O Instagram está a testar a possibilidade de esconder Stories dos usuários, mostrando apenas, de forma automática, as três primeiras Stories de cada usuário. Isso vai trazer mudanças para a forma como usamos as Stories mas, afinal, o que é que esta mudança traz de bom e de mau para quem usa o Instagram de forma profissional?
Anda tudo meio que em alvoroço devido à (pseudo) novidade que o Instagram só vai mostrar os três primeiros Stories de cada usuário. Oh Meu Deus, o Instagram a dificultar a vida de quem vive de Instagram outra vez. Mas será mesmo assim?
No que consiste a mudança nas Stories
Em mostrar apenas as três primeiras Stories de cada usuário de forma “automática”. Se quisermos ver as restantes, aparece a possibilidade de “ver tudo”. Ou seja, os seguidores têm que, manualmente, tomar uma acção se quiserem ver o nosso restante conteúdo. Simples mas vai dar muitas dores de cabeça – aliás, já está a dar!
Trata-se, ainda, de um período de testes. Esta actualização aparece apenas a um grupo restrito de pessoas e ainda não é oficial que venha a ser assim definitivamente. No entanto, vale a pena reflectir sobre o impacto que pode vir a ter.
Aspectos positivos
Vamos passar a ver mais Stories de mais pessoas. Uma vez que só passa, automaticamente, 3 Stories de cada usuário, dará oportunidade para vermos Stories de mais e mais usuários – aqueles que o algoritmo não nos mostrava tanto. Por isso, tu própria terás vantagem nisso, perante aqueles seguidores que não costumavam ver as tuas Stories. Com esta alteração, tens mais oportunidades de te reaproximares deles.
Só vai clicar em “mostrar tudo” quem realmente tiver interesse no teu conteúdo, o que te vai permitir conhecer ainda melhor a tua audiência. Já sabes que, quem passar da terceira Story, é um verdadeiro fã e sedento do teu conteúdo. E, claro, também consegues avaliar melhor o conteúdo que converte e que prende a atenção dos teus seguidores.
Outra vantagem é que vai obrigar-te a seres ainda mais intencional e estratégica no teu conteúdo, se quiseres prender a atenção dos teus seguidores nas Stories. Talvez deixemos de ver tantas Stories aleatórias e sem propósito, para passarmos a ver mais conteúdo de qualidade.
Aspectos negativos
Se os teus seguidores não seleccionarem, manualmente, a opção “mostrar tudo”, não vão ver as restantes Stories.
Quem publicar só por publicar, sem intencionalidade e estratégia, poderá ver o seu alcance nas Stories cair a pique, e deixar de chegar às pessoas que chegava anteriormente ?
Sim, no fundo vem daí mais trabalho estratégico, mas que te vai obrigar a elevar a fasquia e a trabalhar ainda melhor. Afinal, sem oposição não há evolução, e esta mudança, se se vier a concretizar (e quando se concretizar, visto que não há planos de lançamento oficiais ainda), vai forçar-nos a todos a repensar a forma como usamos as Stories e a sermos ainda mais perspicazes.
Conclusão
Apesar de a Meta ainda não ter confirmado se vai avançar com esta alteração efetivamente, nem para quando poderíamos contar com esta alteração, podemos concluir que Existirá sempre novos desafios no Instagram e outras redes sociais, motivo pelo qual devemos procurar sempre estar a par das novidades e perceber como tirar partido delas.
O objectivo tem de ser sempre entregar melhor e melhor conteúdo, e aqui vai obrigar-nos a repensar as três primeiras Stories para que sejam ainda mais poderosas, o que será um desafio interessante.
E, claro, também nos leva a pensar que, cada vez mais, devemos ter alternativas seguras como o nosso site/blog e a nossa base de dados/email marketing, onde ninguém mete o bedelho.