Ferramentas que te ajudam a ter ideias para posts do blog

Quando temos um blog é comum acontecer que, ao início, estamos cheios de ideias e de genica para escrever. O problema é que, à medida que o tempo vai passando, vamos sentindo que o tema se esgotou e a criatividade vai deixando de fluir tanto. Se isso se passa contigo não te precupes, não estás sozinha/o.

Já conto com mais de sete anos de blog (o Living In B’s Shoes) e, como podes imaginar, foram vários os momentos em que me aconteceu isso mesmo – ficar sem ideias para posts do blog. Foi então que percebi que teria de fazer algo para me inspirar rapidamente, ou poderia desmotivar e parar definitivamente com o blog.

Por isso, ao longo dos últimos anos tenho recorrido a um conjunto de ferramentas que ajuda a ter ideias para posts do blog, e isso fez com que nunca mais tivesse grandes paragens por falta de ideias ou originalidade.

Se te acontece o mesmo, continua a ler para descobrires todas estas ferramentas e as incluíres no dia-a-dia do teu blog.

Ferramentas que te ajudam a ter ideias para posts do blog

Hubspot Blog Topic Generator

Apesar de ser uma ferramenta que te dá respostas em inglês, permite-te aceder a dezenas e centenas de ideias na versão paga. Basta colocares até cinco keywords (expressões-chave ou palavras) e ele dá-te um mundo de opções. Na versão gratuita só tens cinco possibilidades, mas dá sempre para ires brincando um pouco.

Answer The Public

Neste site vais ter acesso às pesquisas reais que os utilizadores fazem no Google. Desta vez tens a possibilidade de filtrar pelo país e pela língua que queres usar, para te dar resultados ainda mais apurados. Mais uma vez, colocas a tua keyword (por exemplo, “sapatos rasos” se quisesses ideias para um artigo sobre isso) e surgem-te uma vasta opção de pesquisas reais sobre “sapatos rasos”.

Buzz Sumo

Esta é outra ferramenta muito intuitiva, que funciona melhor com pesquisas em inglês. Ela foca-se nos tópicos mais populares das últimas horas, semanas e meses.

Ubersuggest

Gosto muito desta ferramenta e já a usei inclusivamente na versão paga. Ela permite-te encontrar tópicos relacionados com a tua keyword e qual o seu potencial em termos de pesquisas.

Já utilizas alguma destas ferramentas? Que formas utilizas para nunca ficares sem ideias para o teu blog?

Comentar