Escrever para blogs ou redes sociais acaba por não ser simples. Tens que apelar aos sentimentos de quem está a ler, fazer com que a mensagem passe e continuar a manter a atenção da tua audiência. Com isto tudo, é fácil a tua escrita às vezes não ser perfeita. Contudo, isso pode passar várias mensagens, como arrogância ou falsidade e tornar os teus artigos menos pessoais. Para evitar que isso te aconteça, vou te dar dicas de escrita que fazem os teus artigos ser mais humanos.
Evita o uso de jargão
Se escreves para um nicho, é possível que utilizes muitas palavras e expressões que apenas essas pessoas costumam conhecer. Mas, se a tua audiência é mais abrangente, não caias no erro de utilizar siglas que apenas criarão dúvidas.
Se quiseres utilizar siglas, escreve primeiro o que significam. Depois, podes usar a sigla as vezes que quiseres. Se for uma expressão ou uma palavra que não é do conhecimento do comum mortal, explica em poucas palavras o que significam.
Não utilizes pontos de exclamação
É normal estares com entusiasmo ao lançar algo e quereres passar esse sentimento para a escrita. No entanto, a forma que muitas pessoas utilizam para o fazer é através da utilização de pontos de exclamação.
Ao usar esse ponto não estás a tornar a mensagem mais excitante. O efeito é o contrário, porque a ideia que passa é que estás a querer compensar algo. Para o fazeres da forma correta, utiliza palavras.
Relê antes de publicar
Podes pensar que os erros ortográficos são identificados pelo programa que utilizas e que depois está pronto a publicar. Mas, os piores erros não são os ortográficos. São as palavras bem escritas no local errado.
Há frases que são importantes e que se transformam numa piada apenas porque uma palavra tem uma letra a mais. Há também o problema dos pleonasmos, como adiar para depois, panorama geral ou conclusão final. Cria alguma distância e revê o teu texto algum tempo depois de o escreveres.
Escreve para quem te lê
Pode parecer parvo, mas tens que escrever para quem te está a ler. Isto significa falar menos sobre ti e mais sobre a tua audiência. Evita usar muitas vezes “eu”. Isto faz com que o texto seja de ti para ti. A ideia é criares uma ligação com quem te lê, por isso utiliza mais “tu”, “teus” ou “tuas”.
Escrever não é fácil. Ter as ideias todas arrumadas e conseguir cativar as pessoas às vezes parece uma missão impossível. Tornar os textos mais humanos significa fazer com que quem está a ler sentir que está a falar contigo. E quando consegues estar nesse patamar, passas a ter uma comunidade.
Começa já a utilizar as dicas de escrita para que os teus artigos fiquem mais humanos. Não te esqueças de visitar o blog para outras dicas e de me seguir no Instagram e Facebook.