5 Erros de marketing digital que tens de parar de cometer JÁ! – Bárbara Bação

Se me segues activamente, ou apenas apareceste aqui hoje por acaso, a probabilidade deste artigo ser para ti é muito elevada. Se estás aqui, é porque tens vontade, ou já tens, um negócio online, uma marca, um produto, o que seja. E se estás aqui, já deves saber umas coisinhas sobre o mundo digital. Já pesquisaste antes, já leste muito. Mas sabes que mais? Tens muito mais para ler ainda! E hoje vou-te ajudar com mais um pouquinho da imensa informação que tens disponível online. Se estás aqui, mantém-te onde estás e vamos lá aprender!

Ora bem, Marketing Digital, certamente saberás o que é e como fazer. O Marketing digital é um mundo imenso, gigante. Há inúmeras estratégias diferentes, incontáveis formas de fazer uma boa estratégia de marketing e ninguém te poderá dizer que uma é melhor que a outra, simplesmente por o ser. As estratégias são todas diferentes, com resultados diferentes, que por si só não implica que sejam melhores ou piores.

Mas hoje não vou falar do que deves fazer, mas do que não deves fazer! As maneiras existentes para se fazer um bom marketing digital são várias, contudo, as maneiras de fazer asneiras repetem-se em todas as estratégias. E hoje vou abordar contigo os erros mais básicos que muitos cometem. Erros crassos e que podem resultar na “morte do artista”.

1 – Falta de Planeamento

Tudo na vida se repete. No marketing digital não é diferente! Antes de começares a fazer algo, tens de planear. Saber onde estás, para onde queres ir e como vais lá chegar. Sem planeamento não podes preparar-te para a viagem. Vais apanhar frio? Chuva? Calor? Terreno acidentado? Como é que te podes mandar sem te preparar? É mais de meio caminho andado para o fracasso. Portanto tem sempre em atenção ao planeamento. Pára para pensar, avaliar, planear e executar. E quando novas variáveis entrarem na equação, repete tudo de novo. O importante é haver sempre um plano para um objectivo. Faz um brainstorming de tudo o que é importante para teceres um bom plano e começa a delinear o mesmo!

2 – Mau conhecimento da Audiência

Se estás a começar um negócio online, seja ele qual for, tens de conhecer a quem o teu produto se destina. E atenção, não és tu que ditas o que a tua audiência quer, o teu produto pode e deve ser alterado para se adequar ao gosto da tua audiência. Só assim terás sucesso. E vamos lá ver, escolher e definir uma audiência não quer dizer que a conheces, apenas escolheste o teu sujeito de estudo.

Imagina que a tua audiência são jovens entre os 12 e os 16 anos, os adolescentes de hoje, o que sabes sobre eles? Saberás algo por que viveste a adolescência e há coisas em comum, sem dúvida. Mas sabes onde é que eles andam? Que espaços físicos e digitais frequentam? As pessoas que os influenciam? Que programas veêm e que jogos jogam? Este é um exemplo simples de como à partida podes achar que conheces a tua audiência, mas que poderás estar redondamente enganado. Portanto nunca suponhas que sabes sem conhecimento exato. Assume que nada sabes e que vais descobrir tudo do zero!

3 –Não dar importância a um Site / Blog

A malta pensa que marketing digital passa muito por fazer posts ou anúncios nas redes sociais e esperar pelos resultados que virão daí. Ainda há a ideia errada que é só ter um lay out bonito no instagram, algumas fotos giras, pagar para ter o conteúdo patrocinado a aparecer a mais gente e tá feito. E no meio disto tudo, esquecem-se completamente de construir fundações e bases para os seus projectos. Eu já falei várias vezes da importância de um blog, do quanto um blog pode ajudar-te no teu negócio e como o podes rentabilizar, portanto desta vez vou-te pedir para releres estes artigos e reavaliares a importância que dás a um blog/site!

4 – Não investir devidamente

Investir em marketing digital não quer dizer exclusivamente pagar pelos anúncios nas redes sociais. Há muitos aspectos que deves ter em conta, e tens de aceitar que não sabes tudo sobre tudo. Portanto tens de aprender, e muitas vezes essa informação é paga, porque saiu cara a alguém para a adquirir. Aprender sobre os mais diversos temas que afetam o marketing digital é importante. Como é importante teres o teu negócio organizado em todos os níveis, teres o teu site a funcionar devidamente, teres as tuas redes sociais consistentes e com um bom layout.

Por vezes sai-te mais barato contratares alguém que te organize as coisas, que te harmonize as o teu site, o teu blog, o teu insta, o que seja, do que o fazeres por ti e não teres resultados por isso mesmo. Não é vergonha nenhuma não ser expert na matéria. Cada um domina a sua área. Aquele que consegue juntar e organizar bons profissionais para formar um produto final de qualidade, é quem colhe os frutos no fim!

5 – Dedicar mais tempo na aquisição que na retenção

Tudo bem que o marketing digital e o marketing no geral serve para aumentar uma audiência, uma comunidade, etc. Mas é tão ou mais importante manteres essa comunidade que só te focares em aumentar. Já te disse que a nível de seguidores por exemplo, é melhor qualidade que quantidade, podes reler aqui sobre isso.

E para manteres a tua comunidade convém interagires com ela, continuar a fornecer conteúdo de valor, continuares a ser tu mesma. Não lhes tires a atenção só porque queres mais e mais. Lembra-te que é muito mais fácil venderes um produto a uma pessoa pela segunda vez que pela primeira. Assim a tua comunidade será mais fiel a ti e mais facilmente continuará a comprar os teus produtos, dá-lhes a devida importância!

Conclusão

Aqui falei-te de 5, mas há muitos mais erros que se podem cometer no mundo do marketing digital. Creio que se começares hoje a corrigir estes, irás notar uma diferença grande no teu negócio! E acredito vivamente que se queres melhorar ainda mais podes falar comigo, para avaliar o que poderás estar a fazer de menos bem e catapultar-te para onde queres ir!

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