Cria um blog durante a quarentena (passo-a-passo)

A grande maioria de nós vai passar vários dias em casa, de quarentena. É importante que respeitemos as orientações das entidades competentes e que, portanto, respeitemos a quarentena.

Se já andas há muito tempo a pensar criar um blog, não tens desculpa para não aproveitares estes dias em casa para pôr mãos à obra e fazeres de 2020 o ano em que, finalmente, lanças o teu projecto.

Fiz uma lista de alguns dos (vários) passos que precisas de dar para criar um blog. Apesar de ser um processo relativamente complexo, criar um blog é mais fácil quando temos apoio ou sabemos por onde começar.

Cria um blog durante a quarentena (passo-a-passo)

1. Escolhe um tema que te apaixone e no qual tenhas experiência. Não vale a pena escolheres um blog apenas porque achas que o tema dá dinheiro. Se não gostares verdadeiramente do assunto e se não tiveres experiência nele, não terá sucesso.

2. Estabelece o teu público-alvo e cria personas. Se souberes exactamente para quem queres escrever, mais fácil será a criação dos teus conteúdos e a forma como comunicas para eles.

3. Escolhe um nome impactante, fácil de dizer e escrever, e que se relacione facilmente com o teu nicho. Testa vários nomes para veres qual o que soa melhor.

4. Verifica se o domínio está disponível, bem como os usernames das redes sociais. O ideal é que o nome do teu projecto seja uniforme em qualquer plataforma para ser mais fácil encontrar-te por lá.

5. Decide qual a plataforma na qual queres iniciar. Recomendo o Blogger, por ser mais fácil para quem está a começar e, ainda assim, permitir resultados bastante profissionais.

6. Escolhe um template adequado às tuas necessidades e edita-o até conseguires ter um blog com o design que pretendes.

7. Planeia os conteúdos que terás de lançar primeiro. Faz uma lista de todas as tarefas que terás de fazer antes de anunciares, oficialmente, o teu blog.

Se quiseres apoio na criação do teu blog, desde o momento de decidir o tema, estabelecer o público até mesmo à criação do blog, logotipos e redes sociais, não deixes de recorrer às sessões de Consultoria para Criação de Blogs. Dou todo o apoio para quem quer criar um blog de raiz mas não sabe por onde começar.

Comentar