Apesar de ainda poder existir a ideia de que ter um blog é por si só suficiente, vou-te já dizer que não, não é. E se pensas que o instagram e o blog não são compatíveis, e que o teu grande foco deve ser única e exclusivamente o blog, estás errado. Em breve vais perceber como podes promover o teu blog no Instagram, e aumentar as visualizações e autoridade online.
Então imagina: o teu blog é a tua casa. Criaste conteúdo relevante e de qualidade, tens o blog bem estruturado, interessante e tudo mais, mas falta-te o mais importante: leitores. Falta-te criar ou fazer crescer a tua comunidade. E como o vais fazer? Pergunto-te: qual o melhor sítio na internet para promoveres o teu blog? Pois é, no Instagram. O Instagram não é o centro da tua presença digital, mas vai ser a via que vais usar para levar as pessoas a entrar no teu blog, a porta para a tua casa!
O Instagram, para além de ser um foco de concentração de milhões de utilizadores diariamente, tem uma forma única de se apresentar, e ferramentas que ajudam e muito a que possas promover o teu blog. Tendo em conta que a grande maioria de todos os negócios têm presença online e no Instagram, se o teu blog é o teu negócio, estás à espera de quê para marcares a tua presença nesta rede social?
Como promover o blog no Instagram?
Quer tenhas já um blog criado e estruturado ou não, o teu Instagram tem de condizer com o teu blog. O conteúdo de um não pode ir contra o conteúdo de outro. As cores, a estrutura, tudo tem de ser reflexo um do outro e da tua marca . Não vais pôr uma porta rosa choque numa mansão renascentista, certo?
Outro aspeto importante, é que, pelo Instagram, consegues criar uma interacção diária, e reforçar o laço que tens com a tua comunidade. Através de posts, vídeos e stories, consegues usar o conteúdo do teu blog, transportá-lo para o Instagram (claro que tens sempre de adaptar) e assim reforçar a presença no dia-a-dia da tua comunidade.
Para começar há várias coisas que tens mesmo de fazer:
- Conecta o teu perfil de Instagram com o teu blog , aprende “aqui” https://help.instagram.com/356902681064399
- Adiciona o link do teu blog à tua descrição no Instagram;
- Quando fizeres vídeos, lives, streams, menciona que estás presente no Instagram, para que a tua comunidade te possa seguir mais avidamente;
- Adiciona o teu perfil de Instagram na assinatura de e-mail;
- Faz o mesmo para as tuas Newletters;
- Adiciona o URL do teu perfil de Instagram no caixa de autor do teu blog.
Roma floresceu porque “todas as estradas vão dar a Roma”. Portanto, toda a tua presença online deve ser uma via de entrada no teu blog. Sendo o Instagram quase que uma auto-estrada, vamos lá ver o que tens de fazer para a aproveitares da melhor maneira!
Apresenta-te
Na tua bio do instagram, tens de te apresentar. Sê sucinto, nada de grandes textos, e foca-te no importante: quem és e o que fazes. Depois tens de colocar um “call to action”, apelando a uma acção da parte de quem te visita e insere o link to teu blog! Olha o meu exemplo:
Cria conteúdo relevante e de qualidade
A regra de ouro! Conteúdo relevante e de qualidade é o que atrai a tua comunidade, é o que os torna fiéis a ti. Se já tens o blog a correr e bem, aproveita conteúdo que já tenha provado ser atractivo pela tua comunidade. Usa as tuas melhores fotos, os teus melhores artigos, adapta ao instagram e publica.
Isto até te permite direccionar a tua comunidade, ou os novos membros, a posts antigos que já tenhas feito, fazendo assim também um reaproveitamento de conteúdo.
Faz um print do teu último post
Que melhor forma de atrair a tua comunidade para ler em primeira mão o teu último artigo, se não através de uma story ou publicação? Faz um print do título, acrescenta uma pequena descrição e atira um call to action com o link abaixo!
Interage com outros bloggers
Qual a melhor forma de fazeres sentir a tua presença numa festa quando entras sozinho? Começa a falar com alguém! E na internet não é diferente. Segue outros bloggers com que te identificas, faz like e comenta os conteúdos que publicam.
As pessoas são curiosas, por vezes vão ver quem comentou e quem sabe ganhas aí mais um seguidor no teu Instagram e consequentemente no teu blog também. Este método é lento, necessita de tempo, mas é uma forma de aumentar o engagement e a tua comunidade.
Partilha um “behind the scenes”
As pessoas adoram ver como é que as coisas são feitas, e para além disso, ajuda a dar aquele toque humano ao teu perfil. Quantos takes foram precisos para aquela tua foto incrível? Que bloopers ficaram durante as gravações daquele vídeo? Onde costumas escrever os teus artigos?
Os behind the scenes são uma forma de te entregares mais intimamente à tua comunidade e de fortalecer a ligação que têm contigo.
Sê consistente
Tanto no blog como no Instagram, consistência são palavras de ordem. Decide os dias e as horas que vais publicar, e a tua comunidade vai saber quando esperar algo teu. As pessoas gostam de rotinas, gostam de sentir que sabem o que vem a seguir. No dia que costumas publicar, grande parte da tua comunidade passou o dia a pensar nisso e está ansiosa pela hora de ver o que vais apresentar. É a mesma sensação de quando estás à espera do próximo episódio daquela série nova que andas a acompanhar!
Publicita as novidades
Cada vez que fugires à regra do que é a tua rotina de publicações, avisa a tua comunidade! Vais fazer um live, lançar um workshop ou um e-book novo? Então começa a preparar umas stories para que toda a tua comunidade saiba! Vai preparando o lançamento, criando interacções e a focar toda a atenção para o novo produto e para a data que vais lançar!
Usa o Instagram Ads
Os anúncios no Instagram permitem-te alcançar muito público, de forma relativamente barata. Escolhe o teu post de maior sucesso, e publicita-o. Vai aparecer a centenas ou milhares de pessoas que o Instagram, através do seu algoritmo, acredita que se identificam com o teu conteúdo.
Este método pode aumentar em muito o alcance da tua página e consequentemente do teu blog, contudo não abuses dele, pois vais perder credibilidade. Certifica-te que quando o fizeres já tens bastante conteúdo de qualidade para apresentar, se não quem te visitar não vai ficar.
Ah, e não te esqueças, se já tiveres mais confortável com a área digital, de recorrer ao Facebook Ads para anúncios ainda mais segmentados e poderosos!
Conclusão
Assim, como podes ver, um bom uso do teu instagram pode impulsionar muito o teu blog. Aprende a usar esta rede social da melhor forma possível, a teu favor e terás resultados incríveis!
Não te esqueças que tenho um manual super completo para te ajudar nesta jornada de ter um blog. O “Guia do Blogger” foi feito a pensar em ti, que queres começar um blog ou que já tens um mas queres dar o passo em frente”.