Como encontrar as hashtags certas para o Instagram?

Cada influenciador digital tem a sua maneira de encontrar hashtags para os seus conteúdos e a verdade é que há muitas maneiras de o fazer. Diria, até que, não há uma maneira certa ou errada de encontrar hashtags para o Instagram. Há isso, sim, formas mais eficazes e estratégias que geram mais interacção – ou interacção real dentro de um nicho.

Neste artigo vou mostrar-te, passo-a-passo, como EU encontro as hashtags certas para os meus conteúdos no Instagram, e faço-o para cada publicação nova, uma vez que todas são diferentes.

Como encontrar as hashtags certas para o Instagram?

Não é neste artigo que quero abordar a quantidade de hashtags que deves usar em cada publicação porque, embora seja um tema certeiro, é algo ao qual vou dar a devida atenção noutro artigo.

No entanto, e embora existam várias teorias espalhadas por aí, e o limite do Instagram são 30 hashtags por publicação, não há, mais uma vez, fórmulas certas! Há quem diga que sejam 20, há quem diga que são menos de 10. Há quem diga que devas conjugar hashtags com mais publicações com hashtags mais “pequenas”. Teorias há muitas mas, de acordo com a minha experiência, e é aquilo que eu faço, o número de hashtags que uso é o número de hashtags que considero relevante para o meu conteúdo, o que vai variando fotografia após fotografia.

Vamos supor que eu sou maquilhadora e que tenho um Instagram de maquilhagem, mas que não sei por onde começar a pesquisar, nem sei que hashtags usar…

# 1 | Procurar pelas hashtags mais óbvias dentro do meu tópico

Neste caso, a mais óbvia seria mesmo “maquilhagem”. As hashtags mais genéricas, dentro de um tópico, tendem a ser aquelas com maior alcance, mas também são as menos relevantes para um público específico, porque são demasiado abrangentes.

#2 | Identificar as hashtags que as publicações em destaque estão a usar

Vejo algumas das publicações em destaque até encontrar aquela que tem hashtags mais relevantes para o meu nicho e para a minha publicação. Aqui também tiro partido do “relacionados”, que aparece no topo.

# 3 | Guardo as hashtags mais relevantes para mim e apago o resto

Nem todas as hashtags que outras maquilhadoras usam são relevantes para mim. Por isso, guardo apenas aquelas que podem ser interessantes, como #maquiagemprofissional #maquiagemtop_ etc.

# 4 | Dentro das hashtags que recolhi do passo anterior, entro em cada uma delas e vejo se têm menos de 200.000 publicações (é a minha estratégia), e quais as hashtags que estão relacionadas.

Repito esse processo até sentir que encontrei um conjunto de hashtags que estejam relacionadas com o meu conteúdo.

Simples assim, embora dê algum trabalho na pesquisa e na verificação de que são hashtags com relativamente poucas publicações, mas garanto que são as hashtags certas para cada post que faço.

Outras formas de encontrar as hashtags certas para o Instagram:

Substitui o primeiro passo e faz uma pesquisa dentro da tua audiência, para perceber quais as hashtags que se podem adequar. E, claro, analisa a concorrência e os líderes de indústria. A partir das hashtags que usarem, poderás repetir os passos seguintes para encontrares as TUAS hashtags certas.

Comentar