O que é o Empreendedorismo Digital – mitos e verdades – Bárbara Bação

Bem, quando falamos em empreendedorismo digital, estamos a falar de um universo gigante! Basicamente tudo o que possas fazer/gerir através do teu computador em casa, é um empreendimento digital. Ter um blog, ser influencer, gerir um negócio de ecommerce, prestar serviços online, sejam eles de assistência virtual, design, marketing, “you name it”. Existem “novas profissões” que apenas servem online, e existem “velhas” profissões que estão a migrar do espaço físico para o digital.

Agora, se juntarmos a parte empreendedora, que por si só implica inovação, querer fazer diferente, e muitas vezes sozinho, tens assim uma pequenina noção do que é empreendedorismo online.

Ora, correm muitas ideias relativamente a este tema por aí, e muitas vezes ideias que se contrariam! Ora haja quem diga que se ganha muito dinheiro online, ora haja quem diga que negócios online não dão nada. Ora se diz que quem tem um negócio online é “só” estar um pouco ao computador e não dá trabalho algum, outros que dizem que dá demasiado trabalho e nem querem saber. Vamos desmistificar isto!

Empreededorismo Digital

A maior parte dos negócios de empreendedorismo online são impulsionados por uma vontade do empreendedor em deixar de ter um “emprego convencional”, ou seja, aquele típico horário das 9h às 17h, muitas vezes a fazer algo que não se gosta, ou pela vontade de obter um rendimento extra, conciliando com o actual emprego. Por qualquer um dos motivos, há uma constante nos dois, irá requerer muito trabalho!

Portanto, se achas que ter um negócio online é fácil, bem podes tirar o cavalinho da chuva, porque não é de todo. Independentemente do tipo de negócio que vais começar tens sempre de ter a atenção a várias coisas antes de começares. Tens de ganhar conhecimento sobre a área de negócio, necessidades de investimentos iniciais (de capital e de tempo necessário para aprenderes sobre o tema), estudo de mercado, onde te vais posicionar, como te vais posicionar, como vais tirar lucros, que trabalho constante terás de ter já depois de meteres a máquina a funcionar, e podia ficar aqui a detalhar infinitamente detalhes que terás de ter em atenção, mas acho que já tens uma ideia geral. Há muito trabalho envolvido na criação deste teu novo projecto, e há muito trabalho envolvido no dia-a-dia de gestão do teu projecto.

Agora vamos lá ver, negócios online dão muito dinheiro…. Sim, e não. Queres avaliar que aspeto? Rendimentos brutos mensais? Sim, pode ser bastante lucrativo, mas não o suficiente para deixares de trabalhar. Mas se avaliares o tempo que tens de dedicar, vais achar o teu valor por hora muito mal pago! Temos de ter em conta que nem todos somos “Ronaldos”, ou seja, nem todos conseguimos pegar num pequeno negócio, seja online ou não, e transformar num império de milhões. É possível? Claro que sim, mas é com muito trabalho, dedicação, estudo e uma pitada de sorte à mistura!

Vantagens

Agora vamos ver outro aspeto, que para mim é uma mais valia enorme! Se o teu negócio é todo online, tu podes ir para onde quiseres! Podes viajar enquanto trabalhas, atender clientes, gerir o negócio, tudo, tudo enquanto estás onde bem te apetece estar. Há quem ache esta uma visão meia fantasiosa de se trabalhar online, mas a verdade é que não é! Comunidades de nómadas digitais aparecem todos os dias pelo mundo fora, criando o equilíbrio perfeito entre espaço de trabalho e de lazer. A noção em si de nómada digital está a ganhar força e espaços dedicados a este grupo de pessoas a ganhar cada vez mais adeptos, facilitando a que realmente possas tentar viver aquela vida de sonho entre “viajar e trabalhar”.

Outra vantagem grande do empreendedorismo digital, é que tu fazes os teus horários, para o bem e para o mal. Acabou-se o “tenho de tirar um dia de férias para poder ir resolver este problema ao banco, às finanças, ou o que for”, acabou-se a falta de tempo para poderes ir levar ou buscar filhos à escola, as possibilidades são imensas. Se naquela manhã não te apetecer trabalhar por algum motivo, ou porque querias ir tomar o pequeno almoço com alguém amigo que não vês à muito tempo, ou preferias ir ao ginásio, podes sempre compensar noutra altura.

Desvantagens

Agora, vem o grande senão de tudo o que falei acima. Ser empreendedor digital é muito giro, fazes os teus horários, trabalhas de onde queres, mas exige trabalho. E acima de tudo exige muita disciplina. Se não tens de dar cavaco a um chefe que não tu, mais depressa te tornas complacente, te desleixado. Facilmente entras no ritmo de “ah eu faço isso depois”, e quando dás por ti perdeste o controlo, tens imensas coisas penduradas, não sabes para onde te virar e começas a ver a tua vida a complicar bastante. Lembra-te, é difícil ter um negócio online, mas é muito fácil mandar tudo abaixo num abrir e fechar de olhos. Estás totalmente dependente de ti! E será que podes confiar em ti?

Portanto diz-me, assim por alto, achas que vale o esforço? Gostarias de começar o teu negócio online mas não sabes bem no que te adequas melhor? Marca uma consultoria hoje!