Se tens uma página no Facebook para a tua marca ou negócio (se não tens, provavelmente precisas) e estás a preparar a tua estratégia de marketing na rede social, tens que estar a par destas estatísticas. “O que não é medido não é gerido” é um chavão, mas continua a fazer sentido até para uma estratégia no Facebook.
Utilizadores
O Facebook foi a primeira rede social a atingir mil milhões de utilizadores a nível global, mas não se ficou por aí. Já são quase três mil milhões (2,8 para ser mais preciso) e com uma utilização diária por 1,84 mil milhões de pessoas.
Em Portugal, o Facebook continua com uma penetração elevadíssima. 88% das pessoas que utilizam redes sociais a nível nacional também o utilizam, algo como 6,9 milhões de pessoas ou 67% da população portuguesa.
É também utilizada para descobrir novos produtos e para obterem informação. Nos EUA, 78% dos consumidores americanos descobriram produtos para comprarem através do Facebook. A nível global, 36% dos utilizadores recorrem à rede social como meio de informação.
Publicidade
Como uma das redes sociais mais utilizadas, é também onde mais dinheiro é aplicado em publicidade. Em 2020, o Facebook recebeu mais de 84 mil milhões de dólares em vendas de publicidade. Em todo o mundo, mais de 200 milhões de pequenos negócios utilizam as suas ferramentas para chegarem à sua audiência.
E os marketers simplesmente adoram utilizar o Facebook. 86% dos marketers dos EUA utilizam a rede social como meio de publicidade. Fácil de entender quando 6 em cada 10 americanos estão por lá. Mesmo que seja a rede onde há mais concorrência de outros negócios, é também a rede onde estão as pessoas. Ficar de fora é perder o comboio.
Audiência
A maior parte das pessoas que utilizam o Facebook são jovens adultos com menos de 35 anos. Contudo, em comparação com outras redes, estes utilizadores são mais velhos. O que não é mau, pois são pessoas que normalmente já terminaram os seus estudos, estão no mercado de trabalho e têm mais condições financeiras. Mas, como é claro, depende sempre de qual é a audiência do teu negócio.
Mais de 98% dos utilizadores da rede acedem através de dispositivos móveis e significa que tanto o conteúdo que apresentas, o teu site e anúncios têm que estar prontos para este tipo de ecrã. E em média cada pessoa despende 19 horas e meia por mês no Facebook, o que dá algo como 39 minutos diários. Se tinhas dúvidas quanto à necessidade em estar na rede, já sabes que as pessoas passam cá um bom período.
Conclusão
Com estas estatísticas, passas a conhecer melhor o Facebook, o porquê de ser tão utilizado e de teres que lá estar também, seja para crescer a tua página ou para fazer anúncios. Juntas as tuas métricas sobre a tua audiência e ficas com dados suficientes para construíres o futuro do teu marketing digital. Se estiveres com dificuldades em ser bem sucedido nas tuas estratégias, entra em contacto comigo e irei ajudar-te a entender o que corrigir para atingires o sucesso.