Já alguma vez pensaste como é que as pesquisas no Instagram funcionam? Recentemente o responsável máximo do Instagram explicou tudo sobre esta ferramenta. E agora perguntas, porque é que isso é importante? Ora, importa e muito, pois é através da pesquisa que muitas pessoas te podem encontrar nesta rede social, seja pelo teu nome, atividade ou alguma palavra chave associada a ti ou à tua marca.
Como se classificam as pesquisas?
As pesquisas que são feitas no Instagram recebem uma classificação de acordo com o perfil do utilizador. Isto significa que pesquisas iguais por pessoas diferentes podem originar resultados distintos, porque a sua atividade na plataforma influencia este resultado.
Ao contrario do Feed ou Stories, onde o Instagram apresenta-nos informação que considera ser a mais pertinente, a classificação das pesquisas tem informação crucial que é a intenção explicita do que pretendemos encontrar. Como não utilizam apenas as palavras pesquisadas, a plataforma também pretende descortinar o que queremos através da nossa atividade, ao que lhe chamam sinais, daí a necessidade de criar uma classificação.
Como não podia deixar de ser, o sinal mais importante na classificação é o que se pesquisa. Se escrevemos comida, não nos vai aparecer contas e resultados sobre carros, mesmo que seja esse o conteúdo com que mais se interaja. A informação que utilizam como referência para apresentar como resultado são os username, bio, legendas, hashtags e lugares.
Em segundo lugar na classificação está a atividade. Inclui as contas que seguimos, posts que são vistos e a interação que se teve com as diversas contas no passado. As contas e hashtags que seguimos aparecem à frente das restantes. Por último, a informação de cada resultado a apresentar. Quando a pesquisa origina muitos resultados, os sinais mais populares têm prioridade. Isto inclui o número de cliques, likes, partilhas e seguidores em cada conta, hashtag ou lugar.
Como é que o Instagram te ajuda a aparecer nas pesquisas?
Agora que já sabes como é que funcionam as pesquisas no Instagram, importa saber como é que podes utilizar isso para benefício da tua página. Quando alguém pesquisa por ti ou pela tua página no Instagram, queres certamente aparecer nos lugares de relevo, que são os primeiros. Começando pelo óbvio, o nome do teu perfil deve corresponder ao tipo de conteúdo que apresentas. Se já és conhecido, deves utilizar o nome pelo qual as pessoas mais te conhecem ou à tua marca.
Inclui palavras chave relevantes e localizações na tua bio. Como as pesquisas e os resultados são baseados em texto, tens que colocar palavras que expliquem quem és, sobre o que é o teu perfil, na tua bio. Se a tua página é de um negócio local, então partilha a tua localização na bio para facilitar que pessoas na tua área te encontrem. Por fim, utiliza também palavras chave e hashtags relevantes na legenda dos teus posts para que seja encontrado. Atenção, o texto e as hashtags são na legenda e não nos comentários!
Qual é o futuro das pesquisas?
Para facilitar a utilização da rede social, o Instagram criou a pesquisa. Mas em breve, irão ser lançadas novas funcionalidades que permitirão utilizar a pesquisa para muito mais, por exemplo, como ferramenta de descoberta e de criatividade. Uma das alterações para ajudar a explorar a rede social é associar imagens e vídeos aos termos pesquisados. Assim, serão retornados como resultado esse conteúdo invés de páginas e hashtags. Isto será relevante principalmente quando as pessoas não estão à procura de um perfil em particular, mas sim de conteúdo relacionado com a pesquisa.
Com estas novidades sobre como funcionam as pesquisas no Instagram, aproveita e revisita a tua bio e altera a tua informação, se necessário. Partilha com amigos e questiona se o texto que utilizas é o mais indicado para descrever o teu perfil. Verifica também a forma como estás a criar as legendas das tuas fotos e vídeos. Não te esqueças de utilizar palavras chave relevantes e de não colocar as hashtags nos comentários. Não estás a ter sucesso com o conteúdo que partilhas? Fala comigo e iremos identificar em conjunto como é que podes melhorar e alcançar os teus objetivos.