Grupos de Interacção no Instagram (Instagram Pods) – O que são e como funcionam

Não é novidade para ninguém que o algoritmo do Instagram se tornou “cruel” para quem procura, de forma orgânica, levar o seu conteúdo a mais seguidores. Foram, então, criadas algumas estratégias para fazer frente ao algoritmo. Uma delas, que provavelmente já terás ouvido falar, são os grupos de interacção no Instagram, também chamados de Instagram Pod.

Existem em todo o mundo e são usados por milhares de utilizadores do Instagram. Mas o que são e como funcionam? É isso que te vou contar já a seguir!

O que é um grupo de interacção no Instagram / Instagram Pod

De forma muito sucinta, um Instagram Pod é um grupo de pessoas que se comprometem a fazer LIKE e comentar as publicações de todos os outros elementos do grupo de interacção, de forma a aumentar o engagement de cada um. Há Pods generalistas, que incluem elementos de todos os nichos, e há grupos de interacção focados num nicho. Por exemplo, há Pods apenas para maquilhadoras.

Como funcionam os grupos de interacção no Instagram / Instagram Pod

Cada grupo tem as suas próprias regras, muito embora seja comum solicitar que todos façam LIKE, SAVE e comentário (sempre relacionado com a publicação, e não o típico “que gira”). Outros grupos pedem apenas o LIKE e SAVE, deixando o comentário opcional.

A plataforma mais comum para a criação destes grupos de interacção no Instagram é, claro, o próprio Instagram. O responsável cria um grupo de conversação, na zona das mensagens privadas, onde coloca os membros que quer que façam parte. A partir do momento em que o grupo está criado, cada membro pode começar a anunciar que tem novas publicações, para que cada um dos outros elementos possa ir interagir.

O grupo de interacção que criei exclusivamente para os meus clientes de Consultoria encontra-se, por enquanto, e tem sido bastante prático para todos os elementos do Pod interagirem de forma mais rápida.

Outras plataformas comuns para a criação dos Instagram Pod, ou grupos de interacção no Instagram, são o Whatssap e o Telegram. Há quem anuncie a publicação nova com link para o perfil, outros com link directo para a publicação e outros até que colocam apenas o nome do usuário (no meu caso, seria apenas deixar uma mensagem dizendo “@barbarabacao”)

Quanto maior for o grupo de interacção no Instagram, maior o potencial engagement de cada publicação. No entanto, é frequente que, sobretudo em grupos maiores, alguns elementos simplesmente partilhem o seu post e não interajam com o dos outros.

Conclusão

De forma geral, os grupos de interacção no Instagram dão uma ajuda preciosa a aumentar o engagement, sobretudo das contas mais pequenas, mas é preciso que tenhas a noção que, apesar de tudo, não substituem o engagement autêntico dos teus seguidores. Em caso de teres um negócio, lembra-te que estes Pods, apesar de ajudarem a levar o teu conteúdo mais longe, não se traduz propriamente em clientes.

Comentar