio chegar às pessoas certas e se elas gostarem daquilo que vêm de forma a clicarem, só depende de ti!
Se queres dar o próximo passo na tua página de Instagram e aprender a tirar o máximo partido dos anúncios, não deixes de conhecer a Consultoria e como te consigo ajudar de forma 100% individualizada e adaptada aos teus objectivos e dificuldades.