Como fazer um repost no instagram

Repost no instagram: O que é e como fazer

Ao contrário de outras redes sociais, o layout do instagram tem uma peculiaridade: apenas te deixa ver um post inteiro de cada vez. É um pequeno facto que muitas pessoas nem se apercebem, mas é algo que é crucial para prender a atenção de quem está a fazer scroll down.

No Facebook por exemplo, consegues ter dois posts no teu ecrã. Isto faz com que tu dividas a tua atenção e só te foques naquele post que foi momentaneamente mais chamativo. No Instagram isto não acontece. A cada scroll down que fazes, tens apenas uma imagem ou vídeo para dedicar a atenção de cada vez. Isto é óptimo para os criadores de conteúdo, pois torna-se mais fácil de cativar as pessoas. Este tipo de interface entre a aplicação e o utilizador, abre também espaço para que cresça o desejo de fazer um repost no instagram de alguma fotografia ou vídeo que encontres.

O que é um repost ?

Literalmente, a expressão “repost” significa “postar novamente”. Ou seja, publicar novamente. No caso das redes sociais, significa voltar a publicar um conteúdo nosso antigo ou, muitas vezes, (re)publicar um conteúdo de outras páginas.

É muito comum vermos marcas a fazer repost de publicações dos seus clientes, quando são identificadas. Assim, partilham a fotografia do usuário a utilizar os seus produtos ou serviços dentro do seu próprio feed.

Antes que o faças, lembra-te que existem direitos autorais, e tens sempre de pedir autorização ao criador/dono do conteúdo para poderes copiar o mesmo. Podes fazê-lo com um pedido deixado nos comentários ou mesmo por mensagem directa. A resposta positiva de quem de direito, é suficiente para que possas usar esse conteúdo na tua página.

Como fazer um repost no instagram

Então vamos a como fazer um respost no instagram. Existem várias Apps que te permitem usar as fotos ou vídeos que queres copiar. Podes também, no caso de fotografias, fazer um screenshot da foto em questão e recortar antes de a postares.

Vou partilhar contigo apenas algumas das apps que já usei e que recomendo pela facilidade com que se trabalha com elas.

Repost for Instagram

1- Download da app “Repost for Instagram”

Faz o download da app, que funciona tanto para IOS como para Android. Esta app integra-se directamente com o Instagram, facilitando assim a partilha de conteúdos entre outros users e o teu serviço móvel.

2- Escolhe o conteúdo

Abre o teu Instagram e escolhe a foto/vídeo que queres copiar. Vai à galeria original onde a fotografia ou vídeo se encontram, e carrega na mesma para ficares com uma full view.

3- Copia o URL do conteúdo

Assim que tiveres a full view da foto ou vídeo em questão, clica no ícone “…” do canto superior direito. Das várias opções escolhe “Copiar Ligação” ou “Copy Share URL” se tiveres o inglês como língua pré definida.

4- Abre o “Repost for Instagram”

Assim que abrires esta App, o post que copiaste irá aparecer automaticamente na homepage da aplicação. Clica na “seta” no canto superior direito para teres acesso poderes editar como é que queres que o ícone de repost apareça na tua foto. Quando tiveres decidido, clica no botão de “Repost” e depois “Copy to Instagram”. Agora já te vai aparecer a página familiar de edição da imagem do Instagram, antes de postares.

5- Edita o conteúdo

Após a edição, clica “next” e, se quiseres, podes fazer referência ao post original. É recomendável que o faças, não só para que não te acusem de usares conteúdo que não é teu indevidamente, mas também para que te vejam como alguém transparente e honesto.

Quando estiveres pronta, é partilhar o posto como o costumas fazer sempre!

InstaRepost

1- Download da App

Esta App é igualmente compatível com IOS e Android.

2- Dá permissões

Abre o InstaRepost, faz login com as tuas credenciais do Instagram e autoriza o acesso a fotos, amigos e outros conteúdos similares, associados à tua conta.

3- Procura os conteúdos.

Pelo InstaRepost, tens acesso aos conteúdos do teu feed do Instagram, não sendo preciso ires à aplicação do Insta para procurar o que desejas. O InstaRepost apenas mostra uma pequena selecção de fotos do teu feed. Portanto, se sabes o que procuras, clica na “lupa” na barra inferior da App e acede ao menu de pesquisa. Digita o nome do user do qual queres fazer repost e procura o post que pretendes.

4-Guarda a foto

Quando encontrares a foto que pretendes, clica na “Seta” no canto inferior direito. Depois clicas repost e repost novamente. A foto irá ficar guardada na tua galeria. Agora vai ao teu Instagram e vai à tua galeria. Lá está a foto que guardaste!

 5- Edita, adiciona uma citação e partilha.

Agora estás já no ambiente que conheces. Edita a foto ao teu gosto, clica “Next” e escreve o que pretendes. Convém relembrar novamente, cita a fonte de onde tiraste a imagem e dá créditos ao seu criador. Quando tiveres tudo pronto, partilha, como qualquer outro post.

DownloadGram

1- Escolhe o conteúdo que queres, no teu Instagram

O DownloadGram não é uma app, pelo vais começar primeiro por escolher o conteúdo que queres do Instagram. Quando escolheres, clicas no ícone “…” no canto superior direito do mesmo, e “Copiar ligação”. A funcionalidade é igual tanto para IOS ou Android.

2- Acede ao DownloadGram

Agora vais abrir o teu navegador de internet, e pesquisar por “DownloadGram”. Podes também ir directamente pelo site “downloadgram.com”. Cola a ligação anterior na caixa que aparece na homepage do site e depois clica em “download”.

3- Faz download do conteúdo

Foste direccionado para uma nova página, com o conteúdo pronto para download. Clica em “download” e posteriormente clica em “guarda imagem”.

 4- Acede ao Instagram

Já tens a foto guardada na tua galeria, portanto está na hora de ires ao Instagram e começar a fazer aquilo que já sabes. Edita a foto, dá créditos ao seu criador e partilha no teu feed!

Conclusão

Agora que já sabes como fazer repost de conteúdos que gostes, podes diversificar ainda mais o teu perfil, com conteúdos de qualidade, de users que te inspirem e se enquadram com a tua marca pessoal. Nunca te esqueças de citar a origem do conteúdo e aproveitar isto para te envolveres com a tua comunidade e pedir-lhes também sugestões e opiniões!