Como dinamizar o negócio em tempo de férias ou quando se vai de férias? – Bárbara Bação

Bem, o sol começa a aquecer, as idas à praia ao fim de semana começam a fazer parte da rotina, é sinal que um dos momentos mais esperados do ano está a chegar! Quem é que não adora férias, não é verdade? Não fazer nenhum, de papo para o ar à beira de uma piscina ou do mar, convívios, patuscadas e sem ter que pensar em trabalho durante umas semanas!

Isto é a realidade para muitas pessoas, mas para empreendedores e donos de negócios próprios não é assim tão simples. Pelo contrário, o tempo de planear as férias chega mesmo a ser uma valente dor de cabeça. Se para uns é altura de não dedicar um pensamento que seja ao trabalho, para outros é impossível desligar, porque efectivamente grande parte do trabalho, para não dizer todo, depende única e exclusivamente de ti! Então como é que eu posso tirar férias se não posso parar o trabalho?

Primeiro vamos salientar uma coisa, toda a gente precisa de férias! Descansar a cabeça e recuperar energias é a melhor forma de retomares a tua actividade com novo ânimo! Isto pode fazer inclusive a diferença entre o sucesso ou insucesso do teu negócio, seja ele qual for.

Portanto vamos lá antecipar soluções para os problemas que possam aparecer, e livra-te de arranjares mais problemas ainda!

Planeamento

Sempre que se vai de férias, é preciso planear onde, como, quando, o que fazer, o que visitar, enfim, esta parte é comum a todos. Mas se tens o teu negócio a rolar, tens de planear a dobrar. Como está o teu volume de trabalho actualmente? Não é má ideia de todo tentares “arrumar a casa” antes de ires de férias. Começa por adiantar o que podes adiantar, faz listas de prioridades e de datas de entrega que tenhas de cumprir. Tenta cumprir o máximo possível para poderes aligeirar a lista de coisas para fazer naquelas semanitas em que vais sair.

Agora que já sabes o que terás de fazer durante a semana que estarás de férias, define um horário para o fazeres conforme o que tens planeado. Lembra-te, estás de férias, portanto não dediques mais que uma ou duas horas por ti às tarefas indispensáveis. Tu vais agradecer a distância e quem estiver de férias contigo também. Ninguém vai de férias para ficar fechado num quarto agarrado ao computador!

Delega Trabalho

Aqui está algo que custa a muita gente, porque ainda existe muito a ideia de que “eu sou indispensável e se eu não fizer isto mais ninguém sabe fazer como deve ser”. Esquece isso, se permitires que alguém te faça algumas tarefas que eram de exclusividade tua, vais ver que vai ficar tão bem feito como o farias. E aqui é outro segredo do negócio, delegar muitas vezes é ter de contratar alguém, mais gastos. Mas não penses nisso assim, de que te serve estares a ganhar e não conseguires disfrutar dos gastos depois?
Portanto, se tens uma equipa já formada, delega! Se não tens, contrata! Hoje em dias tens uma opção bastante válida, a assistência virtual! Se não tens mãos a medir ao trabalho, contrata uma AV para trabalhos específicos e permite-te mais tempo livre, especialmente de férias!

Avisa os teus clientes!

Da mesma forma que toda a gente precisa de férias, toda a gente percebe que alguém precise de férias! Fala com os teus clientes, avisa-os que irás tirar x dias de férias e quais os dias. Diz-lhes que já adiantaste algum do trabalho para essa altura e que tens tudo em mãos. Se alguém te ficar a substituir, é boa ideia que informes os teus clientes de quem será essa pessoa e que de forma os podem contactar em caso de necessidade. Se não tiveres ninguém delegado, pede-lhes para que não te contactem por telemóvel (se é que o fazem assim, não deviam). Qualquer assunto a tratar, que seja por email, para que vejas apenas nos tempos que definiste para dedicar aos assuntos de trabalho. Não queres estar naquele momento zen, ou a preparar uma actividade qualquer e receber aquela chamada que “tens mesmo de atender”, pois não? Se é chato para ti, imagina para quem está contigo.

Aproveita as férias!!

O ideal é que consigas organizar tudo de forma a que não tenhas de pensar em trabalho durante o teu período de férias, mas já sabemos que isso é difícil. Então experimenta uma coisa. Tu definiste 1 a 2 horas por dia para trabalhar, certo? Então só podes igualmente pensar e preocupar-te com o trabalho nessas horas! Sempre que fora desse horário pensares nalgum assunto pendente lembra-te “não é a hora de me preocupar com isso agora”. Em último caso anota apenas para pensares depois, mas não te consumas com isso! Aproveita o máximo do tempo de lazer que bem precisas. Um característica chata de muitos empreendedores é que não se sabem desligar do seu negócio, estando constantemente preocupados com o mesmo. Aprende a desligar, respira fundo e disfruta das tuas férias!

Não sabes como podes organizar o teu tempo para ires de férias? Não sabes se te podes dar ao luxo na tua área específica de negócio? Digo-te já que podes! Mas se tens dúvidas, fala comigo e vamos lá trabalhar para que possas ir de férias!