A biografia do Instagram ainda é desvalorizada por muitas pessoas mas a verdade é que tem um potencial tremendo. É a primeira coisa que alguém vê quando entra no teu perfil e, portanto, é o espaço ideal para reflectir o que trata a tua página e até mesmo a tua personalidade.
Muitas vezes, é o elemento decisor entre seguir-te ou não. Entendes agora a importância de uma biografia poderosa? O problema, contudo, é que o número de caracteres permitido é reduzido, o que te vai obrigar a seres muito específica/o.
Neste artigo vou-te deixar algumas dicas para uma biografia poderosa no instagram – que te ajude a causar uma boa primeira impressão a quem chegue e que converta os novos visitantes em seguidores e membros da tua comunidade. E isto aplica-se tanto a marcas/negócios, como a influenciadores digitais. Vamos a isso?
Dicas para uma biografia poderosa no Instagram
Optimiza a tua fotografia de perfil
Antes de clicarem em qualquer link, os usuários vão ver a fotografia do teu perfil. Se for uma fotografia desfocada, sem qualidade ou demasiado amadora, provavelmente não te vão dar a credibilidade necessária.
Se tiveres uma marca ou fores um negócio, provavelmente o logotipo será a melhor opção para colocares. Mas lembra-te que deverá ser em formato redondo, para que não se perca informação relevante.
No caso de seres um criador de conteúdos, ou seres uma “marca pessoal”, o recomendado é usares uma foto do teu rosto. Procura uma fotografia com um ar profissional, em que se veja bem o teu rosto. E, se possível, onde estejas a sorrir. Mais uma vez, uma fotografia com boa iluminação e nitidez.
Mostra o teu nicho
A tua biografia deve mostrar a missão do teu negócio ou do teu conteúdo. É aqui que deves dizer quais são os problemas que resolves, de forma directa. No meu caso, como sou Consultora de Influenciadores Digitais, essa informação consta na minha bio.
Aproveita a “clicabilidade”
Na tua biografia, todas as hashtags (#) e tags (@) são clicáveis. Por isso, se tens outros perfis associados ou alguma hashtag espeífica relacionada com o teu conteúdo, podes colocá-la aqui e convidar a tua comunidade a usar essa mesma hashtag ou a seguir também as tuas outras páginas.
É certo que as estarás a enviar para fora deste teu perfil, mas estarás a aumentar o alcance da tua comunidade.
Coloca a tua localização
Se tiveres um negócio físico, é escusado dizer o quão importante é teres a tua morada incluída, para que a tua comunidade saiba onde te visitar. Mas se tiveres um negócio virtual, é importante também saber qual é a tua origem, por exemplo.
No que diz respeito aos influenciadores digitais, muitos esquecem-se que colocar logo a cidade de onde são pode ser determinante para que algumas marcas os convidem para eventos ou que os considerem para determinadas acções de marketing. Não coloques a tua morada completa, apenas a tua cidade é o suficiente.
Configura os teus destaques
Os Destaques podem dar um grande boost ao teu engagement e até mesmo às vendas. Como as Instagram Stories desaparecem em apenas 24 horas, os Destaques são um espaço privilegiado para manteres, de forma permanente, as tuas Stories mais importantes. E, podendo agrupá-las em diferentes Destaques, tens possibilidade de falar sobre vários temas.
Por exemplo, eu criei Destaques para cada um dos meus ebooks, um para como funciona a Consultoria, outro com testemunhos e por aí fora. O céu é o limite no que diz respeito aos Destaques, mas importa teres lá apenas conteúdo relevante para o teu negócio ou perfil.
Conclusão
Espero que tenhas percebido o potencial tremendo da biografia do Instagram para o teu projecto, seja enquanto influencer ou enquanto marca. Começa já a pôr em prática estas dicas e conta-me os resultados!