Há poucas semanas falei sobre a chegada do Instagram Reels que, embora tivesse começado a ser introduzida aos poucos em outros países como Brasil, rapidamente chegou a Portugal. E, desde esse momento, têm sido vários os utilizadores e as marcas a renderem-se ao Instagram Reels, a versão do “TikTok” do Instagram.
Sempre que surge uma nova ferramenta do Instagram, sentimo-nos logo tentados a experimentá-la e a publicar conteúdos com ela. Mas convém que o façamos da melhor forma possível, sob pena de prejudicarmos a imagem profissional que temos tentado construir.
Hoje vou partilhar contigo algumas dicas de Instagram Reels para Empresas, e como podes usar esta ferramenta do Instagram para o teu negócio, incorporando-a na estratégia de marketing da tua empresa. Vamos a isso?
Instagram Reels para empresas: Como usar para vender o teu negócio
1 – Adiciona o Reels ao teu feed
Quando publicares um Instagram Reels no perfil da tua empresa, lembra-te de clicares na opção que o adiciona ao teu feed. Dessa forma, aumentas a exposição do teu conteúdo.
2 – Testa o tempo
Como tens tempo limitado no Instagram Reels, deves testar muito bem o texto/guião para saberes se consegues encaixar toda a informação naqueles breves segundos. Lembra-te também que os primeiros segundos são os mais importantes e, por isso, deves aproveitá-los para captar a atenção de quem o estiver a ver.
3 – Usa o temporizador
Com o temporizador, terás tempo para te preparares para o início da filmagem, dando um aspecto mais profissional ao teu vídeo (e poupando-te 1 ou 2 segundos para conteúdo e, hey, tempo é dinheiro!)
4 – Adiciona o Reels ao menu Explorar
O menu Explorar tem sido muito forte na descoberta de novos Reels, por isso não percas a oportunidade de levar o teu conteúdo ao maior número de utilizadores possíveis e, esperamos, de novos clientes!
5 – Adiciona texto
O texto na altura certa do Reels vai ajudar quem vê a reter a mensagem mais importante. O Reels tem a opção de introduzir texto apenas em determinado momento do vídeo, por isso aproveita para realçar a informação que considerares determinante (e também dá mais vida ao vídeo)
6 – Coloca uma imagem de capa
As imagens de capa do Instagram Reels têm a mesma dimensão que uma Story e, portanto, são muito fáceis de criar. No meu caso, crio-as no Canva para que, no feed do meu perfil, fiquem alinhadas com a imagem do meu negócio. E, claro, fica muito mais profissional do que se for um screenshot não editado do vídeo.
7 – Posta conteúdo de qualidade
Sim, eu sei que sou muito chata com este assunto, mas acredita que a qualidade dos conteúdos é o que faz com que tenham sucesso. Quando refiro qualidade, já sabes que me refiro à ligação entre a qualidade da imagem (neste caso, do vídeo), em conjunto com informação relevante e as hashtags certas. Só assim garantes a qualidade 360º necessária para os teus conteúdos.
8 – Aproveita conteúdo antigo
Nem todos os conteúdos que postares no Reels têm de ser novidade. Podes sempre aproveitar o Reels para ir buscar um artigo que colocaste no blog, um podcast, ou até outro conteúdo que criaste para as redes sociais, mas adaptado a este formato mais dinâmico.
BÓNUS: Ideias de Instagram Reels para o perfil da tua empresa
Cria conteúdo educacional
Aqui não estamos a falar de conteúdo de muita profundidade, ok? Em segundos podes partilhar dicas básicas sobre um determinado tema do teu negócio. No meu caso, por exemplo, com Marketing de Influência, posso criar Reels sobre:
- Como escolher Hashtags no Instagram
- Dicas de copywriting
- Erros a não cometer no Instagram
- Etc
O conteúdo educacional é útil para quem te segue e ajuda a construir a tua imagem enquanto autoridade em determinado assunto.
Reviews do teu produto / serviço
Queres mostrar que o teu produto ou serviço é bom e que os teus clientes o adoram? Usa-o para mostrar testemunhos ou até mesmo estudos de caso! Mais uma vez, podes ir buscar testemunhos que já tens no teu site ou nas tuas redes sociais e adaptar a este formato.
Mostrar os bastidores
Este tipo de conteúdos cria uma relação interessante entre a tua marca e o teu público-alvo. Se tiveres um negócio de moda, por exemplo, mostra os bastidores da escolha de tecidos, da criação dos desenhos, etc. É uma excelente ponte entre ti e os teus clientes, tornando o teu negócio mais humano e fazendo com que os teus clientes percebam melhor todo o processo e o que se passa por detrás das luzes da ribalta.
A história da tua empresa
Estás a ver aquela página SOBRE MIM do teu site que está parada há bastante tempo? Pois bem, podes trazê-la para o Reels e dar-lhe uma nova vida, dando a conhecer aos teus seguidores do Instagram a história do teu negócio. Torna-a interessante e sexy, com uma história dinâmica na qual seja fácil um cliente ou potencial cliente se identificar.
Conclusão
O Instagram Reels para empresas vai ser uma excelente ajuda para potenciar negócios e torná-los mais humanos aos olhos dos seus clientes e potenciais clientes. Usa-o com sabedoria e terás um retorno incrível!