Porque deves investir em e-mail marketing no teu negócio

Porque deves investir em e-mail marketing no teu negócio

Possivelmente já ouviste falar em e-mail marketing e, com toda a certeza, já recebeste, na tua caixa de correio eletrónico, dezenas, se não centenas, de e-mails provenientes de campanhas de e-mail marketing.

O e-mail marketing é uma estratégia de Marketing Digital que se foca na comunicação entre uma empresa/negócio e os seus consumidores ou leads via e-mail.

Nos nossos negócios, cada vez mais, tendemos a depender das redes sociais para o crescimento do nosso negócio e subvalorizamos a importância do e-mail, mas a verdade é que o e-mail marketing é a melhor forma de captar clientes.

Alguns dos motivos porque deves investir em e-mail marketing no teu negócio estão aqui:

Grande alcance

Estudos dizem que, em 2019, o número de utilizadores de e-mail chegaria aos 2,9 biliões, mais de um terço da população mundial!

Este número terá sempre tendência a crescer, pois precisamos de um endereço de e-mail para navegar por toda a internet, para registos em sites, plataformas, etc. Imagina a quantidade de pessoas a que podes chegar através do e-mail.

Formato flexível

O e-mail é uma folha em branco que podes personalizar como entenderes para entregar conteúdo à tua audiência.

Não existem limites de caracteres, podes incluir as imagens, vídeos, GIF’s, que quiseres e podes adicionar links de acesso para mais conteúdo que tenhas noutra plataforma.

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Seguidores nas redes sociais não são clientes

Pensemos assim: se alguém te dá acesso ao seu e-mail, seja através do download de um freebie ou do preenchimento de um formulário, é porque essa pessoa tem interesse no teu negócio ao ponto de te dar acesso a um contacto direto contigo, passando de um simples seguidor, para um lead, um potencial cliente.

Muitos dos teus seguidores ainda nem sabem que precisam daquilo que tu tens para oferecer, estão na base do funil de vendas, enquanto que os teus assinantes de e-mail estão já um andar à frente no mesmo funil, mais próximos de estarem prontos a comprar o que tens para oferecer.

Através do e-mail podes nutrir uma relação mais próxima e personalizada com os teus leads, enviando newsletters, campanhas de descontos exclusivas, novidades do teu negócio, etc.

Os contactos da tua lista de e-mail representam um filtro no teu funil de venda, são aqueles que estarão mais preparados a comprar, quando lhes apresentares um produto, pois já têm uma relação mais próxima contigo e com o teu negócio.

Sou Influencer e não tenho produtos nem serviços para vender, fará sentido dedicar-me ao e-mail marketing?

A minha resposta a esta pergunta é um redondo: SIM! Em primeiro lugar, nas redes sociais dependemos sempre de um algoritmo para que o nosso conteúdo atinja o público desejado, assim como dependemos de uma plataforma terceira para crescer.

O Hi5 já esteve em grande e desapareceu, o Facebook também sofreu um declínio de utilizadores especialmente nas camadas mais jovens… O que nos garante que o mesmo não vá acontecer ao Instagram? Terias de começar tudo do zero noutra plataforma e voltar a captar seguidores que já eram dados como certos, anteriormente.

Com o e-mail marketing não dependes de terceiros, a tua lista de e-mails é perpétua. Mesmo que as plataformas mudem, as pessoas continuarão sempre a utilizar o e-mail. É como o nosso contacto telefónico online e, não existem transições por terceiros.

Em segundo lugar, tu podes não ter um produto ou um serviço agora, mas com o crescimento da tua presença digital haverás de o querer fazer e, nessa altura, já terás uma lista de e-mails com quem estás a nutrir relações há algum tempo e que estará pronta para comprar a qualquer momento.

Conclusão

Qualquer negócio deve ter uma estratégia de e-mail marketing, se quiser vender mais. O e-mail marketing continuou sempre a ter valor, mesmo quando as redes sociais mais utilizadas foram sendo recicladas, e isso não vai mudar tão cedo.

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