Num estudo recente, chegou-se à conclusão que os likes em posts publicitários no instagram têm aumentado exponencialmente! O isolamento físico que temos sido sujeitos, fez com que as pessoas procurem o convívio social nas redes sociais. Isto é bom para ti! Tens uma concentração maior de pessoas numa das maiores redes sociais do mundo para te mostrares e fazeres ouvir.
Se procuras aumentar a tua visibilidade e a do teu produto, tens mesmo de dar mais atenção às Lives do Instagram. A funcionalidade das Lives tem um potencial incrível e é uma ferramenta que ainda passa ao lado a muita gente.
Neste artigo vou explicar-te melhor o porquê de teres de apostar mais nela!
As vantagens das Lives do Instagram
1º – A Live, é uma “Story” feita em tempo real e emitida para todos os teus seguidores. Consequentemente o TEU Live vai ocupar imediatamente a primeira janela de visualização das Stories. Isto aumenta a tua visibilidade.
2º Assim que começas uma Live, todos os teus seguidores recebem automaticamente uma notificação. E garanto-te que muitos vão abrir por curiosidade. Cabe-te a ti depois agarrá-los à Live com conteúdo interessante e de valor!
3º As Lives permitem que possas interagir directamente com a tua comunidade. É uma forma única de reforçares o “engagement” com os seguidores mais assíduos, e cativar outros que ainda não estão totalmente convencidos.
4º As Lives são a forma mais humana de te mostrares, sem ser através de uma fotografia ou um texto escrito. E a tua comunidade existe porque gosta da pessoa que tu és.
Portanto deixo-te aqui umas dicas para começares a fazer Lives com o maior sucesso possível e evitares erros de principiante.
Como começar a fazer Lives no Instagram
1º Sê autêntico/a
Como disse antes, a tua comunidade segue-te por se identificar contigo. Não tentes ser alguém que não és, nem seguir com um guião totalmente escrito e tudo super planeado.
As pessoas gostam de sentir que estão a ver outra pessoa, tão igual quanto elas, e a ver reacções genuínas.
Fala de ti, conta histórias, experiências, sem dramatizar demasiado.
2º Planeia a Live
Eu sei, eu sei. Acabei de dizer para não ires com um guião escrito, certo. Mas tens de ir com os pontos-chave planeados. Tens de criar uma estrutura do que planeias abordar, como o vais fazer, quando irás interagir com as pessoas e quanto tempo planeias usar.
Mais uma vez, as pessoas estão ali para te ver! Esquematiza os temas que vais abordar. Se pensares em dividir a Live com alguém, planeia o tempo que vais dedicar a esse momento e como o vais ocupar.
Se planeias fazer um tempo para perguntas e respostas podes sempre preparar isso antes também.
3 –Sê consistente
As pessoas gostam de rotinas, dá-lhes algum conforto. Se tens uma comunidade forte e fiel, sê consistente nas tuas Lives. Seja num formato diário, semanal ou mensal, sê consistente com isso.
Cria aquele tempo para ti e para a tua comunidade. Se fores consistente, eles vão saber que, naquele dia, vais estar em Live, e vão estar a pensar nisso com antecedência. Até podem começar a puxar amigos e podes vir a crescer ainda mais!
4- Promove os teus Lives!
Se estás a planear fazer uma Live, a pior coisa que podes fazer é fazê-la sem aviso prévio.
Planeia com antecedência, começa a anunciar que o vais fazer e como o vais fazer. Por exemplo, com uma semana de antecedência começa a publicitar “Live dia x pelas 19h para vos falar de____”. Cria um “countdown” e vai relembrando a tua comunidade.
Começa a criar o interesse, a fermentar aquela curiosidade de te verem ao vivo.
Se vais fazer Q&A, podes também anunciar isso e começar a pedir perguntas.
Já viste? O teu Live ainda não começou e já estás a criar mais “engagement”.
5 – Interage com a tua comunidade!
Uma ferramenta brutal dos lives, é o facto de poderes deixar comentários no momento!
Se estás a fazer uma Live, vai prestando atenção aos comentários. Realça um ou outro, responde ao que te dizem, refere o nome da pessoa.
Isto são tudo formas de interagires positivamente com a tua comunidade e criares ligação com as pessoas.
Mas atenção, tenta que a tua Live não seja apenas sobre isso. Mantém-te em linha com o que tinhas planeado e não disperses muito. Como te disse, as pessoas querem-te ver a falar e interagir contigo.
Para além de ires interagindo pontualmente durante toda a Live, podes sempre criar um tempo só para perguntas e respostas. Assim vais deixar bem vincado que há um tempo específico que estás a dedicar à tua comunidade.
6- Conclui a tua Live com um CTA
Um “Call to Action” é a melhor forma de concluíres a tua Live.
Finaliza a Live a dar ênfase ao tema principal. Se o fizeste para promover um produto, fala do mesmo no fim. Se o fizeste para apresentar um projecto, então faz questão de o mencionar.
Não te esqueças, tens um plano directo, tens uma estrutura a seguir. Isto dá-te controlo sobre a tua prestação. A tua Live teve um objectivo e, por isso, tens de garantir que quando acabares, esse objectivo foi conseguido.
E se o CTA for para a venda de um produto, seja ele qual for, não sejas demasiado insistente. Ninguém gosta de coisas impingidas – realça o produto ou serviço sem forçar e verás os frutos depois!
7 – Diverte-te!
Gostarias de ver alguém a fazer uma Live com ar de frete? Ou tão aflito de nervos que te dói só de ver? Então não sejas essa pessoa!
Talvez seja difícil ganhar algum à vontade inicial, sem dúvida, mas por favor, diverte-te! A tua comunidade vai sentir que és um peixinho dentro de água, que gostas de ali estar, que gostas de falar e de interagir. É aqui que se criam ligações e fortalece as existentes. Diverte-te para melhorares toda a experiência para ti e para quem te segue.
Conclusão
No fim tens duas opções, apagar o Live ou guardar para posteriormente poderes partilhar alguns momentos. De qualquer das formas, podes sempre guardá-la no telemóvel, mais que não seja para analisar o que correu bem e o que correu mal.
Por isso, se vires que não correu assim tão bem, podes apagá-la e ninguém se lembra mais disso. E, se tiver corrido bem, podes guardá-la em formato de IGTV para que a tua audiência a possa rever quando quiser – e para dar oportunidade a quem não esteve presente de assistir também.
Lembra-te: a tua Live é o teu espaço, a tua casa nas redes sociais, onde abres a porta a quem quiser entrar. Mostra quem és, sê genuíno e faz a tua audiência sentir-se também em casa!
Provavelmente os teus primeiros directos não estarão perfeitos porque não vais sentir-te ainda muito confortável. Verás que, à medida que vais fazendo mais e mais Lives, a tua confiança vai aumentando e que toda a dinâmica das Lives se tornará mais fácil para ti.
Tal como em qualquer publicação que faças, lembra-te que o teu público-alvo é o foco, e que deves estar focada/o nele e nas suas necessidades.
Fora isso… diverte-te! É uma experiência muito gira, independentemente do número de pessoas que estiverem a assistir. Planeia com antecedência, prepara-te, divulga e, durante as Lives dá espaço para leres os comentários que vão deixando e, assim, ires interagindo um pouco.