Como escolher um nicho para o meu blog

Como escolher um nicho para o meu blog?

Se estás a pensar começar a criar o teu blog, há vários factores que deves ter em conta antes de começares.

Um deles é a escolha do teu nicho, pois “Quem fala para toda a gente, não fala para ninguém”, pelo que deves restringir a tua comuncação a um nicho.

Desta forma deixo-te aqui alguns aspectos que deves ter em conta quando escolheres o teu nicho.

Como escolher um nicho para o meu blog?

1 – Escreve sobre um tema que gostes!

Independentemente de se vais criar um blog por puro prazer de escrever, ou se aliado a isso tens o intuito de tirar rendimentos dele, é imperativo que gostes do tema sobre o qual escreves.

Escrever sobre algo que se gosta é meio caminho andado para cativares quem te está a ler. A paixão com que escreves sobre determinado tema é sentida pelas pessoas, e é um factor que cativa.

Quantas vezes não te embrenhaste a ouvir alguém falar sobre algo que te era totalmente desconhecido, porque o entusiasmo e o gosto com que a pessoa falou sobre esse tema foram contagiantes? E não só será mais cativante para quem lê, como será muito mais fácil para ti.

Escreveres sobre algo que não gostas é maçador e um castigo, portanto, mais vale dedicares o teu tempo e esforço a temas que te agradam!

E não só devem ser temas que te agradam, mas também temas que dominas!

Se adoras astronomia, por exemplo, olhas para as estrelas e admiras o céu estrelado, mas não percebes nada de astronomia. Conheces duas ou três constelações, uma ou duas estrelas, e pronto. Serás a melhor pessoa para falar sobre o tema? Não! Não basta gostar, há que conhecer. Não te podes dar ao luxo de um artigo teu ser lido por alguém entendido na matéria, que se depare com algum erro grosseiro na informação. Perdes credibilidade, e um leitor.

2 – Escreve sobre algo comercializável!

O segundo ponto a ter em atenção, caso queiras tirar alguma rentabilidade do teu blog, é o quão comerciável é o tema em questão.

Imagina que o teu blog é sobre moda e maquilhagem, facilmente podes fazer artigos sobre diferentes produtos, ganhar parcerias com lojas, e ganhar com marketing de afiliados.

As pessoas que vão ler o teu blog certamente vão achar o teu conteúdo de valor, com base no seu gosto, e seguir as tuas opiniões. É esta a noção que tens de ter sobre conteúdo comercializável, e como podes ganhar rentabilidade com o teu blog.

Assim se ainda não sabes bem sobre o que vais escrever, mas queres uma opção comercializável e rentável deves:

  • Fazer uma lista dos conteúdos comercializáveis que encontres;
  • Escolhe os temas que te dão gosto em escrever;
  • Avalia quantos produtos dentro desse nicho podes promover com marketing de afiliados;
  • Avalia a concorrência existente, quantos blogs já há do género, o que promovem, como o fazem e em que te podes diferenciar;
  • Avalia o ganho potencial final, depois de teres completado os passos anteriores;
  • Começa a produzir conteúdo de valor para o nicho escolhido!

3- Escreve sobre algo que resolva problemas!

A melhor maneira de cativares alguém a ler algo teu, é falares sobre temas que resolvam problemas comuns. Se escolheres um nicho que não cative as pessoas, dificilmente verás o teu blog a crescer, irás perder o interesse e irás desistir dele. Acaba assim a tua experiência como blogger, sem ter propriamente começado devidamente.

Os temas mais procurados sobre blogs são entretenimento, dinheiro e finanças, auto-ajuda, saúde e fitness  e paixões generalizadas.

Entretenimento – Desde filmes, séries, jogos, escolhe! As pessoas usam grande parte do seu tempo livre a ver as últimas novidades de séries, a ver e rever filmes e a jogar online. Aliás, actualmente o mercado de jogos é bem maior que a indústria de Hollywood, sabias?

Dinheiro e finanças – Quem nunca? As pessoas querem novas formas de ganhar dinheiro, truques para poupar e truques para investir. É um tema recorrente que nunca irá passar de moda.

Auto-ajuda – Numa altura em que cada vez mais se normaliza a comunicação sobre a saúde mental, e se retira o taboo que é este tema, blogs neste nicho têm tido um crescimento exponencial.

Saúde e fitness – Dicas e truques para aquele corpo de verão? Como ter um “six-pack” em 7 dias? Receitas fáceis e Saudáveis? Escolhe, as opções são imensas!

Paixões – Seja sobre moda, maquilhagem, design, remodelações, artesanato, alguém que partilhe a mesma paixão que tu, vai ter todos o gosto em ler sobre isso!

Conclusão

Então, se queres ter um blog de sucesso e atractivo, a escolha do nicho é o passo mais importante a dar.

É igualmente importante que não escrevas no mesmo blog sobre nichos diferentes, perdes a consistência do tema, e quem quer ler sobre moda vai achar entediante que pelo meio existam artigos sobre receitas de culinária. Escolhe um tema que gostes, e que seja comercializável.

Avalia bem o mercado e lança-te! Lembra-te por muito bom que o teu nicho seja, o te diferenciará de toda a concorrência é o teu conteúdo.

Como sempre, certifica-te que o teu conteúdo é único, é diferente e é de qualidade!

Para tirares o melhor partido do teu blog e direccionares a tua comunicação de forma a chegar ao público dentro do teu nicho, podes encontrar as melhores dicas no meu ebook “Guia do Blogger