Tenho referido bastante o poder que o Pinterest tem para ajudar a impulsionar a presença digital. Desde que me comecei a dedicar mais activamente à publicação assídua neste motor de busca – sim, o Pinterest não é uma rede social – que as pageviews aqui ao site dispararam em flecha!
Não há dúvidas de que o Pinterest é importantíssimo para quem tem um blog e um site em quase todos os nichos mas, caso não estejas a optimizar a tua presença no Pinterest, estarás apenas a perder tempo e trabalho.
Precisas de fazer com que os teus pins sejam encontrados aquando de certas pesquisas e é aí que entra o SEO – Search Engine Optimization – desta vez direccionado para o Pinterest. Continua a ler para descobrires várias dicas de SEO para Pinterest e disparares a tua presença por lá!
Dicas de SEO para Pinterest
Descrição no perfil
Quando crias a tua conta, deves colocar uma fotografia tua ou logotipo da tua marca/negócio, escolher o teu nome de usuário e escrever uma biografia. Aí, deves escrever, e descrever, as keywords mais importantes relacionadas com o teu projecto. Por exemplo “Bárbara Bação – Consultoria e Dicas de Instagram, Marketing de Influência e Blogueiras.
Pastas
Cria pastas bem segmentadas, com um nome e descrição. Por exemplo, criei pastas (boards) com o nome “Dicas para Instagram” e, na descrição, coloquei algo como “Neste álbum vais descobrir as melhores dicas de Instagram para impulsionar os teus conteúdos digitais”. Pensa em nomes fáceis e directos, que qualquer utilizador identificaria ou pesquisaria.
Confirma o teu domínio
Se criaste um Pinterest, provavelmente tens um blog ou um site associado. Confirma sempre o teu domínio porque pode melhorar os resultados, uma vez que aumenta a relevância dos teus pins. Para além disso, ainda te vai permitir aceder ao painel de estatísticas do Pinterest.
Nome do Pin
O nome do Pin tem de estar relacionado com o conteúdo, bem como a imagem. De nada serve escreveres um título mais chamativo apenas para suscitar o clique se, depois, o usuário se vai sentir enganado.
Descrição do Pin
Deve ser criativa, mas também específica para ajudar os usuários a encontrar a imagem que estão realmente à procura. Na descrição podes e deves usar keywords (palavras-chave) e/ou hashtags, mas nunca em excesso. Por exemplo, num pin com dicas para ganhar seguidores no Instagra, posso colocar as seguintes hashtags ou keywords após a descrição: #dicasparainstagram #dicasinstagram #crescernoinstagram ou dicas para ganhar seguidores no Instagram, crescer no Instagram. A ideia é que sejam sempre relacionadas com o pin em questão, e não apenas “click bates”.
Conclusão
Uma boa presença no Pinterest pode levar a milhares de visualizações mensais ao teu site ao blog, por isso não descures uma optimização a todos os níveis.