O Instagram tem feito parte das estratégias de marketing digital de grande parte das empresas, das maiores às mais pequenas. É uma rede social que permite chegar a uma vasta audiência com um investimento muito reduzido, o que a torna ainda mais atrativa para os departamentos de marketing.
Para além de oferecer conteúdo relevante para os seguidores – e potenciais clientes – de se criar CTAs (chamadas para a acção) e responder a comentários, há outras estratégias a implementar. Fazer sorteios no Instagram é uma forma eficaz de aumentar a notoriedade da marca e de ganhar seguidores (ainda que muitos deles façam unfollow depois do sorteio).
Contudo, uma das grandes questões é, precisamente, como fazer sorteios no Instagram. Nos passos seguintes vais aprender os principais elementos para um sorteio eficaz e poderoso no Instagram. Continua a ler para conheceres as dicas!
Como fazer sorteios no Instagram
Escolhe um bom prémio
Sortear um produto que custa 1 ou 2 euros é completamente diferente de sortear um produto avaliado em muito mais – seja pelo seu valor comercial, seja pela utilidade que o mercado lhe atribui.
Se fores um criador de conteúdo, deves fazer apenas sorteios de produtos relacionados com o teu nicho (se tiveres um blog de beleza, não faz sentido sorteares um par de sapatos).
Se fores uma marca, oferece um produto ou serviço que os teus clientes procurem frequentemente ou, no caso de um novo lançamento, usa esse produto/serviço que, devido ao sorteio, vai ficar mais conhecido junto da tua audiência.
Define qual a mecânica da participação
Há várias formas de participação em sorteios no Instagram, e tudo depende, também, de qual for o objectivo do sorteio. Os mais comuns, no entanto, são:
- Like na publicação
- Like na página
- Comentário identificando 2 ou 3 amigos
- Partilha nas Stories com tag da marca
- Partilha do post com a hashtag do sorteio
É preciso teres em conta que o Facebook e Instagram proibem, nas suas políticas de utilização, que se obrigue alguém a fazer like ou a seguir a página, bem como partilhar o post na sua cronologia ou de um amigo ou identifica-lo nas publicações. Poderás fazê-lo, mas sabes que estás a infringir as regras das plataformas.
Definir as regras
Criar uma publicação cujas regras estejam bem definidas desde início ajuda a que mais pessoas participem e que não se sintam frustradas no final. Deves garantir que informas:
- Mecânica da participação
- Prémio
- Data limite de participação
- Como será sorteado o vencedor
- Onde será anunciado o vencedor
Legislação
Por lei, se o factor de atribuição do prémio, seja valor económico ou equivalente, se pretender com sorte ou com azar, o concurso deve ser comunicado ao Ministério da Administração Interna 15 dias antes do seu início. Também deve ser pago um montante de cerca de 500€ para taxas.
“Modalidades Afins de jogos de fortuna ou azar são as operações oferecidas ao público em que a esperança de ganho reside conjuntamente na sorte e perícia do jogador ou somente na sorte e que atribuem como prémios coisas com valor económico.Ex: Tômbolas, sorteios, concursos publicitários, concursos de conhecimento e passatempos”
Para evitar toda esta burocracia, a solução é criar passatempos cuja escolha dos vencedores passe por critérios subjectivos, tal como a escolha de frase ou foto.
Assim, se não existir o elemento “sorte”, não precisas de considerar os elementos legais.
Exoneração do Instagram
De forma a exonerares as responsabilidades do Instagram (ou do Facebook), deves apresentar uma frase que demonstre ao teu público que a rede social nada tem a ver com aquilo que estás a promover. Por exemplo: “Uma exoneração completa do Instagram de toda a responsabilidade por cada inscrição ou participante; e o reconhecimento de que a promoção não é de forma alguma patrocinada, aprovada, administrada ou associada ao Instagram.”
Como apurar vencedores aleatórios
Posto isto, e se quiseres arriscar fazer um sorteio com vencedor aleatório, eu costumo usar o site Sorteiogram.com para apurar os vencedores. É rápido, intuitivo e gratuito!
Conclusão
Realizar sorteios no Instagram, como viste, é algo bastante fácil de fazer. No entanto, embora 99% das marcas e influenciadores digitais estejam a fazer os sorteios da forma menos correcta, por não seguirem as indicações legais e do próprio Instagram, podes sempre encontrar alternativas que não te coloquem questões legais de futuro.
Olá, gostaria de saber se é permitido impulsionarmos os posts do Giveaway, ou seja, fazer publicidade para que o alcance seja maior que apenas orgânico.
Isso é permitido?
Olá Bruna, claro que sim!
Olá Bárbara.
Pergunto-te se podes recomendar alguns mecanismos de sorteio para determinar o vencedor de um que pretendo criar passatempo, obrigado.
Olá Filipe,
Tal como indicado no artigo, recomendo o Sorteiogram.com.
Um abraço
Olá Bárbara.
Pergunto-te se podes recomendar alguns mecanismos de sorteio para determinar o vencedor de um passatempo que pretendo criar, obrigado.
Olá Filipe,
Tal como indicado no artigo, recomendo o Sorteiogram.com.
Um abraço