Como terminar um artigo no blog (e deixar uma impressão duradoura para os leitores)

Introdução, desenvolvimento e conclusão. Foi assim que nos ensinaram, na escola primária, a escrever textos. Com o blog não deve ser diferente. Os artigos no teu blog devem seguir esta sequência lógica, que ajuda os teus leitores a seguir o fio condutor e narrativo.

Não há uma fórmula científica, mas há algumas formas interessantes de terminar um artigo no blog que ajudam a deixar uma impressão duradoura nos leitores e com vontade de voltar para ler mais.

O final de um artigo pode ser a parte mais importante do teu conteúdo, se souberes o que lá colocar. E porquê? Porque esta parte do teu artigo pode ajudar ao engagement e aumentar o número de leitores, e porque é da conclusão que os leitores mais se recordam.

Como terminar um artigo no blog (e deixar uma impressão duradoura para os leitores)

Resume os pontos principais

Recapitula o que acabaste de escrever. Aqui está a tua oportunidade final de explicar a importância da tua mensagem e ajudar os teus leitores a lembrarem-se de tudo o que escreveste, até porque alguns leitores saltam uma grande parte do texto até às partes mais fáceis de ler.

Pede aos leitores para partilhar o teu artigo

Usar o boca a boca é uma maneira eficaz de aumentares a tua popularidade para as mesmas pessoas na mesma área. Embora algumas pessoas já o façam por livre e espontânea vontade, nunca é demais pedir que partilhem o teu artigo. Podes sempre dizer algo do género “Achaste este artigo útil? Partilha-o com um amigo!”, desde que seja uma sugestão e não pareça uma obrigação.

Faz uma pergunta para incentivar a discussão

O teu público poderá ter algumas perguntas relacionadas com o teu artigo, e tu deverás liderar essa conversa. Perguntas simples como “que estratégia funcionou bem no teu blog”, ou “já experimentaste este produto? Se sim, o que achaste dele?”. As respostas podem, inclusive, dar-te ideias para outros artigos e gerar uma comunidade no teu blog. No entanto, não deixes os comentários por responder. Tenta fazê-lo sempre de forma diplomática, incluindo se receberes comentários negativos.

Promove os teus produtos ou serviços

Tens um produto ou serviço que estão relacionados com o conteúdo do teu artigo? Então não deixes de o mencionar e promover junto dos teus leitores. Afinal de contas, nunca sabes quem poderá estar à procura daquilo que tu ofereces. Colocares essa informação antes de terminares o teu artigo é uma excelente forma de conversão em vendas. E, por falar em vendas, podes inclusive incluir links de afiliados, se fizerem sentido no teu artigo/blog.

Resumindo

O final do teu artigo é um espaço de imenso potencial, onde podes reter leitores, apelar à sua ação e envolvimento e, inclusive, à conversão em vendas. Se tiveres mais dúvidas sobre como redigir artigos para o teu blog, não deixes de conhecer a Consultoria para Bloggers & Influenciadores Digitais, que te poderá apoiar neste e em outros temas.

Comentar