Todos desejamos ter mais clientes para os nossos negócios. O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing permite atrair clientes através de conteúdo relevante e útil. Estes conteúdos têm como objetivo facilitar que os potenciais clientes encontrem o negócio e, simultaneamente, construir um forte relacionamento com a audiência.
Ao contrário do Outbound Marketing, pretende-se criar conteúdo útil e que seja pesquisado pelos potenciais clientes quando precisam, encontrando a marca ou um produto/serviço.
Inbound Marketing para iniciantes
As três etapas do Inbound Marketing:
1. Atrair
Atrair as pessoas certas para o negócio. Só assim os potenciais compradores saberão que o negócio existe e poderão comprar a solução que tens a oferecer.
SEO
A atração destes potenciais clientes é feita, essencialmente, através da criação de conteúdo. Aqui é muito importante criar conteúdo orientado para SEO, pois será mais fácil aparecer nas pesquisas dos motores de busca como, por exemplo, o Google. Podes saber mais sobre SEO neste artigo .
- Otimização das páginas
Outro aspecto importante é otimizar as páginas do teu website. Aqui deves ter em conta:
- Relevância: saber qual é o “porquê” por trás de uma pesquisa sobre o tema que estás a escrever
- Rigor: apresentar toda a informação que as pessoas esperam encontrar num artigo acerca do tópico
- Singularidade: Se a informação presente no teu artigo for a mesma de artigo de qualquer ranking dos resultados de pesquisa, ninguém vai ler
- Clareza: O texto deve ser claro e de fácil leitura.
- Criar links
Um dos 3 principais fatores de classificação no Google são os links presentes no teu artigo bem como no artigo de outro website que não o teu. Desta forma, o motor de busca verá o artigo como relevante e irá apresentá-lo nos primeiros lugares dos resultados da pesquisa.
VIDEO MARKETING
O conteúdo útil e relevante para o teu público-alvo, não precisa de ser apenas escrito. O segundo maior de motor de busca do mundo é o Youtube o que significa que podes e deves criar conteúdo também em vídeo.
- Encontrar temas de vídeo relevantes e pesquisáveis pelo público-alvo
Tal como no Google, a barra de pesquisa do Youtube permite-nos saber quais os temas mais pesquisados na plataforma. Basta digitares um tópico e aparecerão sugestões relacionadas daquilo que poderás estar à procura. Essas sugestões são as principais pesquisas feitas pelas pessoas sobre esse tema na plataforma, portanto significa que terás público interessado nesse conteúdo.
- Vídeos otimizados
Tens 30 segundos para captar a atenção da pessoa que escolheu assistir o teu vídeo. Se nestes segundos não houver nada que a faça querer continuar a ver o vídeo, abandonará o teu vídeo e passará para o próximo sobre o mesmo tema. Aqui, o meu conselho é: cria um roteiro do vídeo que queres construir e pensa: O que será interessante e útil para as pessoas que querem saber mais sobre este tópico? O que devo colocar nos primeiros 30 segundos para que tenham interesse em continuar a assistir o vídeo? Através deste pensamento conseguirás criar um vídeo conciso e interessante para quem assiste. E se achas que precisas de editar alguma parte do vídeo, não hesites. Podes editar todo o vídeo para quem fique mais apelativo e interessante.
PODCAST
Já falámos sobre texto e sobre vídeo. Falta apenas falar sobre o conteúdo em áudio, como é o exemplo de podcasts.
A. Encontrar temas de Podcast
Se queres criar um Podcast mas estás sem ideias de temas, podes começar por pesquisar no Google Podcasts sobre o teu nicho e analisar que tópicos têm abordado. Outra alternativa, é procurares especialistas que são referências na tua área e perceber os temas que têm surgido mais recentemente nos seus Podcasts ou nos Podcasts para os quais têm sido convidados
B. Ser convidado num Podcast
Uma excelente forma de dares a conhecer o teu trabalho e atraíres novas pessoas, é participando em Podcasts de especialistas na tua área ou de áreas complementares. Assim, conseguirás acesso à audiência desse Podcast já conhecido do público.
- Interação e Relacionamento
Neste ponto, é importante envolver e ajudar o potencial cliente na solução das dores e a alcançar os seus objetivos. Para isso é necessário apresentar insights e soluções que ajudam o teu potencial clientes a resolver os seus problemas.
E-MAIL MARKETING
A melhor maneira de continuar a envolver um potencial comprador é através do e-mail marketing. Os possíveis clientes podem estar em estágios diferentes: alguns estarão a descobrir que têm um problema, outros estarão já à procura de uma solução, mas podem levar algum tempo a decidir. Manter este contacto via e-mail marketing vai permitir que o cliente avance nestes estágios e, num dado momento, esteja decidido a comprar o produto ou serviço que tens a oferecer.
OFERTAS
Esta é uma excelente forma de um novo cliente conhecer um negócio, um produto ou serviço de uma marca. Ter acesso a algo de forma gratuita vai permitir construir confiança na marca se a experiência for positiva. Esta oferta pode ser também um período experimental para as pessoas verem como funciona e, se estiverem satisfeitas, irão continuar clientes do teu negócio e, desta vez, pagando o valor certo por isso.
CURSOS
Cursos, Masterclasses, Workshops… são várias formas dos potenciais clientes ganharem confiança ao conhecerem aquilo que necessitam de fazer. Ao terem estas “bases”, saberão como funcionará um produto ou serviço e terão confiança para comprar.
2. Encantar
Nesta etapa, o foco está em ajudar o cliente a alcançar o sucesso que deseja através do teu produto ou serviço, tentando sempre ir além das expectativas.
A venda não termina quando o cliente compra. É apenas o início. Se queres manter o cliente contigo, e que ele recomende o teu produto ou serviço a outras pessoas, tens de continuar a encantá-lo.
Se o teu produto ou serviço não entregar os resultados prometidos, nenhuma estratégia para encantar essa pessoa a fará feliz, porque o principal terá falhado. Portanto, garante que primeiro é cumprido o essencial e depois pensa numa das seguintes estratégias:
CHAT AO VIVO
Caso o cliente tenha alguma dúvida ou problema com o produto ou serviço, poderá recorrer a um Live Chat para tentar solucionar a situação no momento pois obtém resposta imediata. Esta rapidez no contacto com o cliente irá manter a sua frustração muito baixa, contribuindo para o encantamento do cliente.
TUTORIAIS
Criar tutoriais, seja em formato físico quer em formato digital, possibilita a educação contínua do nosso cliente. Caso ainda não saiba como realizar determinada função com um produto, o facto de ter um tutorial acessível para si trará felicidade. E por quê? Não terá de perder tempo à procura de como o fazer, por exemplo, no canal do Youtube de outros clientes, nem precisará de entrar em contacto com a empresa. Estando este tutorial facilmente alcançável, terá acesso à informação que necessita em segundos e fidedigna (pois é a própria marca que a disponibiliza) e pode continuar o que estava a fazer.
COMUNIDADE EXCLUSIVA
Já pensaste em criar uma comunidade exclusiva para clientes? Nesta comunidade, podem ter acesso a conteúdos exclusivos, novidades em primeira mão, interajuda, dar feedback e sugestões para um novo produto ou serviço, entre várias outras possibilidades. Basta teres imaginação! Todo este envolvimento VIP solidifica o relacionamento entre os clientes e o teu negócio, pois há comunicação bidirecional e o cliente sente-se parte da marca.
Estas são as bases do Inbound Marketing. Não necessitas de implementar todas estas etapas, apenas as que façam sentido para o teu negócio. Caso precises de ajuda com algum dos tópicos aqui mencionadas, basta enviares um email para ola@barbarabacao.pt ou contactar-me através do meu perfil de Instagram @barbarabacao.