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Com o terminar de mais um ano, tens que começar a planear o seguinte. Como falhar planear é planear falhar, quanto mais cedo iniciares esta tarefa melhor. Mas não te preocupes, porque estou aqui para te ajudar. Pelo menos quanto à criação de conteúdo, pois este artigo serve para te ajudar a criar um calendário de conteúdos para pulicares no teu blog em 2022.

Planear para o sucesso

Criar conteúdo pode ser desgastante. Com o aproximar da data de finalização a pressão é cada vez maior e isso pode trazer problemas, como bloqueios de criatividade. Para mitigares esses problemas, o melhor que podes fazer é criar um calendário de conteúdos para o teu blog.

Com um calendário, sabes sempre o que necessitas de escrever. Ajuda-te a planear as tuas necessidades e a seres mais consistente. Não só melhora o teu processo criativo como também melhora a tua relação com a tua audiência. Deixo-te as seguintes dicas para fazeres o teu calendário.

Verifica o conteúdo já criado

Antes de determinares o que terás que escrever, volta primeiro aos posts dos últimos 12 meses. Sabes quais é que foram mais bem sucedidos? E os piores? Qual foi o feedback da tua audiência? Que posts é que levaram mais tráfego ao teu site? Os mais lidos foram os mais curtos ou os mais extensos?

Procura responder a estas perguntas para encontrares tendências que possas aplicar nos próximos posts. Identifica temas mais procurados, tipo de escrita aplicada e cruza com a forma como te sentias ao criar o conteúdo. Aqueles em que te sentias com menos motivação ou à vontade, poderão ser os piores (ou não).

Tendências a seguir

O passado não serve para tudo, mas entenderes o que resulta melhor é um grande indicador para o que deves fazer no futuro. Depois de identificares os melhores temas a desenvolver, verifica os blogs semelhantes ao teu e procura os temas que também têm mais sucesso. Se a audiência é a mesma, o gosto também será.

Não significa copiar, até porque terás sempre que ser original e diferente. Caso contrário, não agarrarás a atenção da tua audiência. Mas, a um nível mais geral, terás novas ideias para temas. Faz também alguma pesquisa e verifica se há algo novo sobre a tua temática. Não te esqueças de relacionar o conteúdo com a altura do ano, se for relevante. É o caso do ano novo, Carnaval, Páscoa, Verão, Natal, entre outras.

Além de todas as tendências e festividades, terás sempre que escrever sobre o que te motiva e alegra. No final de contas, é por isso que tens um blog. Se não for para produzir conteúdo que te entusiasme, nem vale a pena todo o esforço. Por isso, escreve sobre o que mais gostas, mesmo que não te traga muitos seguidores. Se não for algo muito apreciado, podes sempre balancear com o restante conteúdo a produzir.

Como organizar o calendário

Como já sabes sobre o que escrever, agora é necessário criar o calendário com os posts em concreto. Divide os vários temas em subtemas e volta a dividir os subtemas em posts. Assim, crias um título para cada post, que irás colocar no teu calendário para te guiar na criação do conteúdo. Exemplo, se escreves sobre jardinagem e o tema é fertilizantes, crias vários subtemas, por exemplo, fertilizantes sintéticos ou fertilizantes orgânicos. Dentro desses, cria títulos de posts, por exemplo, “Os maiores problemas na utilização de adubo químico”.

Verifica os posts dos últimos meses para te certificares que não repetes títulos. Determina a periodicidade de publicação (se mensal, diário, bissemanal, etc.) dos posts no teu blog. Agora, no teu calendário (podes utilizar uma app, folha Excel ou mesmo papel e caneta) coloca os títulos em cada dia a publicar, junto com dicas que possam ajudar na sua criação.

De acordo com a periodicidade e com a tua produtividade, determina quanto tempo antes é que terás que escrever. Por exemplo, se publicas duas vezes por semana e só consegues escrever dois artigos por semana (não poderá ser menos, caso contrário não terás artigos suficientes), terás que verificar todas as semanas quais são os artigos da semana seguinte e criar os mesmos.

Conclusão

Com um planeamento decente, o teu trabalho ao longo do ano fica mais fácil. Assim, vale sempre a pena o sacrifício inicial. E mesmo que não tenhas todos os títulos fechados para o ano todo, ficarás sempre com alguns meses já preparados. Aproveita todas as dicas para criar o teu calendário de conteúdos para 2022 e outras no blog.

Para te dar outra energia, poderás também alterar a forma como crias o teu calendário. Experimenta por exemplo as agendas de 2022 que tenho disponível aqui. Às vezes, são pequenos pormenores que te trazem mais alegria.